sábado, 16 de agosto de 2025

Importância Social do Quadrinista

  QUEM SOU?

Permita-me que eu me apresente: meu nome é: Aldo Maes dos Anjos e produzo a revista em quadrinhos CARTUM, já há mais de 24 anos. Muitos amigos consideram a minha atividade uma grande perda de tempo, uma ocupação inútil. Tem uma prima minha que, com muito carinho e preocupação com o meu bem-estar, me sugeriu fazer um curso de avaliação profissional e arrumar um emprego..."Pense nos teus filhos!", ela me disse. Mas não tem jeito. É isso que eu gosto de fazer e pretendo praticar até o final da minha vida, mesmo que tenha que carregar uns pedregulhos e matar uns leões à unha, todos os dias.


Mas o que me leva a exercer uma atividade tão desconsiderada pelas pessoas desatentas?
Não me considero um grande escritor, nem tampouco um excelente desenhista. Acredito que meu talento seja "suficiente" para entreter os leitores de forma coerente, lúdica e original.


IMPORTÂNCIA SOCIAL DO QUADRINISTA

A importância social do quadrinista esforçado (aquele que treinou incansavelmente, definiu um estilo e produz pra caramba), na minha opinião, é a de ser um INTERMEDIÁRIO entre os que ainda não costumam ler com frequência e as grandes obras literárias, estas sim importantes formadoras de caráter, consciência e conhecimentos.

É um fato que nem todos lêem hoje em dia: a falta de horas no relógio é generalizada e o tempo que a maioria das pessoas dedica às redes sociais e outras atrações virtuais, acaba impossibilitando com que muitos venham a adquirir o hábito de "abrir e folhear objetos para absorver seu conteúdo com os olhos". Nada contra a internet, que aproxima pessoas distantes e melhoram as relações entre todos que a utilizam corretamente. 
Mas tem usuários que possuem sérias dificuldades para desconectar e partir para outras atividades, como se exercitar, interagir pessoalmente com alguém, se ocupar de algum hobbie, cultivar um canteiro ou praticar a leitura. Nada contra quem usa a internet compulsivamente, mas recomendo que se administre um equilíbrio na rotina diária, entre o mundo virtual e suas distrações com o mundo real e suas atividades offline.


BENEFÍCIO DOS QUADRINHOS

As revistas em quadrinhos são uma leitura dinâmica e atrativa, onde se acompanha a trama de uma história ao mesmo tempo em que se contempla os desenhos e a evolução das feições faciais dos personagens à medida em que vão mudando os seus sentimentos. Uma leitura tão rápida e corriqueira, quanto interessante e digna. 

A consequência que os quadrinhos de bom gosto podem produzir é um aumento do gosto em geral pela leitura e a dedicação de algum tempo diário para esta finalidade, por livre e espontânea vontade. Até o dia em que estes "não leitores (ainda)" estarão se informando ao ler as notícias completas de um jornal e não somente as manchetes, apreciando bons livros sem pular páginas e conhecendo clássicos da literatura por vontade própria.



BENEFÍCIOS DA LEITURA

Quem lê com frequência se expressa melhor, pois tem mais facilidade em encontrar as palavras certas que explicam os seus pensamentos do que as pessoas que não lêem. Quem lê com frequência é um pouco mais culto e informado. 

Procure ler autores diferentes, comparando as suas formas de pensar, captando um ponto de vista novo, mas sem se deixar influenciar. Busque conscientemente a sua própria opinião, com discernimento e bom senso. Também busque temas diferentes e amplie os seus conhecimentos. O importante é dar o primeiro passo: comprar um livro e deixar na mesinha de cabeceira para ler um pouquinho todas as noites, antes de dormir. 

Ler estimula a criatividade, reduz o estresse, ativa diferentes partes do cérebro, aumenta os conhecimentos, melhora o vocabulário e a escrita, desenvolve o pensamento crítico, melhora a memória, o sono, o foco e a concentração. LER VALE A PENA!!



FAZENDO A DIFERENÇA

A Revista CARTUM INTERATIVA vem fazendo a diferença na média de leitores em Brusque e região há mais de 24 anos... distribuindo gratuitamente em mais de 400 comércios de Brusque e região:

10 tiragens anuais de 2600 exemplares mensais em Brusque e Guabiruba;

e 2 tiragens anuais de 2600 exemplares semestrais em Gaspar e Ilhota.

Ao longo desses 24 anos, já foram impressas mais de 400 publicações diversas, somando mais de um milhão de revistas em quadrinhos colocadas a disposição dos leitores, com um excelente conteúdo, diga-se de passagem. Muito gente leu mais do que teria lido normalmente, graças à Revista CARTUM.



LER VALE A PENA!!


Nenhum comentário:

A Série em Quadrinhos sobre o nosso PENSAMENTO

   Já foram publicados DEZ episódios de uma SÉRIE EM QUADRINHOS que alerta os leitores sobre a influência que os pensamentos repetidos têm n...