sábado, 22 de abril de 2017

DE ONDE VEM AS IDÉIAS - Parte 2


No capítulo 1, "Primeiras Providências" ( http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-1.html ),vimos os detalhes que precisamos definir ao iniciar um roteiro para histórias em quadrinhos. Agora é a vez de apresentar um recurso que muito me auxiliou nos últimos 16 anos: o caderno de anotar idéias!!                    

OBSERVAÇÃO: a maneira aqui sugerida para escrever roteiros é a forma pessoal como são criadas as Revistas CARTUM pelo seu autor, a qual vem funcionando há dezesseis anos.

Capítulo 2 - CADERNO DE ANOTAR IDÉIAS


Escolhido o assunto a ser abordado, vamos buscar as idéias.
Nem sempre a memória me ajuda neste momento de acumular conhecimentos a respeito de um tema específico. Para isso eu utilizo um Caderno de Anotar Idéias. Comecei com cadernos de 4 matérias, agora utilizo um de 20.

Como todo escritor já sabe, as melhores idéias surgem de relance onde menos se imagina, geralmente quando se está mais desprevenido.
Por isso, procure estar sempre munido de algum papel e uma caneta para ir anotando todas as idéias que lhe ocorrem ao longo do dia (boas e fracas, pois a ideia que pode parecer fraca a princípio, é porque ainda não está pronta), onde quer que você esteja. 
Ao final do dia todas estas idéias serão transferidas para o tal caderno. Além de anotar idéias imaginadas, frases ouvidas e fatos testemunhados, o autor também pode esboçar imagens, como caricaturas de pessoas exóticas, modelos de roupas e acessórios, fachadas de lojas e casas, automóveis, motos, bicicletas, paisagens, etc...
O segredo é ir anotando as informações que a vida lhe proporcionar para que este precioso tesouro não caia no esquecimento. Depois basta distribuir no Caderno de Anotar Idéias, em sua subdivisão específica, de uma maneira organizada e coerente! No momento em que for escrever algum roteiro, basta analisar os setores do caderno e acrescentar algumas das informações ali presentes para enriquecer o conteúdo do texto.

Com certeza o tal caderno pode ser substituído por arquivos no seu tablet ou outro recurso que o escritor estiver habituado a utilizar!!

Eu divido o meu caderno de anotar idéias nos seguintes setores

1) planejamentos / projetos diversos / temas para serem utilizados no ano atual.
2) embriões de roteiros /
3) tiras / 
4) piadas clássicas / 
5) temas a explorar / 
6) tiradas (gags) / situações engraçadas /
7) textos diversos / assuntos aleatórios /
8) e 9) idéias individuais para cada personagem (cada 4 folhas do caderno destinadas a um personagem específico) /
10) formatos padrão / medidas para todos os tipos de revista.
11) novos personagens / idéias a trabalhar /
12) conteúdos futuros / novidades para o ano seguinte /
13)  frases / citações que podem ser aproveitadas.
14) anotações.

Você pode desenvolver o seu caderno de anotar idéias da maneira que achar mais conveniente para facilitar o seu próprio processo criativo.

Para ler o capítulo 1: Primeiras Providências, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-1.html

Em breve serão publicados os próximos capítulos:

3 - BUSCA DE ELEMENTOS
4 - CINCO REQUISITOS
5- DISTRIBUIÇÃO DO TEXTO

Nenhum comentário:

Elenco do BRUSCÃO para a Série B 2024 - Goleiros e Técnico.

  GOLEIROS Matheus Nogueira da Silva 08/08/1986,  Taboão da Serra SP Chegou em 2023. Georgemy Gonçalves 15/08/1995,  Americana SP Chegou em ...