Os artigos, sobre temas variados, foram assinados por: Aldo Maes dos Anjos, Alessandra Hodecker Dietrich, Juarês Aumond, Celso Deucher, Edevilson Cugiki, Aloisius Lauth, Rosemari Glatz, Emilia Rosenbrock, Saulo Adami, Luciana Pasa Tomasi, Elivelton Reichert, Julie Francine Ricardo, Francisco Daniel Imhof, Maria do Carmo Ramos Krieger e Jorge Paulo Krieger Filho.
O autor das Revistas CARTUM, Aldo Maes dos Anjos, participa desta antologia com o artigo "Pioneirismo Brusquense", lembrando de sete acontecimentos em que a cidade de Brusque foi precursora em algum assunto, a nível estadual e nacional.
São citados 7 temas nos quais Brusque foi precursora a nível estadual ou a nível nacional:
Assim como a capital grega, Atenas, foi o palco da primeira Olimpíada, em 1896, e a capital uruguaia Montevidéu sediou a primeira Copa do Mundo, em 1930, muitas outras cidades foram precursoras em algum assunto. A cidade catarinense de Brusque pode se orgulhar de sete acontecimentos nos quais foi pioneira na sua realização:
em 1866 ergueu a primeira Sociedade de Caça e Tiro da América Latina;
em 1892 viu surgir a primeira indústria têxtil catarinense;
em 1913 fundou o primeiro clube de futebol catarinense;
em 1947 fabricou a primeira geladeira em solo brasileiro;
em 1960 foi palco da primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina;
em 1996 botou pra funcionar a primeira urna eletrônica do planeta e mais tarde,
em 2001 lançou a primeira revista em quadrinhos que apresenta os fatos históricos de sua cidade e a utiliza como cenário das histórias.
Tal índole inovadora se deve ao espírito desbravador e empreendedor que sempre existiu em sua gente, desde os primórdios da Colônia Itajahy-Brusque.
Agradeço pela honrosa oportunidade de contribuir novamente com este importante anuário. No que depender de mim, estarei sempre colaborando. Até a próxima edição!!




Nenhum comentário:
Postar um comentário