Uma das histórias é sobre o FUTEBOL DE BOTÃO:
O objetivo é mostrar como era a vida antigamente, quando ainda não havia a internet que temos hoje, e as brincadeiras tradicionais ocupavam todo o tempo dos nossos jovens, os levando a correr, se exercitar, ou pensar e encontrar soluções, e desenvolver habilidades diversas. Brincadeiras que causavam risos, sorrisos e expressões faciais de alegria que a frieza do celular não consegue repetir.
Quem aqui já curtiu alguma dessas brincadeiras tradicionais?
Botão, Pipa, Taco, Peteca, Ioiô, Jogo da Memória, Cubo Mágico, Ludo, Pega Varetas, Quebra Cabeça, Carrinho de Rolimã, Xadrez, Jogo da Vida... Quanto tempo faz que a gente não brinca disso, né?
Vivemos em tempos tão virtuais, que as recentes gerações pouco desfrutaram das brincadeiras tradicionais. Jogos e brinquedos físicos provocam estímulos sensoriais que a internet não ativa. Todos possuem seus benefícios. Os games eletrônicos aumentam o poder de concentração e a rapidez do reflexo visual e dos dedos, mas o resto do corpo fica inerte e atrofiando. O agravante é a necessidade que a criança sente de passar de fase e quebrar recordes, aumentando a sua permanência nos games. O ideal seria um equilíbrio neurológico, incluindo outros tipos de brincadeiras na rotina das crianças.
Talvez as crianças atuais nunca tenham ouvido falar, nem sequer imaginam como é a sensação de desfrutar de uma dessas brincadeiras tradicionais. A verdade é que a tecnologia quanto mais avançada, mais sedutora ela é. E os brinquedos “arcaicos” vão lentamente sendo apagados da nossa memória afetiva, e também da lista de afazeres diários.
Vale a pena resgatar algumas dessas brincadeiras e se divertir junto com as crianças, assim como fez o Bráulio, e incentivar que elas sigam se divertindo com esses jogos, tão benéficos ao nosso organismo, quanto abandonados atualmente.
SEJA UM APOIADOR do Livreto "Vida OffLine" !!
Para conhecer e, se possível, apoiar mais esta obra literária com uma importante mensagem, ACESSE AQUI !!!
Que os quadrinhos da "Vida OffLine" sirvam de estímulo para que as brincadeiras tradicionais permaneçam vivas em nossas vidas e de nossas crianças!!
Boa leitura e boas brincadeiras tradicionais a todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário