sábado, 13 de abril de 2024

ALERTA - Previsão de Tempo

Pedimos especial atenção para as condições de tempo previstas para os próximos meses na cidade de Brusque e região:


Tempo sujeito a pancadas de diversão e chuva de risos e gargalhadas por todos os cantos da cidade, devido aos próximos lançamentos da Revista CARTUM que se aproximam, com um conteúdo saudável, ético, totalmente original e EXTREMAMENTE DIVERTIDO.


Acompanhe a revista CARTUM, pratique o hábito de leitura e prepare-se para adquirir novos conhecimentos e divertir-se muito, faça chuva ou faça sol !!!


quinta-feira, 11 de abril de 2024

CHEGOU A HORA DE TORNAR-SE UM ASSINANTE DA REVISTA CARTUM !!


 APROVEITE ESTA INCRÍVEL PROMOÇÃO !! 

ASSINATURA ANUAL EM 5 x SEM JUROS !!

QUEM SÃO os Imortais da Academia de Letras do Brasil - Seccional Brusque

  


A Academia de Letras do Brasil - Seccional Brusque conta com 15 imortais participantes neste momento. São eles: 


Cadeira 1 - Terezinha Andrade Viencelli

Patrono: José Mauro de Vasconcelos.

Tornou-se imortal em: 10/08/2013.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!!


Cadeira 2 - Marcos Eugênio Welter.

Patrono: Affonso Eugênio Welter.

Tornou-se imortal em: 12/10/2013.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!




Cadeira 3 - Fernanda Analú Marcolla 

Patronesse: Clarice Lispector.

Tornou-se imortal em: 10/08/2023.

SAIBA MAIS,  ACESSANDO AQUI !!




Cadeira 4 - Gilberto Rau.

Patrono: Germano Hoffmann.

Tornou-se imortal em: 12/04/2014.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!!


Cadeira 5 - Herbert von Büettner Pastor 
Patrono: Lindolf Bell.

Tornou-se imortal em: 10/08/2023.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!



Cadeira 6 Maria Glória Dittrich

Patrono: Henry Bérgson (filósofo, escritor e diplomata francês).

Tornou-se imortal em: 19/03/2022.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!!




Cadeira 7 - Rogério Adilson Lana 
Patrono: Ziraldo Alves Pinto. 
Tornou-se imortal em: 10/08/2023.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!!




Cadeira 8 Maria Teresinha Debatin

Patronesse: Cora Coralina.

Tornou-se imortal em: 18/04/2015.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!


Cadeira 9 - Talita Garcia 
Patronesse: Maria Luiza Renaux. 

Tornou-se imortal em: 10/08/2023.

SAIBA MAIS,  ACESSANDO AQUI !!




Cadeira 10 Reinaldo dos Santos Cordeiro

Patrono: José Germano Schaeffer.

Tornou-se imortal em: 18/04/2015.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!


Cadeira 11 Jucilene de Souza Rezini

Patrono: Laércio Knihs.

Tornou-se imortal em: 19/03/2022.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!



Cadeira 12 Rogério Ristow

Patrono: Rui Barbosa.

Tornou-se imortal em: 27/05/2016.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!



Cadeira 16 Ricardo Vianna Hoffmann

Patrono: Ayres Gevaerd.

Tornou-se imortal em: 27/05/2016.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!




Cadeira 18 Alcino Muller

Patrono: Carvalho Junior.

Tornou-se imortal em: 19/03/2022.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!



Cadeira 19 Aldo Maes dos Anjos

Patrono: Robson Gallassini.

Tornou-se imortal em: 19/03/2022.

SAIBA MAIS, ACESSANDO AQUI !!

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Cartum na Osterfest, em Pomerode

foto enviada pelo amigo Gamba.

O Ovo da "Cultura Belga" esteve presente pelo quarto ano seguido na 16ª Osterfest, em Pomerode, apresentando os personagens da Revista CARTUM aos visitantes da festa.

🐰🧡

Ele foi pintado para a edição de 2021, em parceria com a Associação Ilha Belga, de Ilhota e representa a tradição da Bélgica com os quadrinhos, sendo que de um lado estão os personagens de um artista nascido na Bélgica, no caso os Smurfs de Pierre Culliford (Peyo). E do outro lado estão os personagens de um descentende belga, nascido no Brasil, ou seja, a turma da revista CARTUM, do Aldo Maes dos Anjos.

🐰🧡


Confira como foi feita a pintura deste ovo, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2021, ACESSANDO AQUI !!!

🐰🧡






terça-feira, 9 de abril de 2024

Imortais da Academia de Letras do Brasil - Seccional Brusque - Cadeira 7 - Rogério Adilson Lana

  

Cadeira 7 - Rogério Adilson Lana

Patrono: Ziraldo Alves Pinto.

Tornou-se imortal em: 10/08/2023.

Rogério Adilson Lana. Possui Graduação em Administração pela Fundação Educacional de Brusque 2004 (UNIFEBE) Técnico Contábil com registro no CRC número 018131/ 0 MBA em Gestão Estratégica de Organizações pelo Centro Ensino Superior Blumenau 2005 (CESBLU). Especialista em Gestão Pública, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Mestre em Administração pela Fundação Universitária Regional de Blumenau 2006 (FURB). Doutor em Administração pela Facultad de Ciências Econômicas - Universidad Nacional de Misiones (UNAM) Argentina. Sendo o diploma reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 11/05/2016 sob o número 23079.049639/2015-70. Aluno do programa de Pôs Doutorado (PHD) da ( COPPEAD - UFRJ ). Avaliador Mec, para Reconhecimento de Cursos. Membro do Associação Brasileira de Inteligência Competitiva Matricula no 1756, Foi Coordenador do curso de Administração com ênfases em Recursos Humanos, Marketing, Comércio Exterior e Logística de 2007 a 2019.Coordenador do curso de Ciências Contábeis de 2017 a 2019. Coordenador do curso de Publicidade Propaganda de 2018 a 2019. Sendo coordenador do curso Pronatec de 2014 a 2016. Foi Professor titular da Associação Educ. Vale Itajaí Mirim (ASSEVIM), nas Disciplinas de Marketing, Gestão Comercial, Marketing Internacional entre outras Professor da Sociedade Educacional Estado Santa Catarina (SOCIESC – FGV), Curso de Administração, professor do Instituto Catarinense Pôs Graduação (ICPG). Experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes Disciplinas: Gestão de Vendas, Marketing, Mercadológica I e II, Planejamento Estratégico, Administração. TGA, Simulação Industrial. Atuação Profissional como, Consultor Empresarial. Membro do Corpo Editorial do Caderno de Estudos do Instituto Catarinense de Pôs Graduação. Da Revista Eletrônica de EAD da UNIRIO. Revisor de Periódico da UNIASSELVI – FURB e COPPEAD. Participante em 3 projetos de Pesquisa da UNIASSELVI e COPPEAD. Possui 24 artigos publicados em diversas Revistas Nacionais e Internacionais. Escritor de 2 livros publicados direcionados a área de Gestão e duas participações em livros com capítulos escritos em áreas especificas de gestão. Possui 5 participações de artigos em jornais e periódicos, como palestrante teve 23 participações em Anais e Congressos. 3 participações Bibliográficas. Instrutor de 11 cursos em áreas diversas.




Teoria sobre a Valorização do Ensino

 

A qualidade do trabalho pedagógico está associada, nessa abordagem, à capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno. Pode-se encontrar o fundamento dessa posição no conceito de zona de desenvolvimento proximal que descreve o “espaço” entre as conquistas já adquiridas pela criança (aquilo que ela já sabe, que é capaz de desempenhar sozinha) e aquelas que, para se efetivar, dependem da participação de elementos mais capazes (aquilo que a criança tem a competência de saber ou de desempenhar somente com a colaboração de outros sujeitos). Esse princípio desestabiliza algumas crenças bastante cristalizadas no âmbito pedagógico.

De modo geral, segundo Rego (1995), nos meios educacionais, ainda parece prevalecer a visão de que o desenvolvimento é pré-requisito para o aprendizado. Um bom exemplo disso são os difundidos trabalhos de “prontidão”, normalmente desenvolvidos no período pré-escolar, que têm a intenção explícita de desenvolver, na criança, determinadas habilidades (tais como discriminação áudio-viso-motora, noções de lateralidade e orientação espacial, etc.) com o objetivo de “prepará-las” para o futuro aprendizado da língua escrita.

Do ponto de vista da teoria histórico-cultural, isto é uma contradição, já que os processos de desenvolvimento são impulsionados pelo aprendizado. Ou seja, só “amadurecerá”, se aprender. Assim, a criança só poderá aprender a ler e a escrever, se tiver acesso a informações sobre esse objeto de conhecimento e participar de situações planejadas de leitura e escrita. Portanto, não tem sentido esperar que primeiro ocorra o desenvolvimento para que só então seja permitido que a criança aprenda. Esta inversão, que parece apenas um jogo de palavras, sugere, na verdade, uma mudança significativa no modo de entender (e praticar) o ensino.

Vygotsky (apud REGO, 1995) afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem. Essa dimensão prospectiva do desenvolvimento sociológico é de grande importância para a educação, pois permite a compreensão de processos de desenvolvimento que, embora presentes no indivíduo, necessitam a intervenção, da colaboração de parceiros mais experientes da cultura para se consolidarem e, como conseqüência, ajuda a definir o campo e as possibilidades da atuação pedagógica.


A escola desempenhará bem seu papel, na medida em que, partindo daquilo que a criança já sabe (o conhecimento que ela traz de seu cotidiano, suas idéias a respeito dos objetos, fatos e fenômenos, suas “teorias” acerca do que observa no mundo), ela for capaz de ampliar e desafiar a construção de novos conhecimentos, na linguagem vygotskiana, incidir na zona de desenvolvimento potencial dos educandos. Desta forma poderá estimular processos internos que acabarão por se efetivar, passando a constituir a base que possibilitará novas aprendizagens.

 

 


Imortais da Academia de Letras do Brasil - Seccional Brusque - Cadeira 3 - Fernanda Analú Marcolla

 


Cadeira 3 - Fernanda Analú Marcolla

Patronesse: Clarice Lispector.

Tornou-se imortal em: 10/08/2023.



Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB). 

Especialista em Direitos Humanos e Direito Constitucional pela Universidade de Direito de Coimbra/PT. Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade Damásio de Jesus. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Pesquisadora Capes (Processo nº 88887.710405/2022-00). 

Integrante dos grupos de pesquisa Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (CNPq-FURB) e Estado, Sociedade e Relações Jurídicas Contemporâneas (CNPq-FURB). Integrante da Comissão Criminal da OAB/SC da Subseção de Brusque e da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina. ID Lattes: 3320760922393919. ID Orcid: 0000-0003-2335-2343. 


Entrevista para o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em 2021.

PPGD-FURB: Qual é a sua formação acadêmica e profissional?

FERNANDA M.: Sou casada e não tenho filhos, meu foco é exclusivo para minha carreira profissional. Sou mestranda em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em Direitos Humanos e Direito Constitucional pela Universidade de Direito de Coimbra/PT. Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade Damásio de Jesus. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Realizou intercâmbio na Universidade de Direito do Porto/Portugal nas matérias de Ciências Forenses, Direito Policial, Investigação Criminal e Vitimologia. Atuação na Advocacia Criminal e sócia no escritório Marcolla & Fachi Advogados Associados com inscrição Membro dos grupos de pesquisa Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (CNPq-FURB) e Estado, Sociedade e Relações Jurídicas Contemporâneas (CNPq-FURB), com estudos em direito de propriedade intelectual, desenvolvimento tecnológico e inovação. Membro da Comissão Criminal da OAB/SC da Subseção de Brusque e da Associação dos Advogados Criminalistas de Santa Catarina- AACRIMESC.


PPGD-FURB: Qual é a sua linha de pesquisa e sobre o que você está pesquisando?


FERNANDA M.: Faço parte da Linha 1 de pesquisa, a qual abrange estudos direcionados ao “Estado Democrático e Políticas Constitucionais”. Sou apaixonada por pesquisa a ponto de considera-la um hobby, desta feita, realizo pesquisas e escrevo sobre Direito Penal, Criminologia, Constitucional e Propriedade Intelectual. No momento estou pesquisando sobre os impactos que uma Indicação Geográfica de Serviço pode trazer na economia regional. A temática é de extrema importância para o desenvolvimento social, haja vista que havendo o reconhecimento de uma Indicação Geográfica, uma localidade pode ser reconhecida nacionalmente por seu produto ou serviço.



PPGD-FURB: Como você concilia a vida pessoal, profissional e acadêmica?


FERNANDA M.: Conciliar os três pilares não é uma tarefa fácil, no entanto, disciplina é algo fundamental para conseguir um progresso produtivo. Tento organizar minha semana antecipadamente com o intuito de otimização de tempo, no entanto é importante ressaltar que muitas vezes é necessário renunciar a vida social e ao lazer. Me sinto empolgada com esse novo desafio e tenho certeza as batalhas vivenciadas hoje serão alicerces para grandes conquistas futuras.


PPGD-FURB: Por que você recomendaria o Mestrado em Direito?


FERNANDA M.: Eu recomendaria o mestrado em decorrência de vários aspectos. Primeiramente, o mestrado desperta e aflora a curiosidade na pesquisa, e esse fato por si só, já é transformador! Ademais, é uma forma maravilhosa de ampliar o networking e também de participar de vários eventos científicos de grande repercussão. Importante destacar ainda, que os professores que compõe a grade curricular do mestrado da FURB, são grandes profissionais e são grandes referências em suas áreas de pesquisas. A troca de experiência entre os professores, palestrantes e colegas de turma, é algo que me inspira inclusive a ingressar posteriormente no doutorado.


Revista CARTUM INTERATIVA nº 190.

    A Revista CARTUM INTERATIVA nº 190 apresenta a terceira parte da SELEÇÃO DE TIRINHAS da Revista Cartum!!  Esta revista possui no total 5...