quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Visita a Escola Isaura Gouveia Gevaerd




Na manhã da quarta feira, 07 de agosto, fiz uma visita à escola Isaura Gouveia Gevaerd, no bairro Tomas Coelho. O colégio está no clima do aniversário de 159 anos de Brusque e me convidou para conversar com os alunos de 7º e 8º Ano.
Chegando lá fui recebido por um time respeitável de historiadores: Professor Edu Gevaerd e professoras Tatiane e Maiara.



Na conversa, os alunos puderam ouvir como foi a trajetória da Revista CARTUM e de suas publicações simultâneas, especialmente dos livros que contam a história da cidade. Passei também algumas dicas de desenho pois eu soube que tinha bons desenhistas ali no meio. 



A grande recomendação que foi deixada foi sobre o valor de aproveitar as horas vagas e ter um bom livro sempre por perto. Comentei da minha experiência com os livros, dos benefícios que o hábito de ler já me trouxe e da diferença que a leitura faz na vida da gente, incentivando a todos que fizessem o mesmo. Citei por exemplo o dia em que eu descobri que lendo um texto uma única vez com plena atenção na informação que está sendo absorvida, a gente memoriza para sempre e vai utilizar tal conhecimento quando a gente menos espera na vida.


A turma todo ouviu tudo com muita atenção e todos se comportaram demonstrando um respeito exemplar.


Ao fim da conversa lá fui eu fazer alguns rabiscos na lousa. Saiu a caricatura da professora Lurdes que também estava ali presente. O professor Edu saiu um pouco antes pois teve que ir dar aula na outra sala, senão era ele que eu teria desenhado. Com aquela barba seria moleza identificá-lo depois!


A diretora Ana me mostrou um painel que os alunos desenvolveram a partir do tema da sexta cartilha CONSEG publicada neste ano: o RESPEITO! É sempre válido ficar salientando para as crianças e os jovens que o respeito entre as pessoas é a base da paz e da harmonia em nossas vidas.


No final teve uma bonita homenagem dos alunos, que tive a honra de receber, além de um teatro sobre a COLONIZAÇÃO DE BRUSQUE, inclusive com acessórios do período colonial.


Foi um grande prazer visitar a Escola Isaura. Gratidão pela lembrança do meu nome e um grande abraço à Diretora Ana e a todos os professores, alunos e funcionários!!

Nenhum comentário: