quinta-feira, 30 de março de 2023

Imortais da Academia de Letras do Brasil - Seccional Brusque - Cadeira 10 - Reinaldo dos Santos Cordeiro

 


Cadeira 10 Reinaldo dos Santos Cordeiro

Patrono: José Germano Schaefer.

Tornou-se imortal em: 18/04/2015.


As Memórias Destruídas pelas Águas

Autor: Reinaldo Cordeiro (cadeira nº 10)


Em agosto de 1984, o dilúvio das águas cobriu completamente o prédio da Câmara Municipal, destruiu seus anais e causou a perda irreparável de 100 anos de história. No momento em que a Academia de Letras planejou a publicação deste trabalho editorial, despertou-me a ideia de homenagear o Parlamento Brusquense, por meio do que fosse possível resgatar das memórias devastadas pelas águas do Itajaí-Mirim.
Desde então, a intenção de compor o mosaico das gerações que cumpriram mandato popular antes dequele ano deu origem a uma precária galeria, diante da falta de elementos suficientes para avaliar desempenhos, ação parlamentar e incontáveis decisões direcionadas à prosperidade do Município de Brusque ao longo da história.
Essa iniciativa, de modo particular, representa o afeto a uma instituição que me permitiu acumular experiências e compreender o seu significado no exercício do poder democrático representativo e na gestão dos negócios públicos municipais. (...)


Segue uma entrevista concedida à Rádio Cidade,  em 26/11/2014.

Ele é casado com Maria Lindaura Zen Cordeiro e tem dois filhos, André Luiz Cordeiro e Lucas Cordeiro. Nasceu no dia 18 de julho de 1959, em Calçoene, no Amapá, no extremo Norte do Brasil, uma cidade pequena, com pouco mais de nove mil habitantes, localizada às margens do Rio Calçoene. Uma cidade interiorana, distante cerca de 400 quilômetros da capital, Macapá: 

- Foi assim que me criei, foi ali que dei os primeiros passos, de pés descalços nas estradas de chão batido, tomando banho na cachoeira, jogando futebol em um campo belíssimo em frente à igreja. 

Quando completou a idade necessária para entrar na escola, os pais o transferiram para a capital, para que pudesse cursar o ensino primário. Em seguida, ainda na adolescência, Reinaldo entrou para o seminário, onde cursou o ensino médio e superior, ficando por 12 anos a se dedicar nos estudos. Antes da chegada em Brusque, Cordeiro ainda estudou em Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e, por fim, Londrina (PR). 

- Na cidade de Londrina, eu fazia faculdade de filosofia e pertencia ao Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME). Naquela época, o curso de filosofia em Londrina era muito na linha de esquerda, da filosofia da libertação e a direção do instituto não concordava com essa formação um tanto quanto marxista, existencialista – relembra ele. 

Por não considerar a mais adequada, a diretoria procurou uma faculdade de filosofia no Brasil para que ele desse continuidade no curso. Na época, em Brasília, foi indicado o Centro Universitário de Brusque (Unifebe), pra onde ele foi. 

- No período que eu cheguei aqui, terminado o curso, me desliguei do seminário. Eu tive umas incompatibilidades de pensamentos e me afastei. Mesmo que eu tivesse vontade de continuar, tinha vontade de realizar a minha vida na atividade voluntário e religiosa – afirma ele, ainda dizendo que suas origens sempre foram muito religiosas, católica. 

POLÍTICA E MAIS Depois do desligamento do seminário, Reinaldo trabalhou por quatro anos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, com o ex-deputado Gentil Archer. 

- O meu papel lá era escrever. Eu escrevia discursos. Foi um período muito fértil, pois o fato de escrever textos, discursos, pronunciamentos, exigiu leituras, informação. Então, eu era um inveterado leitor de jornais – relembra. 

Ele ainda conta que fez um grande arquivo de jornais para usar como pesquisa de políticas públicas. Depois disso, o assessor ainda cursou história na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Quando findou o período de trabalho na Alesc, ele prestou o concurso para a Câmara de Vereadores de Brusque, em 1986, e passou para desempenhar a função na assessoria legislativa. 

- Por volta de 78, eu estava no seminário e fiz um concurso público a nível federal e fui aprovado. Foi ocasião em que desempenhei uma função na Presidência da República.

Devido a um ano letivo perdido no seminário, ele teve que escolher entre ficar estudando ou trabalhando. Optou por voltar e pediu exoneração do cargo na esfera federal para poder voltar a estudar filosofia. Somente no serviço público, Reinaldo está há 33 anos. Depois de desligado do seminário, ele conheceu Maria Lindaura, por quem se apaixonou. Os dois namoraram por cerca de seis anos e se casaram no dia 6 de janeiro de 1989, na igreja católica do Bairro Santa Terezinha, em missa celebrada pelo padre Sérgio. 

- Meu casamento é rico em aventuras e felicidades. Tenho dois filhos que estão estudando Direito na Unifebe. Um deles está se formando agora – conta entusiasmado. 

LIVROS Mesmo como assessor e desempenhando essa função em Brusque, Reinaldo continua a fazer aquilo que sempre gostou: o ato de escrever. Lançou várias obras de memórias, focando no resgate das histórias de pessoas quanto de empresas que fizeram parte da trajetória local. 

- Eu escrevi uma obra, por exemplo, de empresas recente. Sobre a história dos atacadistas e distribuidores catarinenses na constituição de suas empresas. Entrevistei um grupo dos 50 maiores atacadistas de Santa Catarina. São empresas grandes, poderosas, soberanas, donas do próprio destino, mas que começaram de uma maneira muito frágil e vacilante. 

Além dos livros que mostram o sucesso de várias delas, também relatou a história do dignitário gaúcho Marco Antônio, último livro lançado, além do professor Euclides Visconti, falecido recentemente, um educador que liderou o movimento popular de grande envergadura para a criação do Colégio Cenecista Honório Miranda, o início dos anos 60. Cordeiro escreve para várias pessoas, inclusive a dignitários e políticos, além de prestar assessoria de redação de texto. Ele acredita que a produção literária seja um dom e dá prazer na hora de fazer. 

- Na minha vida, li muitas obras, mas uma que me deixou muito marcado é a “A ciência vence a religião?”. De literaturas vagas tiveram muitas obras: “Dom Casmurro”, “Meu pé de laranja lima”, “Iracema”. Autores catarinenses: Lindof Bell, um bom poeta já falecido. Na verdade, eu sou um viciado em jornais e revistas. Não sei o que é Facebook, WhatsApp, não gosto de muita futilidade. Faz bem falar sobre futebol, sobre carros, mas não é só isso. Eu gosto de temas mais significativos. 

Aos 55 anos, ele conta que é feliz e sempre buscou encaminhar seus filhos no caminho da intelectualidade. 

- Eu ainda sou apaixonado pela minha mulher. Tenho grandes amigos aqui em Brusque. Aqui [na Câmara] é um ambiente muito harmonioso e a Câmara tem uma assessoria muito eficiente.  

Fonte: https://rc.fm.br/homes/page_noticia/id_33113/

O professor Reinaldo Cordeiro é autor de 26 pesquisas relacionadas ao resgate memorialístico e a temas vinculados à colonialização europeia no Vale do Itajaí-Mirim



SAIBA MAIS sobre Reinaldo Cordeiro, ACESSANDO AQUI !!

Para conhecer outros membros da ALB Br, ACESSE AQUI !!


segunda-feira, 27 de março de 2023

ÚLTIMOS DIAS

 Últimos dias da Super Promoção para novos assinantes:



A Trajetória das Histórias em Quadrinhos em Brusque - Parte 3: PAULO STOCKER

 (Fonte: Blog "Boca a Penas") http://www.bocaapenas.com/2015/06/oito-perguntas-penas-com-paulo-stocker.html 




Paulo Stocker é artista plástico, cartunista e muralista. Catarinense, natural de Brusque, ele é hoje uma das maiores referências artísticas da Rua Augusta — lugar que fica na região central de São Paulo frequentado por inúmeros trendsetters da América Latina e local que escolheu para morar com sua esposa e filha— e também do Brasil. 


Como todo artista, Stocker é uma criança que nunca parou de desenhar. Já são mais de 30 anos de carreira. Em suas inúmeras obras criou os cartuns, muitas vezes com uma pitada de erotismo, do site Stockadas; deu vida, junto com o publicitário Eduardo Rodrigues, ao personagem Tulípio, que está presente em dezenas dos principais bares do Rio de Janeiro e de São Paulo através do Cineboteco e da Revista do Tulípio; 



Criou a reconhecida série Gambiarra, que aplica traços orgânicos e máquinas multicoloridas; e sua principal obra é o personagem Clóvis, presente em seus quadros e murais de rua. 

Clóvis possui um prestígio público enorme e é considerado pelo cartunista britânico Karl Dixon, do Diary of a Cartoonist and Writer, como um personagem genial pela simplicidade e singularidade de seus traços e formas de usar seus quadros. A forma com que Stocker usa os quadros do Clóvis é uma referência para artistas do mundo inteiro.
[Adolfo Martins]

(Fonte: Blog "Boca a Penas") http://www.bocaapenas.com/2015/06/oito-perguntas-penas-com-paulo-stocker.html 



 Confira uma entrevista de Paulo Stocker, concedida para o blog "Aspas & Vírgulas", ACESSANDO AQUI !!



Minha convivência com o Paulo Stocker:

(Por: Aldo Maes dos Anjos, autor da Revista CARTUM)

Conheci o Paulo em 1989. Na época eu tinha 14 anos e trabalhava na Tipografia Brusque, ao lado do Hotel Queiroz. Alguns amigos da gráfica começaram a elogiar meus desenhos e caricaturas e foi então que abriu um curso de Histórias em Quadrinhos, naquela instituição que oferecia cursos diversos e ficava ao lado da Mega Motos mas eu me esqueci o nome. 

O Paulo Stocker já era um quadrinista reconhecido e publicava charges no Jornal "O Município", o qual eu acompanhava já há muitos anos. Nessa época, eu resolvi que queria ser quadrinista. Alguns colegas da gráfica apoiaram a ideia, como o Eduardo Cavichioli, o falecido Juba e o Supla. O seu Teodoro achou que era loucura e que não ia dar em nada, e o Sr Valter Wanka da guilhiotina profetizou que a tecnologia ia superar os artistas (chegou perto, mas acho que isso não vai acontecer). Mas criei coragem e me inscrevi no curso.

Poucos inscritos, se não me engano, além de mim estava o Alexandre Mafra da prefeitura (in memoriam), o multimídias Oli Rodrigues e mais uma menina que não me lembro o nome. Mas foi um grande prazer conhecer estas pessoas e partilhar do talento deles, muito superior ao meu. Meu traço ainda era insignificante (melhorou um pouco de lá pra cá),
e foi uma grande honra ter feito este curso com o professor Stocker. Grande figura, brincalhão e atencioso, me apresentou as bases da história em quadrinhos, balões, onomatopéias, perspectiva, etc.
Depois disso ele foi pra São Paulo, onde consolidou sua carreira de ilustrador e perdemos o contato. Mas ainda hoje me lembro daquela emblemática e cativante figura cabeluda de trinta e poucos anos atrás, que apresentou a mim o seu conhecimento e teve a paciencia de analisar cada traço que eu fazia, deixando dicas preciosas.
Gratidão pelo tempo de aprendizado, Mestre Stocker!


Leia A Trajetória das Histórias em Quadrinhos em Brusque 

- Parte 1: DOMINGOS FOSSARI, ACESSANDO AQUI !!

- Parte 2: ADAUTO CELSO SAMBAQUY, ACESSANDO AQUI !!

sábado, 25 de março de 2023

Ode À Leitura

 (escrito por: Aldo Maes dos Anjos, em 25/03/2023)



 “Abro um livro e o folheio,

E sinto a sua textura,

Cheirinho de tinta ou de mofo

O que vale é fazer a leitura.

 

Corro os olhos nas palavras

Impressas em cada folha,

Absorvo bem a mensagem:

Esta é a minha escolha.

 

Prosa, conto ou poesia.

Crônica, romance ou ficção,

Cada leitura é a colheita

Do que um dia foi inspiração.

 

Cada livro que eu leio

Alimenta o meu pensamento,

Fortalece meu raciocínio

E aumenta meu discernimento.

 

Não sei como fui demorar

Tanto para compreender

O saber que a leitura nos traz

Pelo simples ato de ler.

 

Clareia as minhas ideias,

Me abre uma ampla visão,

Me acrescenta perspectivas

Em cada nova instrução.


Finalizo com uma verdade

E o leitor vai me entender

Que o maior analfabeto que existe

É quem sabe e não gosta de ler. “

 

(escrito por: Aldo Maes dos Anjos, em 25/03/2023)

quarta-feira, 22 de março de 2023

Revista CARTUM INTERATIVA nº 165

 Tá saindo do forno uma tiragem quentinha de Revista CARTUM!! Trata-se da Edição Espedial sobre Filosofia Grega, Parte 2, complementando a primeira parte, publicada na edição nº162, de novembro de 2022.


A Filosofia Grega foi um período de incomparável progresso intelectual, tanto nas artes como nas ciências, ocorrido desde o século VII a.C. até o século VI d.C. A Filosofia foi utilizada para dar sentido a vida de uma maneira não religiosa.

Na edição 162, foram apresentados os filósofos Sócrates, Diógenes e Epícuro. Agora chegou a vez de conhecer Platão, Aristóteles e Arquimedes.

Conheça abaixo o seu conteúdo:


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:


"Botando Pra Pensar"Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.


"Um Filósofo dos Grandes"Aristóteles foi um filósofo e polímata da Grécia Antiga. Ao lado de Platão, de quem foi discípulo na Academia, foi um dos pensadores mais influentes da história da civilização ocidental.


"A Coroa do Rei Hierão II" - Arquimedes de Siracusa foi um matemático, filósofo, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam conhecidos, são suficientes para que seja considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.


BRUSQUE ONTEM:


"Um Substituto Afinado" -  Relembra uma passagem interessante da infância do Maestro Aldo Krieger, onde ele precisou substituir seu professor em uma apresentação, aos 8 anos de idade e...


OUTROS SEGMENTOS:


APRENDA INGLÊS DANDO RISADA (Uma conversa de Platão com o seu aluno);

DIREÇÃO DEFENSIVA (e as principais causas de acidentes graves, para ficarmos mais atentos!);

PALAVRAS CRUZADAS (e o grau aumentativo das palavras);

LINHA DO TEMPO DA FILOSOFIA GREGA (apresentando seus quatro períodos principais);

TIRINHA inédita.


CONTEÚDO VIRTUAL:

E-book da primeira parte da Filosofia Grega (Cartum 162);

E-Book da Cartilha CONSEG Colume VIII (O Que É o Conseg?);

Leia o causo do Maestro Aldo Krieger aos 8 anos de idade;

Personalidades: Iolanda;

Conheça os imortais da ALB -Bq (Cadeira 7 - Otilia Heining);

SAIBA MAIS sobre a Linha do Tempo da Filosofia Grega;

SAIBA MAIS sobre a Promoção ASSINANTE PREMIADO 2023;

SAIBA MAIS sobre o Kit HISTÓRIA (em quadrinhos) DE BRUSQUE;

BÔNUS: mais uma piadinha em inglês para traduzir;

BÔNUS: mais seis tirinhas super divertidas;

Confira todos os capítulos já publicados da coluna DIREÇÃO DEFENSIVA;

Confira as Respostas das Palavras Cruzadas.



PARA OS ASSINANTES:


O envelope contendo um exemplar da Cartum Interativa nº165 para os assinantes vai trazer também:

1 exemplar da Revista LEITOR VIP 82;

6 E-Books de revistas Cartum antigas (nº 72 a 77);

6 figurinhas para o seu álbum "Universo Cartum";


Veja como fazer a sua ASSINATURA ANUAL:




segunda-feira, 20 de março de 2023

A Trajetória das Histórias em Quadrinhos em Brusque - Parte 2: ADAUTO CELSO SAMBAQUY

 Adauto é gaúcho. Nascido em Caxias do Sul RS, em 09 de outubro de 1936. 



Iniciou sua carreira de desenhista, publicando quadrinhos na revista "Albatroz", na edição de nº 26, em agosto de 1969, com a história "Não Pode Ser". Na época, era caixa do Banco do Brasil e grande amirador do trabalho de Gelatti, o desenhista e fundador da publicação gaúcha. Tornou-se um amigo, incentivador, investidor, colaborador, fã e aluno de Gelatti.



A partir da edição nº 37, com "O Monstro do Terror", teve uma participação mais constante. Até que, na última edição, Sambaquy estrelou a história principal na revista Albatroz de nº 46: "Cidade Enterrada", provavelmente num gesto de reconhecimento e agradecimento por toda a colaboração prestada por este grande amigo.



Veio morar em Brusque SC, onde o caxiense construiu carreira sólida no Banco do Brasil. Mas não deixou de desenhar. Produziu charges semanais para o Jornal "O Município" e fez inúmeras colaborações para o periódico alternativo "Cogumelo Atômico".



Sambaquy foi peça fundamental na consolidação do Futebol de Mesa profissional no sul do Brasil. Também é membro ativo da Maçonaria, e faz palestras pelo Brasil inteiro.

Atualmente, aos 86 anos, reside em Balneário Camboriú SC com sua esposa Janete.



Confira uma entrevista de Adauto Celso Sambaquy, concedida para a FEMUMERJ (Federação de Fut. de Mesa do RJ), em 2017, ACESSANDO AQUI !!

Leia A Trajetória das Histórias em Quadrinhos em Brusque 
- Parte 1: DOMINGOS FOSSARI, ACESSANDO AQUI !!

sábado, 18 de março de 2023

Revista CARTUM na cidade de Gaspar:

 







A cidade de Gaspar já conhece bem os personagens da Revista CARTUM. Tudo começou em 2010, quando o CONSEG local publicou uma versão gasparense para a Cartilha CONSEG volume 1 que havia sido publicada em Brusque, em 2008.



Na sequência, em 2011, foram distribuídas em todas as escolas municipais da cidade, as 2 edições da Revista GASPAR ONTEM, contando a história deste município. 

Em 2018, foi publicada também uma versão gasparense para a Revista da Copa do Mundo da Rússia. Agora chegou a vez da Revista CARTUM GASPAR assumir o papel da "filial" da Revista CARTUM, a qual é publicada em Brusque há 19 anos!


Revista CARTUM GASPAR



A princípio com periodicidade semestral, teve o seu primeiro número lançado em novembro de 2019, com tiragem de 3.000 exemplares e distribuído em mais de 90 pontos comerciais da cidade de Gaspar, mais 5 locais de Brusque (e também para os assinantes da Revista CARTUM) com um conteúdo voltado para este município e cheios de QR CODES lotados de informação e conhecimentos.



Conheça mais sobre a Revista CARTUM GASPAR nº 01, acessando o link abaixo:






A segunda edição da Revista CARTUM GASPAR ficou pronta no final do mês de março de 2020, justamente no início da pandemia e do período de quarentena. Foi distribuída somente na semana entre 13 e 17 de abril, em menores quantidades e em mais lugares. Mais de 110 pontos comerciais estão fazendo esta distribuição dentre o reduzido público que circula pelas ruas neste mom
ento incomum que vivemos.
Conheça mais sobre a Revista CARTUM GASPAR nº 02, acessando o link abaixo:




terceira edição da revista CARTUM GASPAR foi distribuída em janeiro de 2021, contendo os temas: 
"Aí Vem As Águas"; "A Emancipação Política"; Igreja São Pedro Apóstolo"; "Clube Musical São Pedro"; "A Estrada de Ferro"; "Construindo a Ponte"; "Todos os Prefeitos e Vice de Gaspar"; Origem do nome, localização no mapa e curiosidades sobre os 21 bairros gasparenses.
Conheça mais sobre a Revista CARTUM GASPAR nº 03, acessando o link abaixo:


A  CARTUM GASPAR nº 04 veio ao mundo em julho de 2021 com os seguintes temas:


1)            “PRÉ HISTÓRIA DE GASPAR”:   Os Xokleng formavam um grupo cultural com regras e costumes próprios desenvolvidos para a vida nômade.

2)            “O MUNICÍPIO DE GASPAR”:   Com a fundação do Município de Blumenau, Gaspar passou a ser “Distrito São Pedro Apóstolo”, em 1861, em razão de uma Capela com o mesmo nome, na localidade de Belchior.

3)            “CRONOLOGIA HISTÓRICA”:   A partir da revolução de 1930, o interesse nacional em diminuir ou enfraquecer o poderio político de Blumenau no cenário catarinense, tomou dimensões maiores. Era necessário criar novos municípios, retalhando o grande e forte Blumenau.

4)            “LEOPOLDO SCHRAMM”:   Em 18 de março de 1934, ele e todo o povo gasparense viram coroados de êxito os seus esforços e a sua luta, com a instalação oficial do município.

5)            “MORRO DO PARAPENTE”:   Com 290m de altura, o Morro do Parapente, também conhecido como Morro da Cruz ou Morro Pelado, oferece uma magnífica vista da cidade de Gaspar, do Rio Itajaí Açu, e até do litoral.

6)            “TUPI DE GASPAR”:    Não há como falar de Gaspar sem lembrar do Clube onde parte da comunidade gasparense já participou, seja como atleta, dirigente, torcedor ou colaborador.

7)            Todos os 21 bairros do município de Gaspar – SC.

8)            E-Books com as 3 primeiras edições acessados por QR Codes.



Leia o E-Book com o quarto volume, ACESSANDO AQUI!!

 CARTUM GASPAR nº 05 veio ao mundo em março de 2022 com os seguintes temas:

SOBRE GASPAR

Conhecida como cidade Coração do Vale, Gaspar possui rara beleza e grande potencial turístico. Confira informações sobre a sua geografia, economia e população.

No QR Code, confira os limites intermunicipais do município.

SÍMBOLOS CÍVICOS DE GASPAR

Conheça a simbologia e significado do brasão e da bandeira.

HINO DE GASPAR

Aprenda a história do Hino "Saudando Gaspar", sua letra, e ouça o seu áudio através do QR Code.

RIO ITAJAÍ-AÇU

A história de Gaspar está intimamente ligada à história do Rio Itajaí-Açu, desde seus primeiros dias. O rio corta o município ao meio, bem na sua região central e por muito tempo foi a porta de entrada e caminho dos imigrantes que aqui chegaram trazendo seus conhecimentos, hábitos e cultura. 

No QR Code, estão informações mais aprofundadas sobre o rio que abastece Gaspar.

Histórias com cenários locais:

Pela primeira vez são utilizados cenários reais gasparenses. Nesta edição: Padaria Sete, Moendão, Gaspar Placas, e Floriani Pescados.

Municípios Vizinhos: ILHOTA

Nesta edição da Revista CARTUM GASPAR, vamos iniciar a série “Municípios Vizinhos”, sendo que a cada revista será apresentado um dos 7 municípios que fazem divisa com a cidade.

Conheça os detalhes da geografia, economia, população e símbolos cívicos de Ilhota. Também saiba quem foi o desbravador Charles Van Lede e entenda como foi a chegada dos imigrantes belgas nesta cidade. 


 CARTUM GASPAR nº 06 veio ao mundo em novembro de 2022 com os seguintes temas:

INTENDÊNCIA

Foi o sistema que governou Gaspar no período em que era um Distrito de Blumenau, antes da sua Emancipação Política, em 1934.

No QR Code, confira quem foram os intendentes de Gaspar.

TODOS OS PREFEITOS DE GASPAR

Caricaturas, períodos de governo, partido político e vice de cada prefeito que já governou a cidade. Esta matéria não possui vínculos políticos.

No QR Code, estão os fatos marcantes de cada mandato.

AS QUATRO IGREJAS MATRIZ DE GASPAR

Um resumo histórico dos quatro principais templos religiosos que a cidade já teve.

No QR Code, informações completas sobre as 4 Igrejas.

 

Quadrinhos com cenários gasparenses

Assim como na edição anterior, foram escolhidos 4 locais da cidade de Gaspar que são utilizados como cenários nesta edição para uma divertida piada, com as cores e os detalhes do imóvel e as caricaturas de alguns de seus frequentadores.

 

Municípios Vizinhos: BRUSQUE

Nesta edição da Revista CARTUM GASPAR, vamos apresentar mais um “Município Vizinho”, entre os sete que fazem divisa com a cidade.

Conheça os detalhes da geografia, economia, população e atrações turísticas de Brusque. Também saiba quem foi o desbravador austríaco Barão de Schneeburg e entenda como foi a chegada dos imigrantes alemães nesta cidade.






Em 2023 teremos dois novos volumes da Revista CARTUM GASPAR. Acompanhe, aprenda e divirta-se!!


Acompanhe todos estes lançamentos fazendo uma assinatura anual das Revistas CARTUM. Veja como acessando o link abaixo:

ENVELOPE DE NOVEMBRO

  Já está chegando o nono e penúltimo envelopinho da alegria em 2024!! Confira o conteúdo do envelope de Novembro: 1 Exemplar da Revista CAR...