sexta-feira, 22 de setembro de 2023

CRÔNICA: "HQ, A Nona Arte"

Por: Aldo Maes dos Anjos (autor da Revista CARTUM INTERATIVA)

 HQ, ou História em Quadrinho, é o nome dado à arte de narrar roteiros com o auxilio de imagens, em uma sequencia de pequenos requadros, sendo considerada como a nona arte: uma arte sequencial. 

Esta modalidade artística é bem antiga, sendo usada desde os tempos dos homens das cavernas em suas pinturas rupestres, onde desenhavam cenas em sequência.


A HQ moderna resulta da combinação de duas linguagens: a palavra escrita, através dos balões de diálogo, onomatopéias e demais textos impressos, com a imagem desenhada, refletindo os detalhes daquilo que o autor queria transmitir para o seu eventual leitor.

As imagens transmitem a emoção e o humor que as palavras não conseguem expressar. Vale a pena desfrutar das cenas, expressões faciais exageradas e dos pequenos detalhes acontecendo ao redor. Quem lê muito rápido os quadrinhos acaba por desperdiçar detalhes sutis e relevantes na compreensão da própria história.

Quadrinhos são uma leitura dinâmica para quem tem pressa, divertida para quem quer se alegrar, informativa pra quem quer aprender, alfabetizante pra quem aprendeu a ler e terapêutida para quem avançou na idade. Podem ser a "porta de entrada" para leituras mais profundas e complexas, para quem ainda não é habituado a esta prática. 




Nas prateleiras das bancas, livrarias, sebos e bibliotecas tem de tudo: tem livro bom e tem livro ruim. Assim como os quadrinhos: tem HQ boa e tem HQ ruim. Garimpando bem, se pode encontrar excelentes obras com ótimos desenhos e textos geniais. Vale a pena ocupar nosso tempo ocioso (existe sim, é só criá-lo) praticando leitura!!

A leitura de quadrinhos é super indicada para crianças e adolescentes por criar o hábito de ler, que em muitos deles frutificará, permanecendo por toda a vida. A diversão contida nas histórias é o combustível que incentiva a leitura até o final,  tornando a leitura uma prática prazerosa e saudável em nosso cotidiano.



Quadrinhos não só estimulam a leitura, como também incentivam as crianças a desenhar e escrever, desenvolvendo a imaginação e a criatividade em suas mentes através destas práticas artísticas.

Mas como incentivar o meu filho a ler? A melhor maneira é dando o seu exemplo: quando possível, solte o celular e leia quadrinhos na frente do seu filho, para que assim ele também se interesse. Vale a pena e todos vão se divertir muito!


Nenhum comentário:

ENVELOPE DE NOVEMBRO

  Já está chegando o nono e penúltimo envelopinho da alegria em 2024!! Confira o conteúdo do envelope de Novembro: 1 Exemplar da Revista CAR...