terça-feira, 5 de setembro de 2017

PUBLICAÇÕES - Parte 4 - Catálogo CARTUM

COMO SURGIU O CATÁLOGO CARTUM ??

Um belo dia, em 2003 eu tinha acabado de vender um anúncio publicitário para uma oficina de auto elétrica na revista Cartum tradicional, e parei pra tomar um café na casa de um amigo, em outro bairro, mais distante. Foi lá que, durante o cafezinho, precisei ajudar a empurrar o carro de um outro amigo que não pegava, e não teve jeito... empurramos um quilômetro e não pegou. Pensei naquela auto elétrica que ficou cliente, mas ficava lá do outro lado da cidade. Aí, naquela hora de descanso, ofegante e encostado no carro, em questão de segundos eu tive um insight: melhor seria para esta auto elétrica, se a revista fosse mais direcionada... então surgiu no pensamento a possibilidade de realizar uma nova publicação, direcionada aos motoristas com piadas sobre trânsito e uma relação de oficinas específicas em todos os bairros de Brusque. O objetivo era que, onde quer que o meu carro enguiçasse, eu teria o contato de uma oficina especializada mais próxima, para facilitar o próprio deslocamento do mecânico.
 
 
Então, nasceu o CATÁLOGO CARTUM "Automóvel", o guia para todo motorista ter no porta luvas do seu carro... com opções diversas, espalhadas pela cidade, de auto elétricas, auto centers, mecânicas especializadas, latoaria e pintura, auto peças, enfim... era um guia bastante útil num tempo em que a pesquisa no google ainda não era tão difundida...

 
No ano seguinte, outra idéia genial... só não me lembro o que eu estava fazendo dessa vez. Repetir o sistema do Catálogo de Automóvel, abordando outro segmento comercial....hum... com certeza foi numa hora em que eu estava com muita fome. Nesta noite foi pra panela, quero dizer, pro caderno o planejamento referente à criação do primeiro catálogo de Gastronomia de Brusque.
 
 
Também oriundo de um tempo em que não se tinha o hábito de buscar contatos via internet...era só tendo o telefone fixo mesmo...(porque celular era mais caro), o Catálogo CARTUM de Gastronomia, disponibilizava piadas sobre comida, fome, lanche e tudo o mais o que fosse comestível. Também trazia um guia de opções gastronômicas.

 
 Trazia a divulgação dos principais destinos para os brusquenses famintos, com as opções de tele entrega que existiam naquela época... Bares e restaurantes, pizzarias e lanchonetes, panificadoras e confeitarias... estava tudo ali.
Os quadrinhos deste guia não poderiam ter outro protagonista, senão o nosso herói glutão, o Gordo de Oliveira.


No total, foram publicadas...

6 edições do Catálogo CARTUM, sendo 3 de Automóvel e 3 de Gastronomia;

Se todos os catálogos fossem colocadas lado a lado, formariam uma listona com 96 páginas!!!



Somadas as tiragens de todas as edições, resulta em um total de 17.500 exemplares, distribuídos gratuitamente;


Foram apresentadas ao público leitor, neste período, 36 histórias em quadrinhos diferentes, além de inúmeras charges e 16 tirinhas, em suas páginas.
 
 
Em breve, na quinta parte da série PUBLICAÇÕES, estaremos fazendo um levantamento do Caderno de Ofertas CARTUM.

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 1 - Revista CARTUM, clique aqui: https://revistascartum.blogspot.com.br/2017/08/publicacoes-parte-1-revista-cartum.html

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 2 - Cartilha CARTUM, clique aqui:
http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/08/publicacoes-parte-2-cartilha-cartum.html

Para ver: PUBLICAÇÕES - Parte 3 - Especiais CARTUM, clique aqui:
http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/09/publicacoes-parte-3-especiais-cartum.html


Nenhum comentário:

Revista CARTUM GASPAR nº 09

  Quem está completando CINCO ANOS de vida é a publicação CARTUM GASPAR.  Apesar de possuir uma quantidade tímida de publicações, seu conteú...