quinta-feira, 20 de junho de 2024

Lançamento da Primeira Edição da Revista CARTUM

 

Início da Revista CARTUM

Foi com a chegada do meu filho Igor que decidi dar início ao antigo projeto de uma publicação em quadrinhos, com patrocinadores nas bordas das páginas e distribuição gratuita das revistas, para gerar uma receita extra que auxiliasse na economia doméstica nesta fase da minha vida.

Durante a sua gestação, em 2001, desenhei incansavelmente até definir a galeria de personagens precursores da revista, os quais iriam protagonizar as primeiras histórias. Desenhei as primeiras edições nas madrugadas, pois trabalhava durante o dia e vendia as publicidades utilizando minhas férias vencidas. Pude realizar as 3 primeiras edições dessa maneira


A Primeira Edição

Foram 6 meses trabalhando no meu emprego durante o dia, para garantir o sustento, e desenhando durante a noite. Selecionei algumas histórias e as melhores ideias que pude armazenar nos últimos anos, aprimorei essas ideias, meditei incansavelmente para obter novas ideias que foram se acumulando até gestar a primeira edição da Revista CARTUM!

A princípio era apenas uma revista de piadas, politicamente corretas, sem palavrões ou outras ofensas, sem a presença de armas de fogo, mas sempre com algum tema reflexivo, que levasse o leitor a pensar a respeito e se conscientizar um pouco mais a respeito.

Porém, não havia um direcionamento para o público infantil, tendo em seu conteúdo alguns temas mais intelectualizados. A princípio, a revista CARTUM era apenas uma revista de piadas sem restrições de público. 

Foi com o passar do tempo, que percebi a imensa penetração social que a revista tinha, atingindo pessoas de todas as idades, dentro das residências que aumentou minha preocupação com relação à mensagem que a revista carrega.

E assim, dessa maneira, pude lapidar o contexto impresso nas páginas da CARTUM, para que esta mensagem se tornasse útil e proveitosa, no sentido de fortalecer as virtudes e os bons costumes em nossa sociedade, até onde eu pudesse atingir, além de leve e divertida, para poder ser desfrutada também pelas crianças.


Para realizar as vendas das publicidades nas três primeiras edições, administrei minhas férias acumuladas no meu serviço, naquela época.

Para a quarta edição eu já não dispunha de férias para utilizar e tive que sair da empresa para seguir com a revista, que ainda era trimestral. Na sequencia passei a trabalhar de garçon a noite, para poder tocar a revista durante o dia. Foi assim na quarta e quinta edições.


Foi aí que recebi a visita do Rubens Aviz, então presidente do CEAB (Clube de Engenheiros e Arquitetos de Brusque), o qual idealizou o que viria a ser a primeira Cartilha CARTUM, transmitindo uma informação técnica em linguagem simples, através das histórias em quadrinhos, abordando um conjunto de leis públicas intitulado "Estatuto da Cidade".

Logo, abracei totalmente a causa literária e começamos a ampliar as publicações. Então dali pra frente foram publicadas anualmente 4 revistas cartum e mais 4 cartilhas cartum, abordando novos temas de relevância social. Foi assim que me desvinculei dos empregos simultâneos e passei a me dedicar integralmente à arte.





Aos 47 anos, somando 22 deles na produção literária.


Em breve publicaremos uma nova história relembrando GRANDES e divertidos MOMENTOS que valem a pena ser registrados e compartilhados, na existência da Revista CARTUM INTERATIVA.

Aguarde!

Nenhum comentário:

CHARGES DE CAPAS MEMORÁVEIS - Parte 8: "Gastronomia".

  Chegamos então à OITAVA parte desta série de CAPAS MEMORÁVEIS, comemorando os 23 anos da Revista CARTUM.  O tema da vez agora é a GASTRONO...