sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Notícias de Vicente Só - Edição nº 70 - A Trajetória das Histórias em Quadrinhos em Brusque.

 Na noite de 06 de dezembro ocorreu, no Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, o lançamento da septuagésima edição do anuário "Notícias de Vicente Só" - Edição nº 70, de 2023, a qual apresenta, entre outras atrações um artigo de oito páginas, publicado pelo autor das revistas CARTUM, Aldo Maes dos Anjos.

O tema este ano é a Trajetória das Histórias em Quadrinhos na cidade de Brusque, apresentando cinco grandes artistas que já tiveram sua obra presente em nossa cidade em outros tempos.


A seguir, a íntegra do texto que foi impresso no livro e seus links virtuais disponíveis por QR Codes:


Título: A Trajetória das Histórias em Quadrinhos em Brusque.

Autor: Aldo Maes dos Anjos.

1)      Minha Relação com os Quadrinhos

 


As histórias em quadrinhos são uma manifestação cultural que envolve três expressões artísticas: tem a literatura, presente nos diálogos e no próprio enredo; o traço e as cores representando as artes plásticas; e é feito em uma arte sequencial que lembra um storyboard de cinema (sequência de quadrinhos com desenhos que descrevem a cena que será representada pelos atores).

Eu me chamo Aldo Maes dos Anjos e sou escritor, desenhista e editor da revista de histórias em quadrinhos “CARTUM INTERATIVA”, a qual é publicada e distribuída gratuitamente na cidade de Brusque – SC e região, desde junho de 2001.

O triplo objetivo desta publicação é estimular a leitura entre os cidadãos brusquenses, divertir estes leitores e aumentar os seus conhecimentos com o artifício do humor sadio. Até dezembro de 2022 já haviam sido lançadas 357 edições diferentes.

As histórias em quadrinhos fazem parte da minha vida. Eu me alfabetizei aos 3 anos de idade, antes mesmo de ir para o jardim de infância, através da leitura diária de gibis feita pela minha mãe, a Dona Yêda, antes de me fazer dormir. Ela tinha uma respeitável coleção, com revistinhas da Turma da Mônica, Disney, Luluzinha, Recruta Zero, etc. Antes de me deitar, eu sempre escolhia qual seria a leitura da vez.

Nesta coleção, haviam as revistas preferidas, as quais eu pedia para minha mãe ler repetidas vezes. Então acabei decorando as falas destes diálogos e, quando ela ia ler outra vez a mesma história, eu ouvia a voz da minha mãe pronunciando as palavras, já devidamente memorizadas, enquanto observava a sequência de letras impressas nos balões. Isso fez com que eu aprendesse os fonemas precocemente. Assim, comecei a ler tudo que apareciam na minha frente, nas estampas, cartazes, marcas de carro, etc.

Comecei a desenhar quadrinhos autorais aos 4 anos de idade e tenho até hoje vasto material produzido entre os meus 9 e 14 anos de idade. Os desenhos eram toscos e infantis mas foram se aprimorando visivelmente devido à prática constante de alguém que gosta muito do que está fazendo.

SAIBA MAIS sobre o Autor das Revistas CARTUM, Aldo Maes dos Anjos, acessando o link abaixo: 

https://historialocalvicenteso.blogspot.com/2022/12/aldo-maes-dos-anjos-autor-da-revista.html

 


2)      Quadrinhos Inesquecíveis em Brusque

Com certeza muita gente desenhou histórias em quadrinhos na cidade de Brusque. Mas entre o que eu conheci, o que eu ouvi falar e o que li a respeito, posso destacar cinco grandes desenhistas de histórias em quadrinhos que tiveram sua obra presente em solo brusquense. (Peço desculpas aos quadrinhistas que por descuido não tenham sido citados). São eles:






a)      Domingos Fossari – Este múltiplo artista (de Itaqui RS–1914 /1987) desempenhava as funções de caricaturista, desenhista, chargista, pintor e aquarelista. Desenhou a maior obra científica em botânica de SC, catalogando espécies de bromélias da Mata Atlântica, contendo mais de 120 ilustrações, em aquarela sobre bico-de-pena.

SAIBA MAIS sobre Domingos Fossari, acessando o link abaixo:

 https://historialocalvicenteso.blogspot.com/2022/12/domingos-fossari.html



b)      Adauto Celso Sambaquy -  Gaúcho, nascido em Caxias do Sul em 09 de outubro de 1936. Em Brusque, publicou quadrinhos no Jornal "O Município" e também no periódico alternativo "Cogumelo Atômico".

SAIBA MAIS sobre Adauto Celso Sambaquy, acessando o link abaixo:

https://historialocalvicenteso.blogspot.com/2022/12/adauto-celso-sambaquy.html



c)       Paulo Stocker – Artista plástico, cartunista e muralista brusquense, nascido em 1965. Uma das maiores referências artísticas da Rua Augusta, na região central de São Paulo onde a cultura fervilha por todos os poros.

