quinta-feira, 19 de outubro de 2023

CRÔNICA: Motivando os Esforçados

 Por: Aldo Maes dos Anjos (autor da Revista CARTUM INTERATIVA)




Quando alguém rabisca umas ideias inspiradas e decide tornar-se escritor, tudo o que ele precisa é de pessoas interessadas em ler o fruto do seu esforço, e talvez até enviar um feedback ao seu autor. Transmitir uma boa ideia escrita e ninguém querer saber é como fazer um gol de bicicleta pra arquibancada vazia e com a câmera desligada. Um desperdício intelectual.
Sem leitores, o escritor acaba por desanimar, perder o interesse numa atividade "inútil" e deixar de fazer aquilo que o seu coração lhe pede.
Seria um grande prejuízo investir o nosso precioso tempo em algo que seja simplesmente ignorado por todos.

Quando uma criança desperta uma aptidão, seja ela qual for - literatura, desenho, teatro, esporte, música, etc -, é importante que exista uma rede de apoio por trás: familiares e amigos que forneçam um amparo psicológico, com incentivo e palavras de apoio. Se possível, com críticas suaves e construtivas, que possam lapidar os seus defeitos e aumentar a sua qualidade. Uma atitude estimulante por parte de um grupo próximo pode ampliar o talento natural de uma criança a ponto de se destacar futuramente naquilo que faz.

Na minha infância eu tive uma rede de apoio que acompanhou a evolução dos meus quadrinhos, demonstrando interesse no que eu fazia e incentivando o meu progresso. Na adolescência tive bons amigos elogiando o meu trabalho e estimulando a minha atividade. Com certeza todos contribuiram decisivamente para que hoje eu pudesse estar desempenhando esta minha profissão com mais confiança, sempre obtendo o necessário para mim e minha família podermos viver, através dos meus apoiadores da atualidade.

Devemos incentivar sempre que tivermos uma chance. Nunca perder uma oportunidade de fortalecer o ânimo de alguém que está ensaiando, treinando, aprendendo ou iniciando seja qual for a atividade. Faça uma forcinha, adquira o seu produto, contrate o seu serviço, indique para amigos e familiares. O apoio verbal é gratuito e gera um resultado maior do que se possa imaginar. Faça ao seu semelhante aquilo que querias que fizessem a ti!! Não importa os motivos que o levem a ignorar o esforço alheio, simplesmente contribua com a auto estima de um ser humano, sempre que puder! Uma pessoa que ilumina o caminho de alguém nessa vida, aumenta com isso a sua própria luz!

Nenhum comentário:

Quarto envelope de 2024

  Durante essa semana, os assinantes da Revista CARTUM vão se deparar com um novo "pacotinho da alegria" em suas caixas de correio...