A tecnologia tornou-se essencial para a nossa vida profissional e individual. Por outro lado, o uso excessivo de telas pode acarretar impactos significativos em nossa saúde física e mental.
É fundamental encontrar um equilíbrio entre a vida virtual e a sagrada saúde e bem-estar.
Um pouco do tempo despendido diante das telas pode ser direcionado para outras atividades mais benéficas, como a prática de exercícios físicos, na luta contra o sedentarismo e prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas.
Estudos também relacionam o uso abusivo das telas ao desenvolvimento de miopias e à deterioração da saúde mental, com maior incidência de quadros depressivos e de ansiedade, realçando a importância de repensar os hábitos digitais.
Tempo de tela no Brasil
No Brasil, a população permanece acordada por aproximadamente 16 horas diárias, nas quais mais da metade do tempo é dedicada ao manuseio de smartphones e computadores. Essa análise foi conduzida com base na pesquisa Digital 2023: Global Overview Report, realizada pela DataReportal, que comparou o uso de telas em 45 países.
O resultado revela que o Brasil aparece como o segundo país com maior índice de indivíduos diante de telas. 56% das horas despertas são consumidas interagindo com dispositivos, equivalente a cerca de nove horas diárias. No topo do ranking, estão os sul-africanos, que destinam a média de 58%
Quais os malefícios do tempo excessivo de tela?
Sedentarismo
Quanto mais tempo uma pessoa fica navegando na internet, menor será o tempo destinado à realização de atividades físicas.
Visão
O constante foco nas telas pode levar a desconfortos oculares, fadiga visual e, em casos extremos, à síndrome do olho seco.
Saúde mental
Pesquisas sugerem uma forte correlação entre o uso excessivo de telas e problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
Isolamento social
Estar conectado por longos períodos à internet prejudica o desenvolvimento de relações interpessoais.
Sono
A exposição à luz azul das telas, especialmente à noite antes de dormir, pode interferir na produção de melatonina, o hormônio responsável pela regulação e qualidade do sono. Esse hábito não benéfico pode resultar em distúrbios do sono e agitação noturna, afetando a qualidade e a quantidade de horas dormidas.
Memória
A memória é outro fator que pode ser prejudicada pela falta de sono. Já é comprovado cientificamente que ter um sono regular e adequado, em termos de horas dormidas, é imprescindível para a consolidação de novas memórias e aprendizado.
A sugestão é praticar a leitura, antes de dormir.
Cognição
O tempo excessivo de tela pode afetar a cognição, prejudicando a concentração e a capacidade de aprendizado.
Como reduzir o tempo de tela
Reduzir o tempo de tela não é impossível, mas o indivíduo precisa reconhecer que está passando dos limites na sua vida virtual e precisa aperfeiçoar os seus afazeres diários, incluindo outras atividades desconectadas, de uma forma consciente e equilibrada.
Basta ter persistência e disciplina para manter uma rotina de vida mais saudável.
Fonte:
https://blog.sabin.com.br/autocuidado/tempo-de-tela-em-excesso-afeta-a-saude-fisica-e-mental/
https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil. Acesso em: 05/02/2024.
https://jornal.usp.br/atualidades/brasileiros-passam-em-media-56-do-dia-em-frente-as-telas-de-smartfones-computadores/. Acesso em: 05/02/2024.
SUGESTÃO
Disponibilize Leitura
A Revista CARTUM INTERATIVA é modesta mas disponibiliza boa leitura, saudável e autêntica, todos os meses. Faça uma assinatura anual e disponibilize os lançamentos mensais a todos os seus familiares e amigos.
Confira a PROMOÇÃO vigente para novos assinantes, ACESSANDO AQUI !!

.jpg)

.jpg)


Nenhum comentário:
Postar um comentário