terça-feira, 9 de abril de 2024

Imortais da Academia de Letras do Brasil - Seccional Brusque - Cadeira 9 - Talita Garcia

 


 

Cadeira 9 - Talita Garcia

Patronesse: Maria Luiza Renaux.

Tornou-se imortal em: 10/08/2023.



Talita Garcia é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2008) e possui especialização em História do Teatro Brasileiro e Ocidental pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL, 2022), do Rio de Janeiro (RJ). Atualmente, cursa Licenciatura em Teatro na modalidade EaD pela Unicesumar, de Maringá (PR).  


Ela tem 39 anos e é natural de Brusque, onde nasceu em 27 de julho de 1984.

É a terceira filha de Elizete Luzia Garcia e de Ademar Garcia, e irmã de Thaís Garcia Ristow e Tatiana Garcia de Andrade. 


Cresceu no bairro Santa Rita e frequentou o Colégio Cônsul Carlos Renaux desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Na escola, aos 12 anos, Talita se inscreveu nas aulas extracurriculares de Teatro ministradas pelo professor Luciano Mafra e entrou para o grupo teatral Atividade Independente. 


De 1997 até 2001, vivenciou montagens de peças de Maria Clara Machado, Nelson Rodrigues, Fernando Arrabal, entre outros, e se apresentou com o grupo do colégio em mostras de teatro estudantil em outras cidades e estados. Como o passar dos anos, encontraria na disciplina dos ensaios, na leitura de textos dramatúrgicos e na convivência com os colegas, apreço e identificação por umas das formas de expressão mais antigas da humanidade. 


Já em idade de cursar o Ensino Superior, escolheu o Jornalismo e foi aprovada para cursar a faculdade na UFSC, em Florianópolis, iniciando sua jornada acadêmica no segundo semestre de 2004. A partir do ano seguinte, foi contemplada com uma bolsa-trabalho na Agência de Comunicação da UFSC, a Agecom, e, mais tarde, no projeto Universidade Aberta do curso de Jornalismo.     


Formou-se pela UFSC em 2008, já contratada por uma empresa de monitoramento de informações para fazer a Assessoria de Imprensa em nível estadual para um projeto de Inteligência Competitiva (IC) do Sebrae-SC. O desafio lhe oportunizou adquirir experiência na função e viajar pela primeira vez a trabalho para o exterior, numa missão que passou por Portugal, Espanha, França e Inglaterra. 


Em 2012, mudou-se para Curitiba (PR), aprovada em concurso público e nomeada para o cargo de Jornalista no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. 


Instigada pela vida cultural vibrante, dinâmica e diversa da capital paranaense, foi tentada a retomar as aulas de Teatro no Curso Técnico de Formação de Atores do Teatro Lala Schneider. Nessa escola, a partir de 2013, participou, dentre outras, das montagens O Pagador, do texto original de Dias Gomes; Quem é Você?, uma homenagem à obra de Chico Buarque apresentada no Festival de Teatro de Curitiba; e A Guerra dos Fanáticos - O Contestado, sob direção de João Luiz Fiani, com sessões no grande auditório do Teatro Guaíra. No 17º Festival do Teatro Lala Schneider, foi indicada ao Troféu Primeiro Passo - Atriz Revelação Coadjuvante, por Coisas de Veríssimo, texto de Mayara Bonde com direção de Rogério Bozza.


Em 2014, obteve a 1ª colocação no Concurso Público da Câmara Municipal de Brusque para o cargo de Jornalista, do qual tomou posse em outubro daquele ano, voltando à sua terra natal. A primeira jornalista contratada em caráter efetivo pelo Poder Legislativo brusquense assumiu a responsabilidade de gerir a Comunicação Institucional da Câmara junto à imprensa e outros públicos, tendo como valores que a norteiam o compromisso com a informação, a isenção e a imparcialidade na produção de notícias e demais conteúdos oficiais. 


Talita já cobriu e reportou diversos atos e fatos históricos relacionados ao Legislativo municipal, como as cerimônias de posse das Legislaturas 2017-2020 e 2021-2024, e dos respectivos prefeitos e vice-prefeitos desses períodos; a Eleição Indireta de 2016, as solenidades comemorativas aos 135 e os 140 anos de instalação do Poder Legislativo, além de um sem número de debates e aprovações de projetos de lei e outras matérias que cotidianamente são deliberadas pelos vereadores e vereadoras.  


Hoje, concilia suas atividades no serviço público com as que desempenha no Trama Grupo de Teatro, com destaque para a cocriação do texto dramatúrgico e a atuação como protagonista nos espetáculos Ao Som dos Teares (2017, 2017, 2019), adaptação do livro Tragédia e Mistério na Villa Renaux (Insular, 2000), de João Carlos Mosimann, e Fanny, A Rainha da Cidade (2019), inspirado na obra Fanny, Uma Vida em Perspectiva (Uniasselvi, 2010), de Aquiles Duarte de Souza. Ambas as montagens foram prestigiadas por centenas de espectadores, proporcionando notoriedade ao grupo e contribuindo para a formação de plateia e a renovação da cena teatral brusquense.


Em maio de 2023, estreou junto ao colega Everton Girardi, pelo mesmo coletivo, Não Contém Glúten, espetáculo com texto de Sérgio Roveri, sob a direção de Carol Oliveira. O projeto teve a temporada de estreia contemplada pelo prêmio municipal Wilson Erasmo Quintino dos Santos e, em 2024, novas sessões serão apresentadas pela Lei Paulo Gustavo no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb), com entrada gratuita para a população. 


No Cinema, sua última experiência foi em Até Onde a Vista Alcança (2021), curta-metragem com direção e roteiro de Ricardo Weschenfelder, contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no município de Brusque. Com uma perspectiva sensível à pandemia de Covid-19, o filme da produtora Café Preto recebeu, em 2021, o prêmio do público de Melhor Ficção no 1º Festival de Cinema Nacional de Chapecó. No mesmo ano, participou também do Festival de Cinema Guarnicê, em São Luís do Maranhão, do Festival de Cinema de Santa Teresa, no Espírito Santo, e do Festival de Cinema Sol Maior, de Niterói, no Rio de Janeiro. Em 2022, integrou a programação do festival Florianópolis Audiovisual Mercosul, na capital catarinense. 


Talita é também assessora de imprensa do grupo Trama e presta esses serviços a outros artistas e coletivos locais, buscando informar, esclarecer e conscientizar a respeito dos processos criativos e de produção artística, bem como da importância de manutenção e fortalecimento de políticas públicas na área cultural. Para o segundo semestre de 2024, prepara o lançamento da peça Ao Som dos Teares em livro, num esforço para democratizar o acesso à obra e a montagem da peça por artistas em formação, bem como compartilhar, por meio dos registros fotográficos que o Trama possui, parte da história do grupo. 


A acadêmica vislumbra, na ALB, oportunidades de aprendizados, trocas de saberes e enriquecimento de sua bagagem intelectual na convivência harmoniosa e profícua junto a seus pares. Nesta entidade, integra a Diretoria de Comunicação e está envolvida com a produção de obra coletiva, assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais.

Nenhum comentário:

Revista CARTUM INTERATIVA nº 175.

  Tá saindo do forno uma nova remessa de quadrinhos originais, divertidos e informativos: é a centésima septuagésima quinta edição da Revis...