terça-feira, 9 de abril de 2024

Imortais da Academia de Letras do Brasil - Seccional Brusque - Cadeira 3 - Fernanda Analú Marcolla

 


Cadeira 3 - Fernanda Analú Marcolla

Patronesse: Clarice Lispector.

Tornou-se imortal em: 10/08/2023.



Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB). 

Especialista em Direitos Humanos e Direito Constitucional pela Universidade de Direito de Coimbra/PT. Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade Damásio de Jesus. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Pesquisadora Capes (Processo nº 88887.710405/2022-00). 

Integrante dos grupos de pesquisa Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (CNPq-FURB) e Estado, Sociedade e Relações Jurídicas Contemporâneas (CNPq-FURB). Integrante da Comissão Criminal da OAB/SC da Subseção de Brusque e da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina. ID Lattes: 3320760922393919. ID Orcid: 0000-0003-2335-2343. 


Entrevista para o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em 2021.

PPGD-FURB: Qual é a sua formação acadêmica e profissional?

FERNANDA M.: Sou casada e não tenho filhos, meu foco é exclusivo para minha carreira profissional. Sou mestranda em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em Direitos Humanos e Direito Constitucional pela Universidade de Direito de Coimbra/PT. Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade Damásio de Jesus. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Realizou intercâmbio na Universidade de Direito do Porto/Portugal nas matérias de Ciências Forenses, Direito Policial, Investigação Criminal e Vitimologia. Atuação na Advocacia Criminal e sócia no escritório Marcolla & Fachi Advogados Associados com inscrição Membro dos grupos de pesquisa Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (CNPq-FURB) e Estado, Sociedade e Relações Jurídicas Contemporâneas (CNPq-FURB), com estudos em direito de propriedade intelectual, desenvolvimento tecnológico e inovação. Membro da Comissão Criminal da OAB/SC da Subseção de Brusque e da Associação dos Advogados Criminalistas de Santa Catarina- AACRIMESC.


PPGD-FURB: Qual é a sua linha de pesquisa e sobre o que você está pesquisando?


FERNANDA M.: Faço parte da Linha 1 de pesquisa, a qual abrange estudos direcionados ao “Estado Democrático e Políticas Constitucionais”. Sou apaixonada por pesquisa a ponto de considera-la um hobby, desta feita, realizo pesquisas e escrevo sobre Direito Penal, Criminologia, Constitucional e Propriedade Intelectual. No momento estou pesquisando sobre os impactos que uma Indicação Geográfica de Serviço pode trazer na economia regional. A temática é de extrema importância para o desenvolvimento social, haja vista que havendo o reconhecimento de uma Indicação Geográfica, uma localidade pode ser reconhecida nacionalmente por seu produto ou serviço.



PPGD-FURB: Como você concilia a vida pessoal, profissional e acadêmica?


FERNANDA M.: Conciliar os três pilares não é uma tarefa fácil, no entanto, disciplina é algo fundamental para conseguir um progresso produtivo. Tento organizar minha semana antecipadamente com o intuito de otimização de tempo, no entanto é importante ressaltar que muitas vezes é necessário renunciar a vida social e ao lazer. Me sinto empolgada com esse novo desafio e tenho certeza as batalhas vivenciadas hoje serão alicerces para grandes conquistas futuras.


PPGD-FURB: Por que você recomendaria o Mestrado em Direito?


FERNANDA M.: Eu recomendaria o mestrado em decorrência de vários aspectos. Primeiramente, o mestrado desperta e aflora a curiosidade na pesquisa, e esse fato por si só, já é transformador! Ademais, é uma forma maravilhosa de ampliar o networking e também de participar de vários eventos científicos de grande repercussão. Importante destacar ainda, que os professores que compõe a grade curricular do mestrado da FURB, são grandes profissionais e são grandes referências em suas áreas de pesquisas. A troca de experiência entre os professores, palestrantes e colegas de turma, é algo que me inspira inclusive a ingressar posteriormente no doutorado.


Nenhum comentário:

Revista CARTUM INTERATIVA nº 175.

  Tá saindo do forno uma nova remessa de quadrinhos originais, divertidos e informativos: é a centésima septuagésima quinta edição da Revis...