terça-feira, 30 de junho de 2020

As 5 Etapas do Processo Criativo dos Quadrinhos da CARTUM

Quem vê uma página da Revista CARTUM prontinha, impressa, nas palmas das suas mãos e ao alcance da sua visão, talvez nem imagine todo o processo que foi necessário para resultar naquela imagem composta por algumas cenas em um trecho da história.

ETAPA nº 01: ROTEIRO.

O roteiro da história é desenvolvido da seguinte maneira: imagina-se o tema, reúnem-se situações a serem abordadas referentes a este tema e uma trama é escrita com começo, meio e fim.



ETAPA nº 02: ESBOÇO

Minha opção é iniciar pelos requadros, textos e balões, para garantir que o espaço da leitura não fique muito esprimido. Depois todos os desenhos são riscados a lápis. Neste rascunho posso apagar e refazer os desenhos que ficaram desproporcionais ou ruins.



ETAPA 3: DESENHO 

Definido o esboço a lápis, é riscado todo o traçado dos personagens, cenário e detalhes com nanquim 0,1; 0,2 e 0,3. Em seguido todos os risquinhos a lápis do esboço são apagados.





ETAPA 4: ARTE FINAL.

Nesta etapa são feitos os contornos nos desenhos com canetas mais grossas como 0,5 e 0,6, preenchidos alguns detalhes de relevo e sombreamento com a 0,1 e por último o preenchimento das áreas escuras com a 0.8. E assim terminamos a arte manual.




ETAPA 5: COLORAÇÃO.

Ma sequência, a página é scanneada e colorida no Photoshop, detalhe por detalhe, sem deixar nenhum pedacinho em branco.


PÁGINA PRONTA

Este é o resultado de todas as etapas anteriores feitas com dedicação e paciência. Bóra começar a página seguinte!!!

Nenhum comentário:

Dia Nacional do Livro Infantil