SAIBA MAIS sobre Paulo Stocker, acessando o link abaixo:

 https://historialocalvicenteso.blogspot.com/2022/12/paulo-stocker.html




d)      Henri Schütze – A obra deste timboense esteve presente na cidade nos anos 1980 e 90, através do personagem Pinote, que era publicado no Jornal "O Município", numa época em que só tinha edições às sextas-feiras, com impresso tipográfico realizado no bairro Santa Rita, e todas as páginas eram em P&B.

SAIBA MAIS sobre Henri Schütze, acessando o link abaixo:

 https://historialocalvicenteso.blogspot.com/2022/12/henri-schutze.html

e)      Ed Carlos – O talentoso traço deste santista já é bem conhecido no Vale do Itajaí Mirim, através de suas tiras e charges muito inspiradas, publicadas no Jornal "O Município" desde 2009.

SAIBA MAIS sobre Ed Carlos, acessando o link abaixo:

https://historialocalvicenteso.blogspot.com/2022/12/ed-carlos.html



3)      O Início da Revista CARTUM

Desde a minha infância, o sonho de uma publicação autoral de histórias em quadrinhos sempre me acompanhou. Fui acumulando ideias e desenhos descompromissados no decorrer da vida até que, em outubro de 2000 nasceu o meu primeiro filho, Igor, sendo ele o motivo maior de iniciar o projeto da revista.

Em maio de 2001, peguei quinze dias de férias no meu emprego, que já estavam acumuladas há dois anos. Só que, em vez de descansar, fui vender publicidade para lançar a primeira revistinha, que já se encontrava desenhada. O começo não foi muito fácil: foi o encontro de um vendedor tímido com clientes desconfiados. Quem acabou patrocinando as primeiras edições foram os empresários que eu havia atendido nos empregos que tive entre 1996 e 2001, os quais já me conheciam e tinham alguma confiança em mim. Nesse período, a revista ainda era trimestral. Em 2005, a Cartum ficou mais conhecida e passou a ser bimestral, tornando-se mensal a partir de 2007, quando passou a publicar heroicamente nove edições anuais. O titubeante projeto virou uma realidade, devido à teimosia do seu autor e à presença de apoiadores com sensibilidade mais apurada, que perceberam a importância cultural de iniciativas como essa e encontraram o valor existente nas páginas da revistinha brusquense.

Depois disso, a cidade de Brusque experimentou um rotineiro rodízio de capas coloridas sobre os balcões de dezenas de comércios em todos os bairros da cidade, evidenciando que havia um artista atuante e persistente, incentivando o hábito de uma leitura diferenciada, bem-humorada e informativa, a qual vem evoluindo com o decorrer das edições durante mais de duas décadas.

A revista Cartum foi desenvolvida para ser desfrutada por todos, por ser uma literatura bem-intencionada, realizada por uma intuição inexplicável e um prazer em exercer esta função, é uma expressão artística de caráter universal que só visa transmitir o que é bom e abrir sorrisos em um mar de gente carrancuda.

CONHEÇA A linha do tempo da Revista CARTUM, acessando o QR Code ao lado: 

 https://historialocalvicenteso.blogspot.com/2022/12/linha-do-tempo-da-cartum-interativa.html

 

 

4)      22 Anos de Atividade Ininterrupta

 

Em 21 anos e meio, até dezembro de 2022, foram produzidas 357 publicações diferentes, somando no total, 8522 páginas, contendo 966 histórias em quadrinhos e 765 tirinhas. Foram distribuídos ao todo 911.600 exemplares durante este período, para os leitores desfrutarem gratuitamente. Os números impressionam e a evolução da qualidade é nítida.

Para desenvolver este imenso conteúdo e disponibilizar tanta leitura para os leitores, são necessárias 3 inspirações básicas. A primeira é para escrever o conteúdo: definir o tema que será abordado, fazer um pequeno estudo a respeito em diversas fontes, passar para o papel todas as ideias que me surgem a respeito e, com isso, construir o roteiro.

 Tendo o enredo em mãos, começo a buscar a segunda inspiração que é visual. Começo riscando o papel, fazendo os limites de cada quadrinho, escrevo os diálogos e contorno as letras com os balões para, no espaço que resta, soltar a imaginação e realizar a imagem que vai ilustrar cada cena, fornecendo ao leitor as dicas que vão traduzir os sentimentos e a situação que cada personagem vai estar vivenciando. O objetivo é fazer o leitor sentir a temperatura do ambiente da história, o cheiro de cada ambiente, o gosto, a emoção presente em cada cena, de acordo com a sua capacidade de se envolver com a leitura. E divertir muito em cada rabisco.

Enfim, a terceira e fundamental inspiração que deve estar presente a cada obra desenvolvida é de natureza financeira: de que maneira esta publicação virá ao mundo. Os custos estão cada vez mais descontrolados e a captação de recursos não é tão simples assim. É preciso estar se renovando a cada temporada, buscando ideias que viabilizem cada projeto. Cada publicação possui um sistema de patrocínio diferenciado. O importante é que todos os envolvidos saiam beneficiados no final, inclusive o leitor.

