sexta-feira, 25 de agosto de 2023

OFICINA DE CARICATURAS no Colégio Nova Brasilia


Entre 21 e 25 de agosto foi realizada a "Semana da Inclusão" nas escolas municipais de Brusque e fui convidado pela Prô Cintia, do colégio Nova Brasilia, no bairro de mesmo nome, para realizar uma série de oficinas de Caricatura na terça feira 22, envolvendo cerca de 350 crianças de 6 a 11 anos.



CARICATURA
CARICATURA é o desenho de alguém, feito de forma exagerada, fazendo ENORME aquilo que a pessoa tiver de mais saliente no rosto, e MINÚSCULO o que a pessoa tiver de pequeno.



Cada um de nós possui feições únicas. com exceção dos irmãos gêmeos que estavam lá, ninguém de nós tem características exatamente iguais às nossas. Todos nós temos algo mais ou menos protuberante  em nosso corpo do que a maioria. NINGUÉM É PERFEITO. Por isso foi ressaltado a importância de tornar a atividade uma brincadeira, respeitando o colega e evitando o bullying.
EU MESMO, se fosse para me desenhar, por exemplo, começaria pela imensa testa que eu tenho, o que faz com que me identifiquem a longas distâncias. Depois o meu nariz de batata e os dentes separados seriam os detalhes mais ressaltados do desenho.




A OFICINA
Foram 6 oficinas ao longo do dia, envolvendo uma média de 60 crianças em cada turma. Todos sentaram-se de frente para outro colega, sendo que cada dupla desenharia o amigo à sua frente, seguindo as orientações do coach, que fui eu.
A atividade proposta foi realizar caricaturas em poucos traços simples e rápidos, somente do rosto, para poder cumprir os horários estabelecidos e poder finalizar os trabalhos.



O fundamental era observar e memorizar. Olhava-se por 5 segundos para o rosto do amigo e desenhava o delineado do rosto. Depois mais uma olhada para fazer os olhos e sombrancelhas, na altura proporcional à testa e às bochechas de cada um. Depois orelhas, nariz e boca. Colocar o cabelo, mechas, rabo de cavalo ou cóquis. Finalizando com os detalhes aleatórios: brincos, lacinho, sinais, etc.



O RESULTADO
O resultado superou a expectativa:TODOS SE SAÍRAM MUITO BEM. Alguns desenhos ficaram muito excelentes, nem dava pra acreditar que algumas caricaturas foram feitas por crianças de 6, 8 anos, sendo que alguns já se mostravam desenhistas natos e outros que nunca tinham tentado desenhar um rosto antes... Teria pelos menos uns 20 artistas que se saíram tão bem, que se forem devidamente lapidados podem evoluir de forma surpreendente. Até crianças com deficiência maior participaram e se divertiram muito com a brincadeira.
Foi tanta gente que não consigo me lembrar dos nomes de nenhum deles mas com certeza nunca esquecerei do acolhimento que tive e da boa energia de alegria e respeito que havia na escola.


AGRADECIMENTOS
Agradeço por esta inesquecível oportunidade ao diretor da escola Alexandre, aos coordenadores Claudemir e Cris, e às professoras que auxiliaram todo o processo: Cintia, Rafa e as demais. Todos também foram devidamente caricaturizados por mim, ao longo daquele dia.
Até a próxima!!



Nenhum comentário:

Quarto envelope de 2024

  Durante essa semana, os assinantes da Revista CARTUM vão se deparar com um novo "pacotinho da alegria" em suas caixas de correio...