Por: Aldo Maes dos Anjos (autor da Revista CARTUM INTERATIVA)
HQ, ou História em Quadrinho, é o nome dado à arte de narrar roteiros com o auxilio de imagens, em uma sequencia de pequenos requadros, sendo considerada como a nona arte: uma arte sequencial.
Esta modalidade artística é bem antiga, sendo usada desde os tempos dos homens das cavernas em suas pinturas rupestres, onde desenhavam cenas em sequência.
Quadrinhos são uma leitura dinâmica para quem tem pressa, divertida para quem quer se alegrar, informativa pra quem quer aprender, alfabetizante pra quem aprendeu a ler e terapêutida para quem avançou na idade. Podem ser a "porta de entrada" para leituras mais profundas e complexas, para quem ainda não é habituado a esta prática.
Nas prateleiras das bancas, livrarias, sebos e bibliotecas tem de tudo: tem livro bom e tem livro ruim. Assim como os quadrinhos: tem HQ boa e tem HQ ruim. Garimpando bem, se pode encontrar excelentes obras com ótimos desenhos e textos geniais. Vale a pena ocupar nosso tempo ocioso (existe sim, é só criá-lo) praticando leitura!!
A leitura de quadrinhos é super indicada para crianças e adolescentes por criar o hábito de ler, que em muitos deles frutificará, permanecendo por toda a vida. A diversão contida nas histórias é o combustível que incentiva a leitura até o final, tornando a leitura uma prática prazerosa e saudável em nosso cotidiano.
Quadrinhos não só estimulam a leitura, como também incentivam as crianças a desenhar e escrever, desenvolvendo a imaginação e a criatividade em suas mentes através destas práticas artísticas.
Mas como incentivar o meu filho a ler? A melhor maneira é dando o seu exemplo: quando possível, solte o celular e leia quadrinhos na frente do seu filho, para que assim ele também se interesse. Vale a pena e todos vão se divertir muito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário