sábado, 9 de agosto de 2025

Crônica - "Vida de Empreendedor" (Por: Aldo Maes dos Anjos, autor da Revista CARTUM)_

 Todos nós, de certa forma somos heróis... cada qual travando sua batalha solitária, muitas vezes anônima e impiedosa. Mas todos nós, enfim, tendo que lidar com alguma situação que só nós mesmos e Deus sabemos.

Mas os empreendedores... ah, pobres empreendedores... esses sim mereciam uma capa, pois os super-poderes já os tem.

Tocar uma empresa parece algo fácil mas, seja no segmento que for, todos os empreendedores merecem o nosso respeito e a nossa gratidão. Em primeiro lugar, pelo seu serviço prestado: afinal de contas, todos nós precisamos dos mais variados comércios. Bateu a vontade de comer um peixe? Vamos na peixaria. Acabaram os meus pregos? Vamos na loa de ferragens. Esqueci do aniversário do afilhado? Corre pra loja de brinquedos. Estourou o cano da pia? Manda mensagem pro encanador. E o que seria de nós sem um farmacêutico que está lá, atras do balcão, só esperando que alguém tenha uma dor de barriga, para aliviar o seu sofrimento? Enfim... abençoados sejam os cidadãos que nos oferecem os seus serviços e comercializam os seus produtos.


Mas tem que ter coragem. 
Os riscos são imensos, e podem ocorrer a qualquer momento, sem aviso prévio. Golpes, furtos, intempéries climpaticas, multas inesperadas, queixas infundadas, concorrência desleal e altos tributos. 

Quando dá um movimento bom, que até parece que vai gerar um lucrinho, surgem os inadimplentes - que no meu tempo se chamavam de "velhacos" - aqueles clientes de memória fraca, que esquecem de pagar as suas contas.


 Todo empreendedor é um herói social que não veste capa. Esse heroico gerador de empregos merece ser enaltecido.

Quando o cliente morde seu X-Salada, achando caro porque ali só tem um simples pão, uma reles folha de alface, uma rodela de tomate mixuruca, duas fatias de pepino fininhas, uma colher de maionese e um hamburguer normal, às vezes ele nem imagina que tem outros ingredientes camuflados no lanche, que são:

A embalagem e o guardanapo, para envolver o lanche...

O aluguel, a conta de água, gás, taxa de lixo, luz e internet pra manter o estabelecimento funcionando...

O material de limpeza e higiene, ferramentas e suprimentos para a cozinha e manutenção do banheiro...

Os impostos sobre o faturamento, e sobre a folha de pagamento, o salário dos funcionários, EPIs dos funcionários, benefícios diversos oferecidos, contador, outras inúmeras taxas e impostos, percentual cobrado pela maquininha de cartão, taxa do IFood...

Taxa de inspeção sanitária e possíveis multas recebidas por motivos diversos.


Que o Nosso Bom Deus lhes dê confiança e muita fé para persistirem na sua missão sagrada de proporcionar os produtos e serviços dos quais toda a sociedade necessita. Que sempre tenham o retorno que lhes proporcione tranquilidade, saúde e prosperidade, bem como a todos os funcionários. Vida longa e abundante aos nossos heróis empreendedores de Brusque, do Brasil e do mundo!!



 

Nenhum comentário:

Crônica - "Vida de Empreendedor" (Por: Aldo Maes dos Anjos, autor da Revista CARTUM)_

  Todos nós, de certa forma somos heróis... cada qual travando sua batalha solitária, muitas vezes anônima e impiedosa. Mas todos nós, enfim...