domingo, 12 de novembro de 2023

CRÔNICA: Pensando e Acontecendo

Por: Aldo Maes dos Anjos (autor da Revista CARTUM INTERATIVA)

 Os seres humanos, mesmo sem sequer se dar conta disso, são dotados de incríveis super poderes, que o tornam capazes de transformar o ambiente ao seu redor e sua própria vida.

O simples ato de pensar, parece ser uma coisa tão corriqueira, que nem percebemos a importância que existe na triagem mental que deve ocorrer a todo instante, separando o joio do trigo, dentro do nosso acervo de lembranças.




Passamos o dia inteiro pensando, desde a hora que despertamos de manhã, até a hora de apagar outra vez no travesseiro, não paramos de pensar nem por meio minuto. São milhões de pensamentos, passando desgovernados pela nossa cachopa pensante a todo instante. Pensamentos de todos os tipos possíveis e imagináveis povoam a nossa mente, e sem a nossa permissão, por vezes se fixam na tela principal do nosso cérebro e ficamos martelando sobre esse assunto, sofrendo com amarguras, mágoas ou muita raiva mesmo. Trata-se de um desperdício de super poderes.

Enquanto estamos ali encasquetados, pensando coisas absurdas e desperdiçando a nossa energia mental, poderíamos estar empregando ela em alguma coisa útil. O verdadeiro vencedor é aquele que domina sua mente e mantém a sua vida sob controle: livre das tretas, amando o próximo como a si mesmo e agindo de forma coerente, não importa a circunstância.

Não é tarefa fácil segurar as rédeas do pensamento e selecionar o canal mental que se quer assistir. Somos guiados pelos nossos sentimentos, que são verdadeiros cavalos xucros e que precisam ser domesticados com urgência e muita sabedoria.


Mas uma coisa é certa: se mantivermos o nosso pensamento focado naquilo que é bom, alegre e saudável, e conseguirmos resistir às influências que nos levam a desvirtuar este pensamento harmonioso, teremos mais confiança para moldar o mundo ao nosso redor conforme idealizamos, de maneira clara e coerente, sem se auto sabotar com pensamentos negativos ou limitantes.

Este é o ying e o yang que disputam espaço em nossa mente. Não podemos dar espaço para os sentimentos inferiores que nos retém na nossa caminhada, e cada um de nós sabe muito bem com quais sentimentos invasores está lidando neste momento. Desapegue destes sentimentos, fortalecendo o seu sentimento oposto. Como diria São Francisco de Assis, "Onde houver ódio que eu leve ao amor!". 

Agindo assim, 24 horas por dia, sete dias por semana, estaremos livres dos pensamentos invasores e mais propensos a realizar a magia de criar um mundo novo ao nosso redor. "Seja feita a Vossa Vontade, assim na Terra, como no Céu". Se é a vontade soberana Divina que vai prevalecer, então vamos nos alinhar a ela, pensando apenas o que for amável, útil e construtivo. Nunca mais iremos perder tempo com picuinhas, pois cada segundo em nossa vida é sagrado demais, e vale muito a pena elevar o nível do nosso pensamento pelo maior tempo que pudermos. E então a magia de criar o conforto e a abundância estará presente em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Quarto envelope de 2024

  Durante essa semana, os assinantes da Revista CARTUM vão se deparar com um novo "pacotinho da alegria" em suas caixas de correio...