Gostaria de compartilhar aqui um acontecimento chato de ontem, que foi a perda da vaga na ABL a que o grande autor de quadrinhos Mauricio de Souza estava indicado e super apoiado, devido a sua longa carreira e produtividade. Porém, reacendendo uma velha discussão de que quadrinhos não sejam literatura. Foi superado pelo escritor Ricardo Cavaliere, também justamente merecedor desta vaga. Porém, o sentimento que ficou foi de que esta escolha foi gerada pelo preconceito contra as histórias em quadrinhos.
Registro aqui também a honra que tenho em ter sido aceito na ALB Bq mesmo sabendo que muita gente não concorda com a indicação de um quadrinista, porém acrescento o fato de que há escritores de livros bons e ruins, assim como há autores de quadrinhos bons e ruins. Gratidão a todos que apoiam esta importante vertente literária que tanto atrai novos leitores.
Finalizando, deixo aqui o depoimento do Mauricio de Souza após a votação na ABL:
“Quero parabenizar o novo acadêmico Ricardo Cavalieri por sua entrada na ABL. Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutiu sobre a importância dos quadrinhos, seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir, de diversas formas, com a literatura. Agradeço de coração os apoios que recebi nesta campanha e aos que me honraram com seu voto, acreditando na minha proposta para a ABL. Continuarei nesta ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras. Um grande abraço a todos que lutam pela valorização dos autores e, principalmente, pela formação de leitores neste nosso Brasil.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário