sábado, 9 de março de 2024

As CINCO ETAPAS para produzir uma página de História em Quadrinhos.

 Quem vê uma página da Revista CARTUM prontinha, impressa, nas palmas das suas mãos e ao alcance da sua visão, talvez nem imagine todo o processo que foi necessário para resultar naquela imagem composta por algumas cenas em um trecho da história.

Vamos explicar aqui as 5 etapas que compreendem o processo criativo da elaboração de uma página de quadrinhos:


ETAPA nº 01: ROTEIRO.

O roteiro da história é desenvolvido da seguinte maneira: 

* Define-se qual será o tema abordado; 

* Reúnem-se situações e fatos referentes a este tema, os quais serão utilizados na elaboração do roteiro. O momento da concepção criativa exige estar focado e relaxado; 

* Uma trama é escrita em um rascunho, com começo, meio e fim, não sem muito papel amassado no decorrer do caminho. Utilizo um caderno de rascunhos, uma caneta esferográfica e uma cesta de lixo.

ETAPA nº 02: ESBOÇO


* Minha opção é iniciar pelos requadros, textos e balões, para garantir que o espaço da leitura não fique muito esprimido. Risco a lápis esses três componentes da página e finalizo passando tinta nanquim por cima. Em seguida, apago os riscos a lápis feitos nesta etapa, preparando a página para a fase dos desenhos;

* Depois todos os desenhos são riscados a lápis. Começando pelo que está em primeiro plano, o centro das atenções naquela cena específica da história, seguindo pelo que está ao seu redor e terminando com o cenário, montanhas e nuvens.
Neste rascunho posso apagar e refazer os desenhos que ficaram desproporcionais ou ruins.

ETAPA 3: DESENHO 


* Definido o esboço a lápis, é riscado todo o traçado dos personagens, cenário e outros acessórios com uma caneta de tinta nanquim, com bitolas 0,1; 0,2 ou 0,3, conforme a necessidade. 

* Os detalhes menores são riscados com a caneta 0,05, a mais fina de todas.

* Em seguido todos os risquinhos a lápis do esboço são apagados, ficando apenas o desenho feito por cima, com a caneta nanquim.


ETAPA 4: ARTE FINAL.


* Nesta etapa são feitos os contornos nos desenhos com canetas mais grossas como 0,5 e 0,6, preenchidos alguns detalhes de relevo e sombreamento com a 0,1;

*Nesta fase ainda dá tempo de dar uma última consertada em detalhes equivocados, com a caneta corretivo;

* E, por último, o preenchimento das áreas escuras com a 0.8 ou caneta Polska preta. 
E assim terminamos a arte manual.


ETAPA 5: COLORAÇÃO.



Na sequência, quem assume a página é o nosso competente diagramador e colorista Igor. 

A página que foi desenhada à mão, é então scanneada e colorida no Photoshop, detalhe por detalhe, sem deixar nenhum pedacinho em branco.
É importante que o traço dos desenhos esteja bem fechado para evitar o "vazamento" de cores.


PÁGINA PRONTA


Este é o resultado de todas as etapas anteriores feitas com dedicação, amor e paciência. Bóra começar a página seguinte!!!

Nenhum comentário:

Elenco do BRUSCÃO para a Série B 2024 - Zagueiros.

  ZAGUEIROS Wallace Reis 26/12/1987,  Conceição de Coité BA Chegou em 2022. Ianson Acosta Soares 15/07/1995,  Caxias do Sul RS Chegou em 201...