O objetivo principal das histórias em quadrinhos é o de estimular o hábito de leitura, fazendo com que seus desfrutadores desenvolvam o interesse por decifrar textos impressos e partam para leituras mais complexas, com maior facilidade do que aqueles que nunca lêem nada.
Mas o conteúdo destas histórias em quadrinhos também pode trazer informações e conhecimentos que são incorporados ao roteiro, agregando um valor pedagógico a esta leitura. Histórias em quadrinhos temáticas tem o poder de ensinar enquanto divertem. Na maioria dos casos, o leitor de quadrinhos está com a sua atenção totalmente focada na leitura, absorvida pelas falas nos balões de diálogos, pela constante modificação facial dos personagens, pelos cenários e outros detalhes contidos na história.
Essa atenção plena amplia a captação das
informações ali contidas, facilitando a sua memorização e consequente
aprendizado, provando assim que as histórias em quadrinhos devem ser mais
valorizadas e utilizadas em âmbito escolar, por ser um opositor real ao uso
doentio do aparelho celular, de forma eficaz.
As histórias em quadrinhos podem abordar assuntos de todas as matérias,
de maneira abreviada e ilustrativa, para servir de introdução a uma explicação
mais detalhada que venha a seguir.
A Revista CARTUM, de Brusque, já lançou cartilhas temáticas com excelente resultado abordando mais de 50 temas pedagógicos, como: saúde bucal, correção ortográfica, direção defensiva, primeiros socorros, cuidados de verão, cuidados com o corpo, qualidade de vida, meio ambiente, trânsito e muitos outros, sempre associando a pauta desses assuntos com histórias em quadrinhos divertidas e educativas.
Com certeza o tema didático mais abordado até hoje foi a história regional, que já abordou mais de 300 temas com o auxílio dos personagens da Cartum, fortalecendo consideravelmente a memória local.
A cartilha pedagógica em quadrinhos não chega a ser um tratado científico sobre o assunto abordado, porém, apresenta a “ponta do iceberg” que introduzirá o leitor acerca daquilo que se pretende transmitir. Nas cartilhas produzidas a partir de 2020, uma informação mais aprofundada de um tema assim é transmitida via QR CODE, para ser lida com o auxilio do celular, sem a necessidade de imprimir mais páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário