Por: Aldo Maes dos Anjos (autor da Revista CARTUM INTERATIVA)
Apesar de publicar a Revista CARTUM INTERATIVA já há 22 anos, com considerável respaldo do público leitor, existem os céticos que questionam a funcionalidade de um objeto físico para ler, com tantas atrações virtuais disponíveis na tela do celular. Nada contra o conteúdo virtual, desde que seja filtrado somente o que for bom, útil e verdadeiro de toda a avalanche de informação inútil e fake news que soterram o público internauta a todo momento.
Existem muitas vantagens em se praticar a leitura física: folhear um livro ou revista em quadrinhos pode ser considerado uma terapia, que inclui desfrutar do aroma do impresso, a textura do papel, a apreciação do lay out da obra literária, a imersão no contexto impresso e o seu próprio manuseio durante a leitura.
A principal vantagem de fazer a leitura física é o cuidado com a sua própria visão, pois nesse caso, a luz vem de trás da cabeça e ilumina o papel, enquanto a luz do celular entra direto nos olhos, prejudicando o nosso órgão enxergador, com o tempo. Mesmo que baixe o brilho do aparelho, ainda assim estará nos afetando sensivelmente.
Essa minha teimosia na leitura física é minha missão de vida. Por intermédio de uma forte intuição que nos levou a desenvolver mais de 360 edições diferentes nas duas últimas décadas, distribuímos gratuitamente quase um milhão de exemplares em centenas de locais de Brusque e cidades vizinhas, na tentativa de buscar os internautas convictos, que abandonaram a leitura física por falta de incentivo.
Se o problema era falta de incentivo para ler, agora não é mais: são impressas 2600 revistas mensalmente e distribuídas em mais de 115 lugares de Brusque e Guabiruba ou Gaspar, todos os meses, e isso está sendo feito há mais de 22 anos, com excelente feedback por parte dos leitores habituais, de maior sensibilidade.
Todo esse movimento não foi em vão. Com absoluta certeza alguém foi influenciado a ler mais, ou a começar a desenhar, ou a escrever com maior frequencia. Então toda esta energia empregada no processo criativo exposto em leitura física valeu realmente a pena. Bóra ler mais!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário