quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Distribuição da primeira edição da CARTUM GASPAR !!

A Revista brusquense CARTUM expande suas fronteiras e agora tem também uma publicação similar no município vizinho de Gaspar. 


A princípio ela será semestral, com a intenção de no futuro reduzir a sua periodicidade, conforme for ganhando freguesia. 
São 3000 exemplares que serão distribuídos em mais de 80 pontos comerciais de Gaspar e um pouco ainda vai para Brusque e Ilhota, trazendo quadrinhos de humor e transmitindo conhecimentos históricos, geográficos e políticos para os leitores que fizerem um bom uso da revista.


Serão apresentados 7 temas sobre as origens do município de Gaspar. Todos os sete temas possuem:
1)      Uma história em quadrinhos divertida a respeito do assunto;
2)      Um resumo das pesquisas históricas;
3)      Um conteúdo ampliado em ambiente virtual acessado por Código QR.
A primeira edição da Revista CARTUM GASPAR vai apresentar os seguintes temas:

“OS HABITANTES DA FLORESTA” – Falando sobre os índios Xokleng, os quais habitavam a região de Gaspar antes da chegada dos primeiros imigrantes.

“AVENTUREIROS A PROCURA DE OURO” – Contando o motivo que trouxe os primeiros desbravadores a ocupar o Vale do Rio Itajaí-Açu.


“OS PRIMEIROS COLONIZADORES” – Em 1835 teve início um projeto de colonização da região de Gaspar, aprovado pelo Governo da Província de Santa Catarina.




 “A CHEGADA DA TROPA DE PEDESTRES” – Primeiros conflitos armados entre índios e brancos, um grupo acusando ao outro de estarem invadindo as suas terras.


“NOS TEMPOS DA MADEIRA” – A madeira colhida em Gaspar, era transportada pelo rio Itajaí-Açu até o porto de Itajaí.


“OS ENGENHOS DO VALE” – Os primeiros povoadores de Gaspar produziam diversos produtos, os quais eram 
comercializados na região e até exportados para outros estados.


“A GRANDE FAZENDA FLORES” – No início do povoamento de Gaspar existia uma grande fazenda que pertenceu a José Henrique Flores.


O segundo volume da revista CARTUM GASPAR está previsto para a metade do primeiro semestre de 2020, e vai trazer os seguintes temas:

“Dr. Blumenau e Sua Colônia”;
“A Freguesia de São Pedro Apóstolo”;
“Chegam os Italianos”;
“Italianos No Barracão”;
“Navegando no Itajaí-Açu”;
“O Mundo das Vendas”;
Contos Gasparenses: 
1) "O Mistério de Mr.Brown”;
2) "O Conto do Tanoeiro”.
Brasão, Bandeira e Hino de Gaspar-SC



Gratidão a todos os APOIADORES que puderam fazer parte desta primeira edição da Revista CARTUM GASPAR que promete trazer muita diversão e conhecimentos aos lares gasparenses!
Grande abraço e boa leitura a todos!!

Os assinantes da Revista CARTUM vão receber o seu exemplar da CARTUM GASPAR em dezembro, junto com a Revista CARTUM nº 136 e um kit de Natal!!

Nenhum comentário: