quarta-feira, 8 de março de 2023

Imortais da Academia de Letras do Brasil - Seccional Brusque - Cadeira 6 - Maria Glória Dittrich

 


Cadeira 6 Maria Glória Dittrich

Patrono: Henry Bérgson (filósofo, escritor e diplomata francês).

Tornou-se imortal em: 19/03/2022.


 

A ESPIRITUALIDADE NATURAL NO CUIDADO INTEGRAL E A NEUROSE NOOGÊNICA

Autora: Maria Glória Dittrich (Cadeira nº 6)


RESUMO: Esta pesquisa teórica, fenomenológica, tratou do tema sobre espiritualidade natural e sua relação com o cuidado integral e os desafios da neurose noogênica. O objetivo geral foi compreender a concepção de espiritualidade natural no cuidado integral e os desafios da neurose noogênica. Dentro de hermenêutica fenomenológica, fazendo a conexão entre a intencionalidade, percepção, compreensão e descrição clara e distinta das reflexões críticas resultantes das categorias chave da pesquisa, se utilizou fontes primária e secundárias que abrangeram publicações impressas ou eletrônicas com foco em Frankl e Lukas,Tillich, Maturana e Dittrich. As categorias para a compreensão do objeto de estudo foram: espiritualidade natural, cuidado integral, ser humano e neurose monogênica. Os resultados mostram que na contemporaneidade o ser humano sente que perdeu o controle do ritmo do real em que vive, pois, o conhecimento tornou-se difuso e complexo e as relações alcançam um provisoriedade antes não vivida com tanta intensidade. Isso muito frequentemente o fascina, mas também o amedronta. Vive-se a provisoriedade do ser diante do outro, do fazer, do conhecer, do saber e do conviver. Esse novo ritmo tem impactos sobre a vida das pessoas, perturba o viver com qualidade de felicidade, especialmente com um sentido existencial que traz a razão do porquê viver diante do outro, da cultura, da natureza e do sentimento e percepção da transcendência. Quando o ser humano não consegue descobrir um sentido em sua vida e se frustra diante de suas vivências, essas frustações existenciais, ligadas a questão de princípios e valores no sentido do viver, são chamadas de frustações monogênicas. Tais frustações tem impactos na saúde da pessoa, as quais implicam na efetividade de um cuidado integral que considere o ser humano multidimensionalmente, complexo, emergente e dinâmico na sua forma de viver e conviver no mundo. O combate às frustrações e a falta de sentido de vida pode dar-se através das vivências de amor, sofrimento, trabalho e da criatividade como caminhos de descoberta de novas formas de ser e de significar a existência. 







Maria Glória Dittrich é graduada em Filosofia, mestre em Educação e doutora em Teologia. É professora e coordenadora do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e docente do curso de Enfermagem da Univali. Atua como artista plástica desde 1982. Sua obra está marcada pelo tema da metamorfose da vida, como processo de uma dinâmica criativa que incorpora os fluxos de energia vital como forma de expressar o amor criativo, sagrado, universal, na relação ainda entre caos e ordem, corrupção e geração. O trabalho remete a potência do ser na sua finitude e infinitude da vida. A autora é escritora e promotora de eventos culturais e científicos, e seu trabalho nas artes plásticas é marcado por várias exposições e premiações no Brasil e no exterior.

Fonte: https://www.escavador.com/sobre/1482140/maria-gloria-dittrich 

Conheça o currículo de Maria Glória Dittrich, ACESSANDO AQUI !!


Para conhecer outros membros da ALB Br, ACESSE AQUI !!



Nenhum comentário:

Quarto envelope de 2024

  Durante essa semana, os assinantes da Revista CARTUM vão se deparar com um novo "pacotinho da alegria" em suas caixas de correio...