quinta-feira, 29 de junho de 2023

Crônica: "CADERNO DE ANOTAR IDEIAS"

  Por: ALDO MAES DOS ANJOS (Autor da Revista CARTUM).

Obs: Estamos divulgando uma sequencia de crônicas interligadas, as quais argumentam que vale a pena praticar a Leitura e a Escrita.

Às vezes, boas ideias se apresentam em momentos que eu não estava preparado. Como todo escritor já sabe, as melhores ideias surgem de relance onde menos se imagina, geralmente quando se está mais desprevenido. 

Procure estar sempre munido de algum papel e uma caneta para ir anotando todas as ideias que ocorram ao longo do dia (boas e fracas, pois a ideia que pode parecer fraca a princípio, é porque ainda não está pronta), onde quer que você esteja.

Invariavelmente a reação imediata é pensar: “ah... essa ideia é muito boa. Não vou me esquecer.” Aí chega o glorioso dia em que vamos colocar aquele ideia bacana que tivemos, no papel e, quando vamos vasculhar os arquivos da nossa memória, ela simplesmente sumiu. Desapareceu soterrada por infinitas informações que recebemos diariamente a todos os instantes através da mídia virtual e pela vida. Salvo raras exceções, esta ideia jamais será recuperada pelo escritor imprudente. A não ser que, ao chegar em casa, ele tire do seu bolso uma anotação contendo algumas palavras-chave que auxiliam a memória e resgatam em detalhes as boas ideias que lhe ocorreram ao longo do dia.

Para isso eu utilizo um Caderno de 20 matérias para “Anotar Ideias”. As anotações rabiscadas com palavras desconexas que eu trago pra casa, são logo decodificadas e passadas a limpo de maneira mais detalhada neste caderno, que possui arquivos específicos em cada divisão, o qual eu recomendo a todos os aspirantes a escritor.

Anote nele as ideias imaginadas, frases ouvidas e fatos testemunhados, o autor também pode esboçar imagens, como caricaturas de pessoas exóticas, modelos de roupas e acessórios, etc... O segredo é ir anotando as informações que a vida lhe proporcionar para que este precioso tesouro não caia no esquecimento eterno.


Depois, basta armazenar no tal Caderno de “Anotar Ideias”, em sua subdivisão específica, de uma maneira organizada e coerente! No momento em que for escrever algum roteiro, basta analisar os setores do caderno e acrescentar algumas das informações ali presentes, que possam encorpar e enriquecer o conteúdo do texto.

Divida o caderno em diversos setores, conforme as suas necessidades. Exemplos: PLANEJAMENTOS (organogramas e logísticas para realizar os projetos); PROJETOS DIVERSOS (visando o futuro); EMBRIÕES DE ROTEIROS (temas ou situações para abordar); GAGS (trocadilhos e cenas cômicas); ideias para TIRAS; ideias para NOVOS PERSONAGENS; Etc. Você pode desenvolver o seu caderno de anotar ideias da maneira que achar mais conveniente para facilitar o seu próprio processo criativo.


Como todos já sabem que eu escrevo há mais de vinte anos, de uma época em que a tecnologia ainda não era tão difundida, eu me adaptei ao sistema de escrita em cadernos o qual utilizo até hoje. 
Mas com certeza os escritores atuais vão preferir armazenar suas anotações em arquivos ou nuvens virtuais. Neste caso, não esqueça de fazer back-up, para evitar imprevistos indesejáveis.
 

Continua...

Nenhum comentário:

ENVELOPE DE NOVEMBRO

  Já está chegando o nono e penúltimo envelopinho da alegria em 2024!! Confira o conteúdo do envelope de Novembro: 1 Exemplar da Revista CAR...