segunda-feira, 22 de junho de 2020

Feedback de um Colecionador

Hoje foi um dia bastante nostálgico. Quando vi o celular de manhã, havia uma mensagem da Ana perguntando num grupo o que achávamos das Histórias em Quadrinhos (HQ). Depois de uma longa discussão sobre a desvalorização, sobre ser leitor no Brasil, sobre adaptações, e sobre a importância do incentivo à leitura, eu trouxe um lado mais pessoal da história e falei da Revista CARTUM. Quem me conhece sabe que eu sou um leitor bastante presente das produções do Aldo e, quando me permitem, passo horas falando do trabalho dele. Foi o que aconteceu. Então, eu resolvi escrever um textinho (o diminutivo é pra tentar dar uma maquiada) para falar um pouco sobre isso.
Coincidentemente, estamos no mês de aniversário da Revista (em 2020, 19 anos). Além disso, 2020 é o ano que eu completo 10 anos de assinante da Cartum. Nesses 10 anos, até fã clube eu já criei quando era mais novo. Era uma comunidade no Orkut. Não consegui mantê-lo em atividade, mas o lado fã sempre esteve no meu coração.
A Revista CARTUM é uma produção brusquense do cartunista, desenhista e escritor, Aldo Mães dos Anjos. As histórias geralmente se passam em cenários da cidade e trazem um gostinho do viver brusquense para as páginas coloridas da revista. Geralmente, as histórias seguem um viés humorístico, mas muitas vezes esse humor é feito com o propósito de trazer alguma reflexão ou até mesmo com propósito educacional.
Quando assinei a Cartum, em 2010, foi por causa da influência dos meus primos, Gustavo e Alan, que assinavam e, assim como eu, eram fãs das histórias em quadrinhos. Pedi (implorei) para os meus pais por essa assinatura e eles permitiram. No fim do mesmo ano, rolou um sorteio e eu fui contemplado com a coleção inteira da revista. Número por número. Eu guardo até hoje com o maior carinho do mundo! Já falei diversas vezes para o Aldo o quanto eu o admiro (e também sua família). Gosto do trabalho e da pessoa. É alguém que eu jurei nunca deixar de acompanhar!
Na foto abaixo, tirada para mostrar para a Ana, eu apresento a coleção principal da revista (que hoje conta com 139 número), as cartilhas, as edições históricas da revista “Brusque Ontem” e “Gaspar Ontem” (que foram produzidas com auxílio de grandes historiadores e têm como objetivo relatar a história da nossa cidade e região), os sete números da coleção “Quadrinhos de Brusque”, os livros, e a coleção “Leitor VIP”, que acredito ser uma das coisas mais legais que o assinante tem direito. Nessa coleção, se fala mais sobre as histórias dos personagens, sobre alguns temas mais específicos, sobre bastidores da revista e até como produzir HQs. A revista conta com histórias, tirinhas, atividades, dicas, prática de inglês e muitas outras coisas!


A Cartum é muito mais do que uma revista em quadrinhos, é algo que faz parte da minha história de vida. Lembro até hoje da ansiedade que eu tinha quando eu via a Vanessa ou o Aldo chegando aqui em casa para entregar a edição. E eu sempre deixo avisado para os meus pais: se alguém perguntar se eu quero renovar a assinatura, a resposta SEMPRE será sim.
Aldo, direcionando o texto diretamente a você agora: eu quero dizer mais uma vez que eu lhe admiro muito. Sou extremamente fã do seu trabalho e história. Parabéns pelos 19 anos de Cartum! Vida longa ao nosso orgulho brusquense!
E ao mundo: ler HQ na infância (e na vida adulta também) me tornou um amante de livros e histórias. Não desvalorizem essa arte! Ela é muito importante! E valorizem também artistas da sua cidade e região. A arte não acontece só no mundo dos famosos internacionalmente!

(Vitor Hochsprung, um assinante das antigas)

Nenhum comentário:

Dia Nacional do Livro Infantil