No dia 10 de agosto, a Academia de Letras do Brasil - seccional de Brusque completou 10 anos de sua fundação, a qual ocorreu nesta data, em 2013. Na época, a escritora Terezinha Viecelli tinha o sonho de frequentar uma Academia e tomar um chá das cinco, com outros acadêmicos. Como não havia nenhuma academia por perto, resolveu logo criar uma, que foi acrescentada de diversas cabeças pensantes competentes e coerentes que agregaram valor a esta Academia. Alguns escritores saíram, novos membros entraram, e hoje em dia a ALB- Brusque conta com 14 imortais.
Registro da abertura do evento, feito pela confreira Jucilene, com a fundadora Terezinha Viecelli, a atual presidente Terezinha Debatin e o vice presidente, o Sr. Marcos Welter.
“Nossa Academia deixou de ser menina. Agora, já não conjuga verbos comuns, observa pontos, vírgulas, acentos, espaços, regras ortográficas, sonoridade das palavras […] Vencido os dez anos de profícua caminhada, garimpamos em terra fértil do mundo literário mais quatro pensadores de quilate literário para na ALB-Brusque fazerem carreira louvável”. - trecho da poesia de Maria Terezinha Debatin.
Nesta noite houve um evento comemorativo, seguido de delicioso jantar no buffet do Restaurante Vô João, no Paysandu. A nossa cerimonialista Glorinha Dittrich abriu a noite com uma magnifica apresentação de Bach e Mozart. Mais tarde o Maestro Sergio Westrupp também tocaria belas sinfonias com seus músicos.
Foi uma noite para comemorar a primeira década de existência da Academia e também apresentar seus novos membros:
Cadeira 3 - Fernanda Analú Marcolla (Patronesse: Clarice Lispector).
Cadeira 5 - Herbert von Büettner Pastor (Patrono: Lindolf Bell).
Cadeira 7 - Rogério Adilson Lana (Patrono: Ziraldo Alves Pinto).
Cadeira 9 - Talita Garcia (Patronesse: Maria Luiza Renaux).
Houve homenagens e mimos para os ex-presidentes da Academia: Terezinha Viecelli e Marcos Welter, além de distribuição de medalhas comemorativas a todos os acadêmicos.
A seccional visa reunir pessoas que se destacam na literatura, na produção textual, na leitura e na cultura a fim de ampliar as discussões e ações na área da linguagem. A Academia de Letras do Brasil é uma entidade cultural, com sede em todos os estados do país, e tem como objetivo apoiar todos os escritores, independente do gênero que escrevem, e divulgar a literatura, usando-a como instrumento de inclusão e buscando desenvolver projetos culturais no Brasil e em outros países.
Confira como foi o lançamento do Livro "Coletânea Imortais", celebrando os 10 anos Da ALB - Bq, com memórias, histórias e contribuições de nossos acadêmicos, ACESSANDO AQUI !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário