segunda-feira, 20 de março de 2017

DICAS PARA LER QUADRINHOS

Infelizmente, aqui no terceiro mundo, o hábito de leitura é pouco praticado. As pessoas estão sempre apressadas e ainda mais agora, com a tecnologia dos smartphones que acaba se tornando um vício que acorrenta as mãos e a atenção dos seus proprietários por um tempo muito prolongado, privando-os de práticas saudáveis como degustar o conteúdo de uma BOA REVISTA EM QUADRINHOS, por exemplo.

Todos sabemos que quem lê com frequência, exercita a mente, aprimora os seus conhecimentos e amplia o seu vocabulário, podendo assim se expressar melhor. Os quadrinhos são considerados uma "porta de entrada" para que os leitores experimentem leituras mais profundas com livros, jornais e revistas. Basta criar um tempo para leitura, em meio aos afazeres diários. Mas será que o público que NÃO LÊ regularmente saberia usufruir de uma revista em quadrinhos?

Elaboramos 5 dicas básicas para que os leigos em quadrinhos possam desfrutar plenamente de um bom gibi e, quem sabe, tornar-se mais um adepto da magia das hqs:

DICA Nº 01
Desligar-se por alguns minutos das suas atividades diárias e focar sua atenção plenamente no conteúdo das páginas da revistinha. Quem lê ao mesmo tempo em que pensa sobre outros assuntos ou fica sujeito a interferência de rádio, TV e outros agentes sonoros, corre o risco de não captar completamente o que aquele quadrinho tinha para lhe oferecer, tornando a leitura uma grande perda de tempo. 

DICA Nº 02
Ler com calma, sem pressa de terminar logo. A pressa é inimiga da perfeição, portanto, reserve tempo para a leitura. Observe atentamente cada detalhe na ilustração e no roteiro. Quem tem pressa de virar a página acaba não captando as informações mais sutis, perdendo boa parte da graça das histórias.

DICA Nº 03

Mergulhar na trama, acompanhar atentamente cada sinal que se apresenta, cada personagem que interfere na história, bem como o enredo em si, com o seu início, meio e fim. É preciso raciocinar junto com o autor para entender com perfeição o que está se passando naqueles quadrinhos, além das razões que motivam cada personagem, e assim poder entender o desfecho da historinha.

DICA Nº 04
Prestar atenção na mudança das expressões faciais dos personagens, de acordo com o desenrolar da história. A cada quadrinho o rosto dos personagens pode denunciar as mudanças bruscas de humor... da raiva à extrema alegria, da coragem ao pânico, da tristeza à serenidade... enfim, é preciso analisar as expressões dos personagens para considerar o tipo de sentimento que os está afetando naquele quadrinho.

DICA Nº 05
Ler vários autores diferentes e observar a evolução individual de cada trabalho. Pronto! Agora que você já está praticando os 4 tópicos anteriores, já está apto para analisar o traço e as características das hqs de autores diversos, além da própria evolução que ocorre ao longo da carreira de um artista.

Agora é só reservar alguns minutos diários no relógio e ter uma BOA LEITURA!!!





Nenhum comentário:

Dia Nacional do Livro Infantil