 

CONFIRA um balanço dos 22 anos de atividade da Revista CARTUM, acessando o QR Code ao lado:

 https://historialocalvicenteso.blogspot.com/2022/12/balanco-de-22-anos-de-atividade.html

 

 

5)      Seis Motivos para ler a Revista CARTUM:

a)      INCENTIVO À LEITURA:

A Revista CARTUM, por ser gratuita, fácil de encontrar e pelo conteúdo que lhe é peculiar, pode ser considerada uma excelente ferramenta de fomentação desta prática tão saudável quanto necessária para a humanidade. Quem lê com frequência se expressa melhor, pois tem mais facilidade em encontrar as palavras certas que traduzem os seus pensamentos do que as pessoas que não leem. Quem lê com frequência é um pouco mais culto e informado.

b)      ACRÉSCIMO DE CONHECIMENTOS:

Já foram publicadas dezenas de cartilhas temáticas, sobre assuntos diversos, traduzindo linguagens técnicas em diálogos informais, facilitando a sua compreensão e estimulando o aprendizado por parte dos leitores!! Só o tema da história regional já rendeu até aqui cerca de 250 histórias em quadrinhos em mais de 800 páginas.

c)       BENEFÍCIOS À SAÚDE

Cada pensamento que passa pela nossa cabeça, mesmo que por um segundo, mobiliza a produção de determinados hormônios, os quais são injetados em nossa corrente sanguínea e espalhados por todo o nosso organismo, gerando consequências irreversíveis nos trilhões de células que compõem o nosso corpo. Um desses hormônios é a SEROTONINA, que está presente nos momentos felizes, proporcionando uma longevidade saudável e é produzida por um simples sorriso! Não basta fazer dieta para afastar as doenças, também é preciso cultivar o BOM HUMOR!!

d)      AMPLIAÇÃO DO MUNDO INDIVIDUAL

A gente sabe aquilo que aprendeu. A gente memorizou o que leu, ouviu ou absorveu de alguma forma dentro dos cenários que a vida nos apresentou. O que eu ainda não li, eu nunca saberei. Talvez nessa vida nunca irei refletir a respeito de um tema que estaria em um livro que eu nunca cheguei a abrir, sendo este tema possivelmente a chave de alguma solução importante de um dilema que jamais será decifrado. Vale muito a pena ler.

e)      COMBATE AO USO ABUSIVO DE TECNOLOGIAS

O que eu pretendo com as revistas em quadrinhos não é apenas garantir a sobrevivência da minha família, mas proporcionar leitura física para crianças e jovens que estão crescendo hipnotizados por uma tela que os aprisiona e muitas vezes os impede de pensar. A ÚNICA SAÍDA é proporcionar a LEITURA FÍSICA, para que se torne um hábito saudável, assim como a boa alimentação e a prática dos esportes.

f)        APOIO CULTURAL A UM ARTISTA LOCAL

Quem está lendo, assinando ou patrocinando a revista CARTUM, está fazendo muito mais que ocupar o seu tempo ocioso: está valorizando uma manifestação cultural original e autêntica, fruto do trabalho artesanal de um esforçado artista local, e possibilitando a sua própria existência.

SAIBA MAIS sobre os 6 motivos, acessando o QR Code ao lado:

 https://historialocalvicenteso.blogspot.com/2022/12/6-motivos-para-ler-cartum.html



6)      Revista CARTUM atualmente e suas perspectivas

Passaram-se mais de duas décadas e a Revista CARTUM atravessou gerações na cidade de Brusque e região, representando a nona arte nesta cidade, com uma intensa produção. Seu conteúdo autoral se mantém atual, e proporciona um entretenimento saudável para leitores de todas as idades.

Para mim, desenhar quadrinhos é mais do que uma profissão exótica que garantiu o sustento da minha família por tanto tempo. É claro que não sou o artista mais “top”, bem longe disso. Mas com certeza, com esforço e dedicação, junto com a minha equipe, desenvolvemos entretenimento inédito, e também traduzimos pesquisas técnicas sobre diversos temas para uma linguagem divertida e cativante, a qual vai dar luz sobre algum tema, que possivelmente o leitor possa nunca antes ter ouvido falar, mas que agora já vai saber um pouco a respeito.

Só nos resta agradecer do fundo da alma, a todos os parceiros que já nos apoiaram até aqui: patrocinadores, assinantes, apoiadores de crowdfunding, curtidores de redes sociais e leitores em geral. Que o Nosso Bom Deus possa abençoar e proteger a todos que nos apoiam e desejam o bem alheio.




 

Nenhum comentário:

Elenco do BRUSCÃO para a Série B 2024 - Zagueiros.

  ZAGUEIROS Wallace Reis 26/12/1987,  Conceição de Coité BA Chegou em 2022. Ianson Acosta Soares 15/07/1995,  Caxias do Sul RS Chegou em 201...