quinta-feira, 14 de junho de 2012

Caricaturas

CARICATURA: segundo o dicionário, uma representação burlesca (grotesco, cômico, que provoca riso) de pessoas ou fatos. Imitação escarnecedora, pessoa que se ridiculariza pelo seu aspectos e seus modos.
A arte do desenho humorístico está intimamente relacionada com a caricatura, que é a representação exagerada dos traços caracteristicos de uma pessoa.

O segredo é simples: reproduzir os traços de alguém, fazendo enorme o que ele tiver de saliente e fazendo minúsculo o que for pequeno. Um nariz de tamanho superior ao convencional acaba ocupando boa parte do rosto. Testas, bochechas e pescoços podem se sobressair ou desaparecer.
A caricatura tende a explorar rostos mas pode ser estendida para o resto do corpo , gerando ainda mais gargalhadas com canelas secas, representando pernas finas ou barrigas muito avantajadas, além de trajes e gestos peculiares.                                                                                    

Pode ser praticado observando fotografias ou mesmo modelos posando ao vivo. É interessante para publicações impressas e sites, para ilustrar alguma matéria, para representar algum cronista, ou mesmo para entreter seu público leitor. Quem tornar-se um caricaturista também pode suprir o filão de eventos: caricaturas de noivos, aniversários, batizados, grupos de amigos... produzir lembranças, estampas de camisas e infinitas outras coisas.                                                                  


Mas também esta função requer habilidades atléticas, também, afinal se a caricatura não ficar boa e o indivíduo homenageado não simpatizar com a sua imagem e semelhança e bom CORRER BASTANTE para garantir...



CARICATURA

Nenhum comentário: