quarta-feira, 11 de abril de 2012

OFICINA DE CARTUM





Sim! É possível desenhar a sua própria história em quadrinhos! O maior inimigo de quem desenha ou pratica qualquer modalidade artística é a auto-censura: o medo de não ser compreendido. Muitas idéias brilhantes são abandonadas e esquecidas quando vem à mente uma dúvida cruel que deixa o artista bastante inseguro: "O que os outros vão achar do meu trabalho?" Esse medo de receber críticas negativas faz com que grandes artistas se desmotivem e desistam de suas atividades. Ninguém pode esperar ouvir somente elogios dos apreciadores (ou depreciadores) da sua produção. Um ELOGIO é como uma massagem no ego, nos enche de orgulho e nos motiva a produzir cada vez mais e melhor. Porém, uma CRÍTICA NEGATIVA costuma deixar um grande ressentimento no artista que alimenta a idéia de que "está perdendo tempo porque ninguém está gostando." Devemos quebrar essa mentalidade infeliz e encarar as críticas como importantes, pois elas apontam nossos defeitos mais visíveis para que possamos corrigí-los e assim desaparecerem as razões para que a crítica contine existindo.
O desafio é ... "haja o que houver...", jamais desanimar, não deixar que o entusiasmo se apague pois o tempo é um grande mestre e nos ensina a persistência: uma vontade inabalável de querer aprender e desenvolver algum talento.
"Nunca desanimeis, mesmo que venham ventos contrários!"(Santa Paulina)
"O segredo de um grande desenhista é ter uma cesta de lixo sempre por perto." (Carl Barcks)
A revista CARTUM vai realizar oficinas de histórias em quadrinhos em 2012, para garimpar e lapidar jovens promessas do desenho brusquense. Se você gosta de desenhar, especialmente histórias em quadrinhos, entre em contato com o email: revistascartum@gmail.com e garanta a sua vaga para a primeira oficina que vai acontecer assim que fechar a primeira turma. O sistema ainda não foi definido e será comunicado conforme as edições da CARTUM forem sendo publicadas. Fique atento e vai treinando!!!

Nenhum comentário:

LIVRO: "Revista CARTUM 18 Anos: QUADRINHOS ANO APÓS ANO"

IMPORTÂNCIA DA LEITURA Todos sabemos os benefícios do hábito da leitura. Quem lê com frequência é mais articulado e encontra mais facil...