sexta-feira, 7 de junho de 2019

AS ORIGENS DOS TEMAS HISTÓRICOS SOBRE BRUSQUE.


A trilogia de livros sobre a história de Brusque que está sendo realizada já é um sonho antigo, que iniciou há nove anos atrás, no projeto de execução da Revista do SESQUICENTENÁRIO, comemorativa aos 150 anos da história de Brusque-SC.



Tudo começou no início de 2010, em um encontro casual com a então Secretária de Educação do Município de Brusque, Sra. Gleusa Fischer, onde em meio a conversa ela sugeriu: "Por que você não faz um Cartum sobre Brusque pra lançar nesses 150 anos?" Desafio entregue e desafio aceito. A ideia de desenhar quadrinhos contando passagens históricas já me acompanhava há vários anos.


A ideia era lançar uma revistinha que apresentasse os 25 fatos mais marcantes de toda a história de Brusque. Para iniciar a empreitada procurei o Professor Marlus Niebuhr para uma conversa, por ser uma referência em história local. Ele aprovou a ideia, porém, avaliou que seu tempo estava reduzido devido a várias atividades simultâneas que lhe impossibilitavam de assumir este projeto. Mas indicou o jovem professor Robson Gallassini, o qual era muito interessado nessa área e já desenvolvia na época um vasto material sobre o assunto. 



Já no primeiro encontro com o Robson, a conversa foi longe. Ele curtiu muito a ideia pois ele era um professor que gostava de ensinar divertindo e eu era um cartunista que apreciava divertir ensinando. As idéias foram longe e um dos planos mais ambiciosos seria reunir tudo o que fosse produzido em um livro no final. Então saiu em 4 de agosto de 2010 a Revista do Sesquicentenário, a qual foi distribuída para a rede de ensino municipal e para os assinantes e parceiros da revista CARTUM!!


Na sequência, em 2011 a ideia foi oferecida com sucesso para o então prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, que encomendou dois volumes de um material semelhante para contar a história desta cidade. Saíram naquele ano as revistas Gaspar Ontem, volumes I e II.
Ainda em 2011 a ideia de continuidade foi sugerida e aprovada pela Secretaria Municipal de Educação de Brusque, para abordar outros temas desta forma. Na época houve muitos relatos de professores encantados com a capacidade dos quadrinhos em facilitar a assimilação das informações ali contidas.




Então, em 2011 saíram as revistas Brusque Ontem volumes I ao IV, apresentando temas aleatórios de épocas diversas da história desta cidade. No ano seguinte, em 2012, o projeto foi renovado com 3 novos volumes V ao VII. Porém, alguns dias antes do lançamento do volume V, o professor Robson Gallassini nos deixou prematuramente e fez a passagem para o plano espiritual deixando um legado grandioso com um livro lançado em Brusque, o álbum de figurinhas e a coletânea de imagens do Jornal O Município, um livro para a cidade de Gaspar e as 8 revistinhas produzidas até então. 



Depois desse balanço, quem assumiu as pesquisas para o volume VI foi o ex-professor do Robson, o historiador Marlus Niebuhr. A partir do Volume VII, Marlus passou a dividir as pesquisas com o ex-colega de faculdade do Robson, o professor Carlos Eduardo Michel. Ambos historiadores amigos por quem o Robson tinha muito apreço. A partir do volume VIII, em 2013, outros historiadores foram convidados para participar do projeto.



Nos anos seguintes foram lançados mais 9 volumes chegando ao XVI, em 2015, quando o projeto foi encerrado. Ao longo de 6 anos foram abordados mais de 150 temas contando a história de Brusque sem compromisso com uma sequencia de datas, mas apresentando os temas de forma aleatória. 
Em 2017 surgiu a idéia de organizar todos os temas em ordem cronológica dos acontecimentos, ano após ano, formando assim uma "novelinha" com os fatos que foram se sucedendo em terras brusquenses.



E assim foram projetados os 3 volumes que formarão esta trilogia. O primeiro deles já existe. Lançado em JANEIRO de 2018, "COLONIZAÇÃO DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM", contando o período entre 1840 e 1875.

Atualmente está sendo realizada uma campanha para arrecadar recursos para o segundo livro: "VILA DE SÃO LUIZ GONZAGA" que vai trazer o período de 1860 a 1930. Para o ano que vem, pretende-se completar a trilogia com o último livro que será intitulado "MUNICÍPIO DE BRUSQUE SC" e deve trazer os principais registros históricos de 1930 até os dias atuais, apresentando também muitas situações contemporâneas.

Seja você também um apoiador desta obra literária, estampe o seu nome nela e receba o seu kit de RECOMPENSA!!

Confira como fazer para apoiar este projeto:

https://revistascartum.blogspot.com/2019/04/como-apoiar-o-projeto-do-novo-livro.html?fbclid=IwAR29AsnZG8TqsTTBkEPylK0x_ci5s11eGTJ6p2Rwp1aMXwiAvv-EQ8eCLqohttps://revistascartum.blogspot.com/2019/04/como-apoiar-o-projeto-do-novo-livro.html?fbclid=IwAR29AsnZG8TqsTTBkEPylK0x_ci5s11eGTJ6p2Rwp1aMXwiAvv-EQ8eCLqo


Confira os temas presentes neste volume, acessando o link abaixo:
https://revistascartum.blogspot.com/2019/02/temas-abordados-no-segundo-livro-sobre.html
Confira as faixas de recompensas para os apoiadores, acessando o link abaixo:
https://revistascartum.blogspot.com/2019/01/recompensas-do-novo-projeto.html
Veja como será a trilogia completa:
https://revistascartum.blogspot.com/2019/04/trilogia-sobre-historia-de-brusque.html
E aqui abaixo, temos o link que apresenta o ORÇAMENTO para realizar este livro:
https://revistascartum.blogspot.com/2019/02/orcamento-para-concretizar-o-novo.html

Nenhum comentário:

Museu das Histórias em Quadrinhos

  Você sabia que existe um museu dedicado aos quadrinhos na Bélgica? Descubra o fascinante mundo dos HQs no Centre Belge de la Bande Dessi...