sexta-feira, 12 de abril de 2019

Revista CARTUM nº 129

Quem vem surgindo no horizonte é a edição 129 da Revista CARTUM. O tema desta edição é a origem da mobilidade mecânica, na HISTÓRIA DA CIÊNCIA Parte 3.





Será apresentado uma micro-biografia de 3 grandes inventores, apresentando aspectos sobre as suas vidas e demonstrando o grande benefício que estes senhores deixaram para a humanidade.







Primeiro, na história "UM BRASILEIRO MEIO AÉREO", apresentando o brasileiro Alberto SANTOS DUMONT, o Pai da Aviação, o qual fez o famoso vôo com o 14-Bis em 1906, em Paris. Os norte americanos irmãos Wright reivindicam esse título, mas só voaram publicamente em 1908. 



Em seguida, o inventor homenageado na história "PROGRESSO A TODO VAPOR" será o matemático e engenheiro escocês JAMES WATT (1736 – 1819). Dentre as várias contribuições dele para a ciência está o condensador, que tornava as máquinas a vapor economicamente viáveis, atraindo assim investidores que passaram a construir essas máquinas em larga escala em um período conhecido por Revolução Industrial.


Fechando esta edição genial, encontraremos o visionário incompreendido HENRY FORD, criador do primeiro automóvel e da sua produção em escala industrial, na história "PROLIFERANDO AUTOMÓVEIS".


No setor BRUSQUE ONTEM, uma homenagem ao principal guardião da história local: Ayres Gevaerd – (09/03/1912 – 08/12/1992¬), o qual foi uma pessoa extraordinária e iluminada. Além de sua atividade na área da relojoaria e joalheria, consagrou-se como o mais importante historiador brusquense, convicto de que um povo só tem futuro se conhecer o seu passado. 


Também teremos os tradicionais segmentos:

APRENDA INGLÊS DANDO RISADA (e as utilidades da tecnologia);
DA ONDE VEM AS IDÉIAS? - Parte 2 (e a busca das idéias);

CUIDADOS BÁSICOS COM O SEU VEÍCULO (amortecedor);
CAÇA PALAVRAS (20 cidades mais populosas de SC);
TIRINHA inédita

Os assinantes vão receber o seu exemplar da revista CARTUM 129, junto com um exemplar da revista LEITOR VIP º 55 e um adesivo divertido a partir do dia 15 de abril!!

Veja como fazer a sua assinatura anual no link abaixo:



Confira as atrações da Revista LEITOR VIP nº 55 no link abaixo:


Nenhum comentário:

Elenco do BRUSCÃO para a Série B 2024 - Laterais.

  LATERAIS  Cristovam Roberto Ribeiro da Silva 25/07/1990,  Feira de Santana BA Chegou em 2024. Ronei Gebing 22/02/1998,  Três Passos RS Che...