sábado, 16 de janeiro de 2016

Nova ortografia fica obrigatória a partir de 2016.

A partir de 1º de janeiro de 2016, qualquer manifestação escrita em língua portuguesa será regida obrigatoriamente pelas novas normas do Acordo Ortográfico. Apesar de aprovado em 2009, foi dado um prazo de seis anos de transição em que as ortografias antiga e nova poderiam ser usadas. O prazo acabou no dia 31 de dezembro de 2015. Agora, vários vocábulos sofrerão mudanças no uso de hífen e na acentuação de verbos e palavras homógrafas (aquelas com mesma grafia, mas com significados diferentes); haverá a extinção do trema; e algumas consoantes serão incluídas oficialmente no alfabeto. Ainda assim, as modificações atingirão apenas 0,8% do total de palavras usadas no Brasil.
A Cartilha CARTUM da REFORMA ORTOGRÁFICA foi publicada em janeiro de 2013, quando, a princípio, tornaria-se obrigatório o seu uso naquele ano. Porém, as duas formas de escrita ficaram valendo por mais três anos, ainda.
Através do link abaixo, você poderá visualizar as páginas desta cartilha:
http://www.revistascartum.com.br/rev_reforma_ortografica.html
(ela também está disponível para download (ZIP ou PDF) no site da Cartum: www.revistascartum.com.br !)

 

Os oito países participantes do acordo ortográfico são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Agora é se adaptar às novas regras e ter atenção na escrita!!


Nenhum comentário:

Dia Nacional do Livro Infantil