sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Cartilha CONSEG nº 03

Está chegando a terceira Cartilha Conseg. A primeira foi sobre o funcionamento de um Conselho de Segurança e a segunda sobre prevenções no trânsito.
Patrocinada pelo Conseg- Centro (Brusque-SC), a revistinha Conseg nº 03 é destinada, a princípio, a 8000 estudantes brusquenses e visa deixar uma reflexão sobre o efeito devastador do uso de drogas na vida de uma pessoa.



Os personagens acima vão protagonizar uma história em quadrinhos onde o personagem "Sumido" vai viver uma situação de vulnerabilidade ao uso de drogas, devido a ausência dos seus pais por viverem muito ocupados. Na capa, temos o Sumido sendo "disputado " pelo Mundo das Drogas (sombrio e tenebroso) e pelo Mundo da Vida (onde estão os amigos, a saúde e a Natureza). A escolha é dele!



Também tem o "Jogo das Escolhas", para jogar com dados, avançando e retrocedendo casas, de acordo com as instruções. As boas escolhas, com certeza, rendem muitas casas avançadas, e as más escolhas resultam em retrocessos no jogo. Neste jogo, associa-se uma boa conduta ao sucesso na vida!
Apesar de complexo e polêmico, este assunto precisa ser abordado, pois trata-se de uma tragédia social. É preciso mais do que informar sobre o assunto. É preciso fazer a criança refletir a respeito para que a decisão sábia de optar pela vida parta dela mesma, conscientemente e de forma madura.


O QUE FAZ O CONSEG?
Cada Conselho Comunitário de Segurança define suas prioridades, porém existem alguns objetivos comuns:
- Aproximar e integrar mais a polícia e a população.
- Planejar a ação comunitária e avaliar os resultados.
- Encaminhar coletivamente todas as denúncias.
- Levar diretamente à autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade.
- Auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade.
- Desenvolver campanhas educativas visando orientar a população.

Nenhum comentário: