terça-feira, 2 de maio de 2017

DE ONDE VÊM AS IDÉIAS - Parte 4


Para se escrever bons roteiros , crônicas, contos, redações ou textos em geral, são necessários que se cumpram 5 requisitos!!

Capítulo 4: OS CINCO REQUISITOS.


Às vezes quero muito escrever algo mas a idéia não se apresenta. Em outras ocasiões, estou entretido com afazeres cotidianos e surgem idéias brilhantes altamente aproveitáveis. 

A verdade é essa: Não existe “hora de escrever”! Não somos nós quem decidimos isso. Ela se apresenta em algum momento que a nossa mente estiver relaxada e atenta, com o foco no momento presente. Quem conseguir direcionar sua mente dessa maneira intencionalmente está de parabéns. A mim e aos outros meros mortais só nos resta ANOTAR AS IDÉIAS em algum papel quando eu me encontrar no momento presente e ao chegar em casa, transportá-la para o caderno de anotar idéias, de onde seguirá rumo ao seu destino final: a página da revistinha! 

Esta técnica também pode ser usada para escrever redações, canções ou textos em geral! Quem sabe você não cria um Best seller? Não custa tentar!!

Enfim chegou a tão esperada hora de escrever uma história em quadrinhos. Em primeiro lugar, precisa-se de uma lâmpada acesa na cabeça: a IDÉIA ORIGINAL, com todo o seu desenrolar ao longo da trama! Confira como funciona a gestação de uma ideia:

Para imaginar situações, deve-se viajar com a mente: sentar confortavelmente numa poltrona ou almofada, afastar objetos que possam distrair sua atenção e direcionar o pensamento somente em direção do tema proposto. Naturalmente irão surgindo as ideias, as quais deverão ser anotadas em um rascunho ou no tal “caderno de anotar ideias”, mesmo as que a princípio pareçam ridículas mas que na sequência possam vir a ser aproveitadas. Tenha paciência: mesmo que demore um pouco, podemos encher uma folha de caderno ou mais em poucos minutos de persistência!



O desenvolvimento do roteiro fluirá com mais facilidade, desde que se cumpram 5 requisitos básicos:

1)            Estar com a mente tranqüila e relaxada, esquecer preocupações e esvaziar a mente de qualquer pensamento senão o tema a ser desenhado. Em caso de tensão ou stress, desacelerar a mente momentos antes com uma intensa meditação, ou leitura de um bom livro ou música relaxante.




2)            Estar bem relaxado, num ambiente agradável, arejado e confortável o suficiente para sentir-se a vontade (estar relaxado não é ficar despenteado, com a roupa suja e sem tomar banho, mas estar livre de tensões). Afastar objetos que possam tirar a concentração (foto da namorada, boletim da escola cheio de nota baixa, etc.). Deixar o material necessário sempre à mão e reservar espaço físico suficiente para movimentar os braços.

3)            Em estado de total desprendimento, com o foco naquele tema proposto para ser abordado neste roteiro, simplesmente acolha as idéias que forem chegando. Aos poucos vá anotando tudo o que passar pela sua cabeça: imagens, situações, frases, menções... quanto mais detalhes, melhor. Tudo pode vir a ter alguma utilidade no objetivo final.
OBS: este exercício torna-se mais fácil para quem lê com frequência.



4)            Após algum tempo reunindo todos os dados que foram possíveis obter, a meta agora é organizar os dados disponíveis e montar uma trama. Seria como costurar uma COLCHA DE RETALHOS. Utilizando as informações que você anotou e mantendo o foco no assunto em questão, procure imaginar uma situação com COMEÇO (onde deve ficar bem claro de qual assunto estamos falando, quais os principais personagens envolvidos e suas características mais importantes), MEIO (com todos o desenrolar da trama, que levará o leitor a uma determinada conclusão) e FIM (o Grand Finale, um desfecho para a história que pode ser uma situação engraçada, uma "moral da história", um final inesperado ou tudo isso junto).


5)            Para buscar idéias, o artista deve estar bem informado, ler constantemente livros, jornais e revistas e estar sempre recebendo impressões da vida. Num simples passeio pode-se testemunhar uma seqüência de fatos, que, quando bem organizadas, rendem um bom enredo: um cara enterrado na areia da praia, levantando de repente assustando um aposentado, ou uma bola desgovernada demolindo um castelinho que levou horas para ser esculpido na areia, etc. Tudo isso vai para o Caderno de Anotar Idéias, o qual será consultado futuramente, facilitando a Busca de Elementos para compor um novo roteiro.






Fique atento!! Em breve publicaremos a quinta e última parte deste combate ao ócio criativo,  finalizando esta sequência de 5 capítulos: DISTRIBUIÇÃO DO TEXTO.


Para ler o capítulo 1: Primeiras Providências, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-1.html

Para ler o capítulo 2: Caderno de Anotar Idéias, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-2.html

Para ler o capítulo 3: Busca de Elementos, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-3.html


Nenhum comentário:

Elenco do BRUSCÃO para a Série B 2024 - Goleiros e Técnico.

  GOLEIROS Matheus Nogueira da Silva 08/08/1986,  Taboão da Serra SP Chegou em 2023. Georgemy Gonçalves 15/08/1995,  Americana SP Chegou em ...