Agradeço ao universo pela presença dos historiadores ao longo da vida. Deus na sua infinita sabedoria, se preocupou em colocar em cada lugar os guardiões da história, pesquisadores e registradores dos fatos em geral, jornalistas, repórteres, enfim, todos com a imensa importância e responsabilidade de gravar a memória de uma época para as gerações futuras poderem compreender melhor o passado e projetar o futuro com mais conhecimento.
Os frutos deixados por estes herois vão ficando pelo caminho para fortalecer a memória local. Eu, particularmente, procuro colher os frutos destas pesquisas e transformá-los em histórias em quadrinhos divertidas, as quais não existiriam se não fossem por eles.
Agradeço especialmente aos meus grandes parceiros na Revista CARTUM, os quais contribuíram para que os quadrinhos baseados na história local viessem a existir recorrendo a inúmeras fontes já existentes, para enriquecer as pesquisas publicadas:
Professor Robson Gallassini (in memoriam), foi o maior incentivador dos quadrinhos sobre a história local e hoje em dia é meu patrono na ALB Bq;
Professor Carlos Eduardo Michel, foi um grande amigo do Robson e colega na faculdade;
Professor Marlus Niebuhr, foi o mestre do Robson na faculdade,
e todos os demais guardiões da história que estabeleceram parcerias conosco, durante as últimas duas décadas.
Agradeço aos autores dos livros nos quais pesquiso atualmente, por terem ido atrás dos originais e deixaram tudo redondinho pra que eu pudesse transformar tudo em quadrinhos, hoje em dia:
Escritor Saulo Adami;
Professora Rosemari Glatz;
Professor João José Leal;
Historiador Paulo Vendelino Kons;
Historiador Aloisius Lauth;
Historiador Edgar von Buettner;
Historiador Celso Tchê Deutscher;
Professor Ricardo Engel,
e todos os demais incansáveis registradores da vida.
E, finalizando, agradeço aos historiadores que vieram antes, e registraram os primeiros tempos de Brusque e região, gerando a fonte de pesquisa das publicações atuais:
Historiador Ayres Gevaerd;
Historiadora Maria Luiza Renaux;
Geraldo Gercino Stotz,
Oswaldo R. Cabral,
e todos os demais pesquisadores do passado, que facilitaram o caminho dos historiadores contemporâneos.
Feliz do lugar que possui um guardião de sua história, a qual não será apagada pelo vento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário