segunda-feira, 8 de maio de 2017

DE ONDE VEM AS IDÉIAS - Parte 5 Final

Finalizando esta sequência de 5 capítulos, que tinha como objetivo tentar explicar DE ONDE VEM AS IDÉIAS para os argumentos e roteiros presentes nas Revistas CARTUM, apresentamos agora o quinto e último capítulo:

Capítulo 5 - DISTRIBUIÇÃO DO TEXTO.

RETROSPECTIVA DOS CAPÍTULOS ANTERIORES:
Já escolhemos o gênero de literatura, tipo de narrativa, um tema a desenvolver, assuntos técnicos a respeito devidamente pesquisados e situações pitorescas devidamente imaginadas, agora chegou a hora de escrever O ROTEIRO EM SI!!

MONTAGEM DO ESQUELETO
É a hora mais difícil, a meu ver, pois, dentro de todas as situações que foram imaginadas, (seguindo as recomendações do capítulo 4), será escolhido apenas uma linha de raciocíno e as demais opções serão descartadas, a princípio.
Esta linha de raciocínio deve conter um INÍCIO ( que deixe bem claro COMO, ONDE e PORQUE tudo está acontecendo, QUAIS os principais personagens envolvidos, onde estão e quais são as suas intenções); MEIO (com todo o desenrolar da trama, idas e vindas, que levarão o leitor a uma conclusão final) e FIM (um desfecho inimaginável, a solução de um mistério, uma piada engraçada, uma moral da história ou, quem sabe, tudo isso junto. Um final interessante é o maior responsável pelo aumento da freguesia de leitores.)
É nesta fase que se define quantas páginas vai ter a história, e quantos quadrinhos vai ter cada página, de acordo com o volume de informações e textos que irão ocupá-los.


Então é hora de botar a imaginação pra trabalhar: no começo é meio difícil, às vezes tem que fazê-la pegar “no tranco”, mas com o tempo ela vai se soltando para costurar a tal “colcha de retalhos” com tudo o que foi anotado nas pesquisas feitas, nas situações imaginadas e no que já havia sido anotado no “caderno de anotar ideias”. 
Basta mentalizar fixamente o tema escolhido e criar uma SEQUENCIA DE FATOS que seja original, coerente e interessante. Vá anotando tudo o que lhe ocorrer à mente, da maneira como for imaginando. Reflita sobre as possibilidades e defina as situações que irão ocupar cada página da história. Por último, releia tudo modificando o que não tenha ficado bom. Revise o texto, corrigindo erros e alterando as partes ruins e... está pronto o seu roteiro!

  Você pode distribuir o seu roteiro nos quadrinhos da HQ da seguinte forma: 
PÁGINA 1, QUADRINHO 1: O Zé (feliz da vida) encontra o João (cabisbaixo e soturno) e diz: "Bonito dia, não?" - E o João (desanimado) responde: "Eu acho que vai chover!”  
PÁGINA 1, QUADRINHO 2: Ouve-se uma trovoada, Zé e João aparecem mudos e assustados.
PÁGINA 1, QUADRINHO 3: Zé e João correndo para abrigar-se da chuva iminente, Zé diz indignado: "Você e sua grande boca, João...”. 
PÁGINA 1, QUADRINHO 4: ...
 Também procure ter cada página esboçada com as demarcações que irão ocupar os quadrinhos dentro da página e os balões dentro dos quadrinhos!!

Agir assim até concluir o texto, dentro dos parâmetros que haviam sido estipulados. Depois é só apontar bem o lápis e começar a desenhar! Mas aí já é tema para outros 5 capítulos...

De qualquer maneira, utilizando ou não os recursos contidos nestes capítulos, procure caprichar bastante e faça com que o seu leitor tenha a certeza de que valeu a pena ter desperdiçado alguns minutos da sua vida folheando páginas para ler o fruto do seu esforço! 





BORA PRODUZIR UM TEXTO, ENTÃO!!


Para ler o capítulo 1: Primeiras Providências, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-1.html

Para ler o capítulo 2: Caderno de Anotar Idéias, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-2.html

Para ler o capítulo 3: Busca de Elementos, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-3.html


Para ler o capítulo 4: Cinco Requisitos, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/05/de-onde-vem-as-ideias-parte-4.html




Nenhum comentário: