quinta-feira, 12 de março de 2020

Revista CARTUM GASPAR nº 02




Em meio à quarentena que estamos vivendo, aguardando que tudo se resolva e a vida se normalize o quanto antes, acaba de sair um novo lançamento das Revistas CARTUM: a segunda edição da publicação CARTUM GASPAR, trazendo mais sete temas sobre as origens deste município. O objetivo é popularizar os registros históricos regionais, até então restritos aos leitores mais instruídos, que buscam as obras acadêmicas pouco utilizadas nas bibliotecas.





Na primeira edição da revista CARTUM GASPAR, lançada no final de 2019, apresentamos os quadrinhos e pesquisas referentes à pré-história do município de Gaspar, com as informações mais antigas que se tem registro sobre a história deste município.






Para este segundo volume, serão apresentados 7 novos temas sobre as origens do município de Gaspar. Todos os sete temas possuem:
1)      Uma história em quadrinhos divertida a respeito do assunto;
2)      Um resumo das pesquisas históricas;
3)      Um conteúdo ampliado em ambiente virtual acessado por Código QR.
A segunda edição da Revista CARTUM GASPAR vai apresentar os seguintes temas:
 
  
1)      “DR. BLUMENAU E SUA COLÔNIA” - No ano de 1848, o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e Fernando Hackradt, seu sócio, iniciaram uma expedição para explorar as terras ao longo do rio Itajaí-Açu. 


2)      “A FREGUESIA DE SÃO PEDRO APÓSTOLO” - Nos primeiros tempos, os Arraiais do Belchior e Pocinho não contavam com um padre que vivesse no local. O padre Gattone foi o primeiro religioso a morar na região, se estabelecendo em Belchior, no ano de 1860.



3)      “CHEGAM OS ITALIANOS” - No ano de 1875, começaram a chegar centenas de imigrantes italianos. Neste ano, a Colônia Blumenau recebeu cerca de 1129 novos colonos vindos daquele país.


4)      “ITALIANOS NO BARRACÃO” - Os imigrantes italianos começam a chegar ao Vale do Itajaí a partir de 1875. No atual Bairro Barracão fora construído um abrigo para alojar, temporariamente, os imigrantes recém-chegados.


 5)      “NAVEGANDO NO ITAJAI-AÇÚ” - Desde os primeiros anos da colonização em 1835, o rio Itajaí-Açu foi de grande importância para a ocupação da região. Foi seguindo o rio que os primeiros colonizadores chegaram a estas terras.


6)      “MUNDO DAS VENDAS” - No início do século 20, quando se precisava comprar algum produto, ia-se até a venda, também chamados de armazéns de secos e molhados.


7)      “CONTOS GASPARENSES”:
Parte I - O MISTÉRIO DE MR. BROWN - Sr. Richard Brown. Foi um personagem um tanto misterioso e ninguém sabia dizer, se se tratava de um engenheiro, de um geólogo, de um excêntrico ou de um simples aventureiro.

Parte II - O CONTO DO TANOEIRO - Certo dia, um tanoeiro e um farmacêutico combinaram de pregar uma peça a um sitiante que gostava de conversa e sempre “sabia muita coisa”.





E ainda:
Significado do brasão e da bandeira de Gaspar;
História, letra e áudio do hino de Gaspar;
Origem do nome da cidade.



A Revista CARTUM GASPAR nº 02 terá 3000 exemplares distribuídos gratuitamente em mais de 90 locais de Gaspar. Os assinantes da revista CARTUM vão receber um exemplar junto com a edição nº 138, de abril e dois adesivos divertidos.

Para fazer a sua assinatura anual, acesse o link abaixo:

Para conhecer o primeiro volume da CARTUM GASPAR, acesse o link abaixo:

Nenhum comentário: