quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PUBLICAÇÕES - Parte 8 - Revista BRUSQUE ONTEM

Durante 6 anos o município de Brusque-SC teve o privilégio de distribuir entre os alunos da rede pública de ensino cerca de setenta mil gibis divertidos e informativos, ensinando a respeito dos fatos do passado que compuseram a história desta cidade. Todas estas informações já se encontram em livros... imensos e pouco atraentes, são úteis somente quando a escola obriga a pesquisar neles. Mas as revistinhas tem um apelo visual e de entretenimento que incentiva toda a sua leitura, deixando novos conhecimentos em seus leitores.

Tudo começou no início de 2010, quando a então Secretária Municipal de Educação Gleusa Fischer fez um comentário desafiador ao autor da revista CARTUM: "Por que você não faz um CARTUM sobre Brusque, por ocasião dos seus 150 anos?". Não precisou dizer duas vezes... no dia seguinte eu me reuni com o professor Robson Gallassini (in memoriam), para expor a idéia da revista e, como ele já trabalhava neste assunto para outros veículos, definimos naquela mesma tarde todos os 25 tópicos que seriam abordados na Revista do SESQUICENTENÁRIO, que saiu em agosto daquele ano.


A Revista do SESQUICENTENÁRIO rendeu frutos: o então prefeito de Gaspar Celso Zuchi conheceu a publicação e solicitou um material semelhante falando sobre o município de Gaspar. Como o Robson também dava aulas em Gaspar, facilitaram-se as pesquisas e, em 2011 vieram ao mundo 2 volumes da Revista GASPAR ONTEM.


Em seu interior, 20 capítulos da história deste município, que teve seu projeto de colonização iniciado já em 1835. Em Brusque, por exemplo, só iniciou em 1860.


... E não parou por aí. Na sequência, foi lançado o primeiro volume da revista BRUSQUE ONTEM, que trazia os 10 momentos marcantes da epopeia dos imigrantes alemães que chegaram ao Vale do Itajaí Mirim pela primeira vez.

Leia a Revista BRUSQUE ONTEM Volume V, acessando o link abaixo:



A Revista BRUSQUE ONTEM veio ajudar a preencher uma lacuna pedagógica referente à completa ausência de materiais didáticos de uso prático, sobre a história local. Seguiram-se 16 gloriosos volumes, tratando de quase 200 temas históricos do município de BRUSQUE.
Também foi publicada uma edição da Revista "Brincando e Aprendendo", ensinando a História de Brusque para uma faixa etária de até 5 anos. 


As histórias em quadrinhos eram protagonizadas pelo casal de imigrantes alemães FRITZ e FRIDA, os quais tinham aparições em diversas décadas diferentes, sem apresentar sinais de envelhecimento, pois na verdade eles representavam (de uma maneira divertida) toda a presença germânica ao longo do tempo em Brusque.
Seus filhos eram: Franz e Herta. Seus amigos: Heinz (alemão), Giuseppe e Luigi (Italianos), Estanislau (polonês), Flecha Ligeira e Barriga Redonda (índios Xokleng).
Todos estes personagens contracenavam com as figuras históricas brusquenses como: o Barão de Schneeburg, Carl Renaux, Pedro Werner, João Bauer, Edgar Von Buettner, Padre Raulino, e tantos outros que contribuíram para que Brusque pudesse ser este importante pólo econômico e industrial hoje em dia.

Havendo o patrocínio necessário, a Revista Brusque Ontem voltará a ser produzida, algum dia.



No total, até agosto de 2017, já foram publicadas 20 edições didáticas falando da história local;



Se todas as revistas fossem colocadas lado a lado, formariam um "livrão" com 520 páginas!!!



Somadas as tiragens de todas as edições, resulta em um total de 74.000 exemplares, distribuídos gratuitamente;



Foram apresentadas ao público leitor, neste período, 187 histórias em quadrinhos diferentes, abordando diversos temas relativos à história local em suas páginas.

Abaixo, a capa do décimo sexto e último, até aqui, volume da Revista BRUSQUE ONTEM, publicado no final de 2015.


Em breve, na nona parte da série PUBLICAÇÕES, estaremos fazendo uma SOMA GERAL de todas as publicações desenvolvidas pela CARTUM para ver o tamanho da brincadeira que já foi criada até aqui..

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 1 - Revista CARTUM, clique aqui: https://revistascartum.blogspot.com.br/2017/08/publicacoes-parte-1-revista-cartum.html

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 2 - Cartilha CARTUM, clique aqui: 
https://revistascartum.blogspot.com.br/2017/08/publicacoes-parte-2-cartilha-cartum.html

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 3 - Especiais CARTUM, clique aqui:
http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/09/publicacoes-parte-3-especiais-cartum.html

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 4 - Catálogo CARTUM, clique aqui:

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 5 - Caderno de Ofertas CARTUM, clique aqui:

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 6 - Quadrinhos de BRUSQUE, clique aqui:

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 7 - Revista LEITOR VIP, clique aqui:

Revista CARTUM GASPAR nº 09

  Quem está completando CINCO ANOS de vida é a publicação CARTUM GASPAR.  Apesar de possuir uma quantidade tímida de publicações, seu conteú...