sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Revista CARTUM nº 137

Quem está quase chegando é a primeira edição da Revista CARTUM INTERATIVA em 2.020. A centésima trigésima sétima Revista vai trazer o seguinte conteúdo...

 Na história principal... "UM PLANETA EVOLUÍDO", nossos heróis são convidados a conhecer a galáxia de Andrômeda, para aproveitar o último dia de férias do Tavinho.

Imagine um lugar com areia branca, um cristalino mar laranja com montanhas azuis, céu lilás e nuvens rosa. Este é o habitat dos amigos alienígenas. Qual será o desfecho desta aventura?
No QR CODE, o VOCABULÁRIO com o significado de algumas palavras difíceis presentes nos diálogos.










 Dois temas serão recordados no segmento BRUSQUE ONTEM. No QR CODE estão os textos com os resumos das pesquisas feitas por historiadores.

Imagine alguém que em sua vida foi advogado, deputado estadual no RS e duas vezes Deputado Federal (eleito em um dos mandatos pela província do AM), governador de dois estados diferentes: SC e PA, conselheiro do Imperador Dom Pedro II, Coronel do Exército Brasileiro (e com medalha de honra por seus feitos), e além disso Ministro da Guerra e da Marinha. Todos esses cargos e atividades foram exercidos por "FRANCISCO CARLOS DE ARAÚJO BRUSQUE" (24/05/1822 – 23/09/1886), personagem homenageado com o nome do município brusquense.



 Em 1910, a ESTÁTUA JOANA é instalada em uma pequena praça construída na frente da casa de Carlos Renaux. Por isso, ela fica popularmente conhecida como "Joana", nome da esposa do Cônsul. Em 1913, depois da instalação de energia elétrica em Brusque, sua lâmpada passa a se iluminar através de eletricidade.


A PIADA CLÁSSICA desta edição resgatou uma famosa piada de português: "O NÚMERO CERTO". No QR CODE, outra piada de lambuja.



Na história final, "DECIFRANDO SÍMBOLOS IMPRESSOS", os familiares do Dagoberto tentam convencê-lo da importância da leitura de livros mas para ele, os atrativos virtuais são mais interessantes.


A Revista CARTUM 137 apresenta ainda as seguintes atrações:
APRENDA INGLÊS DANDO RISADA (Dagoberto na faculdade). E no QR CODE, mais 5 piadinhas para traduzir;

CARTUM INTERATIVA (texto sobre o advento dos QR CODES). No QR CODE, texto sobre a IMPORTÂNCIA DA LEITURA;

TRÂNSITO MAIS SEGURO (Dicas para pedestres, parte 1);

CAÇA PALAVRAS (e os maiores campeões do Campeonato Catarinense de futebol). No QR CODE, a lista do ano em que cada clube catarinense foi campeão ou vice do estadual;

DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 de março, a data para lembrarmos da preservação dos nossos recursos hídricos). No QR CODE, a explicação desta data e, de lambuja, todos os dias comemorativos do mês de março.

TIRINHAS (uma inédita e mais seis no Vale a Pena Rir de Novo). No QR CODE, outras 5 tirinhas.

A Revista CARTUM Nº 137 será entregue a todos os assinantes, em um envelope contendo também um exemplar da Revista LEITOR VIP nº 60 e um adesivo divertido a partir do dia 25 de Fevereiro. A todos uma agradável e bem humorada leitura e não esqueça de checar todos os QR CODES!!

Para ver o conteúdo da LEITOR VIP 60,acesse o link abaixo:

http://revistascartum.blogspot.com/2020/02/revista-leitor-vip-n-60.html

Para fazer a sua assinatura anual, acesse o link abaixo:

http://revistascartum.blogspot.com/2016/11/promocao-de-natal-da-cartum.html

Nenhum comentário:

Elenco do BRUSCÃO para a Série B 2024 - Goleiros e Técnico.

  GOLEIROS Matheus Nogueira da Silva 08/08/1986,  Taboão da Serra SP Chegou em 2023. Georgemy Gonçalves 15/08/1995,  Americana SP Chegou em ...