sábado, 23 de março de 2024

Imortais da Academia de Letras do Brasil - Seccional de Brusque - Cadeira nº 19: Aldo Maes dos Anjos.

 

Cadeira 19 Aldo Maes dos Anjos

Patrono: Robson Gallassini.

Tornou-se imortal em: 19/03/2022.


Saiba mais sobre o autor das revistas CARTUM:

 Sou Aldo Maes dos Anjos, nasci no dia 10 de novembro de 1974 em Curitiba-PR, e mudei-me em 1986, aos 12 anos de idade, para Brusque-SC.

Aprendi a ler aos 3 anos de idade, através das leituras de quadrinhos feitas pela minha mãe, a Dona Yêda (in memoriam), em todas as noites, antes de dormir.



Aos 12 anos, tive uma respeitável coleção com mais de 1200 revistas em quadrinhos, que incluíam Disney, Turma da Mônica, Recruta Zero, Bolinha, entre outros.

Durante a infância, escrevi e desenhei cerca de 40 revistas em quadrinhos de 30 páginas, em média, com personagens próprios e histórias originais, com um traço primário e infantil. Os desenhos descompromissados foram se aprimorando com o passar dos anos.

Na adolescência foram desenhados muitos quadrinhos e charges sobre situações ocorridas com colegas de colégio e de trabalho, gerando grandes risadas (e algumas confusões, também)! Nesta época, eu acompanhava a tríade brasileira Angeli, Glauco e Laerte e admirava o traço dos franceses Janu e Frank Margerin.

Tive uma grande oportunidade ao trabalhar no STOP SHOP – “O Ninho da Moda” (entre 1996 e 1999), de ter sido convidado a publicar tirinhas de situações vividas no comércio atacadista (com o personagem “Alaor, o Lojista”), além de charges envolvendo o pessoal da administração no jornal interno semanal “Notícias do Ninho”, que circulava semanalmente (por mais de um ano e meio) para mais de 200 empresários lojistas, editado pelo jornalista Mauro Miranda. Muitos destes empresários patrocinaram a revista CARTUM ao longo dos últimos 22 anos e meio! Esta produção semanal de piadinhas foi o estímulo que faltava para que a arte se tornasse algo mais constante na minha vida.



Em 2000, nasceu o meu filho Igor e, junto com ele, a decisão de lançar uma revista em quadrinhos, para auxiliar nas despesas familiares. Seja o que Deus quiser!

Em julho de 2010, ao participar do primeiro Salão de Humor de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, conquistei o primeiro lugar na categoria Histórias em Quadrinhos!“

Em março de 2022, tornei-me um Imortal da Academia de Letras do Brasil - seccional de Brusque, ocupando a cadeira de nº 19.

Em junho de 2023, a Revista CARTUM INTERATIVA completou 22 Anos de existência, exercendo seus três objetivos, que são:

1)      Estimular o hábito de leitura, através da distribuição gratuita de revistas em quadrinhos;

2)      Divertir e alegrar os leitores, além de transmitir motivação e esperança nestes momentos difíceis que vivemos;

3)      Ampliar os conhecimentos dos leitores, a respeito da História Local e outros temas de relevância social.



“Para mim é um imenso prazer desempenhar esta função social: buscar informações através de livros, internet e consultando especialistas, editar tais informações e transformá-las em entretenimento sadio e divertido para ser disponibilizado ao alcance do cidadão comum (erudito ou não) e assim, aumentar os conhecimentos dos leitores. 

Tenho a convicção de que a boa leitura tem o poder de abrir novas possibilidades na consciência dos seus leitores. Esta leitura transformadora está impressa nas páginas escritas por autores que se sentiram inspirados em desenvolver uma ideia algum dia.

Eu me considero um intermediário para que o cidadão comum chegue até onde estão os tesouros deixados pelos grandes autores. Meus gibis são como uma tarrafa para atingir pessoas que ainda não leem, e que vão pegando gosto pelas letras impressas, até adquirir em definitivo o saudável hábito da leitura."




Passando a Régua

 Em dezembro de 2023 atingimos marcas expressivas, que merecem ser divulgadas. A Revista CARTUM INTERATIVA completou 22 anos e meia de intensa atividade, contabilizando os seguintes números:



378 EDIÇÕES LANÇADAS:

Até Dezembro de 2023, Foram lançadas 378 revistas diferentes.

As principais publicações foram: 

Revista CARTUM (172 edições),

 Revista CARTUM GASPAR ( 8 edições), 

Revista LEITOR VIP (85 edições), 

Cartilha CARTUM ( 50 edições),

e Revista BRUSQUE ONTEM (20 edições).



8.954 PÁGINAS:

Se um exemplar de cada uma destas 378 edições fossem colocados lado a lado, formariam um livrão com 8.954 páginas, com excelente conteúdo para ser desfrutado. 


962.550 EXEMPLARES:

Se somarmos as tiragens de todas as 378 publicações, obteremos a significativa quantia de 962.550 exemplares distribuídos gratuitamente ao longo de mais de 2 décadas, incentivando a leitura e aumentando os conhecimentos dos leitores brusquenses e de cidades vizinhas!

Se o nosso Bom Deus assim permitir, até o final de 2025 estaremos atingindo a impressionante marca de 1 milhão de exemplares impressos!



1.007 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:

As 378 edições possuem juntas um total de 1.007 histórias em quadrinhos diferentes, sem contar as republicações. 


779 TIRAS:

Nestas 378 publicações existem também 779 tiras diferentes, sem contar as que foram republicadas. Nesta soma foram incluídas as piadinhas do Aprenda Inglês Dando Risada.


CONSTATAÇÃO:

Toda essa matemática nos faz perceber que existe um trabalho sério sendo desenvolvido por pessoas esforçadas e dedicadas naquilo que fazem. 

Vale a pena apoiar a Revista CARTUM!!


 

Nenhum comentário:

Elenco do BRUSCÃO para a Série B 2024 - Zagueiros.

  ZAGUEIROS Wallace Reis 26/12/1987,  Conceição de Coité BA Chegou em 2022. Ianson Acosta Soares 15/07/1995,  Caxias do Sul RS Chegou em 201...