Na noite do dia 11 de agosto, ocorreu o lançamento do livro "Imortais", escrito a várias mãos, com participação dos membros da Academia de Letras do Brasil - seccional de Brusque. O evento ocorreu no Museu Casa de Brusque.
Como bem comparou a nossa cerimonialista Glorinha Dittrich, o livro é uma linda "colcha de retalhos", onde foram registrados pedacinhos do estilo e da inspiração de cada um dos nobres acadêmicos.
A noite começou bem com os acordes do duo Bachiano, fazendo mágica com baixo e teclado, trazendo composições de Bach e Heitor Villa-Lobos, e fechando com a lendária marcha carnavalesca do Maestro Aldo Krieger "Chopp com Rosca".
Extremamente bem conduzida, com uma energia ótima, pelo confrade Ricardo Vianna e as confreiras Terezinha Debatin e Maria Glória Dietrich, o evento seguiu com o seu protocolo.
Todos os autores vieram a frente e ganharam dois minutos para falar um pouquinho sobre as páginas de sua autoria nesta obra.
Eu colaborei com uma sequencia de crônicas argumentando que Vale Muito a Pena Ler e Escrever. Minha forma de expressão literária é a da história em quadrinhos que funde a linguagem escrita com a linguagem visual sequencial. Apesar da revista CARTUM ser modesta, ela atingiu uma popularidade que me levou a palestrar centenas de vezes em diversas escolas brusquenses. Ao me passarem a palavra, nestas apresentações, eu sempre levei em consideração a importância deste momento, onde muitos jovens largaram o seu celular e pararam o que estavam fazendo para me ouvir. Então minha intenção sempre foi de transmitir uma boa mensagem, falando de virtudes e valores, de respeito com os pais, colegas e professores, redução do tempo conectado para prática de outras atividades e, principalmente, sobre a importância do hábito da leitura e até dicas para realizar a escrita.
Desde a primeira reunião na ALB Bq, onde a nossa presidente Terezinha Debatin lançou a ideia deste livro, recebi um grande impulso de contribuir com algum texto. Mas o que poderia ser escrito para acompanhar autores tão competentes como estes meus amigos acadêmicos? Então comecei a puxar as gavetas da minha memória e comecei a recordar sobre as dicas de leitura e escrita que palestrei durante duas décadas em educandários brusquenses e foi então que coloquei no papel essa sequencia de crônicas interligadas trazendo os motivos que levariam alguém a folhear um livro e absorver suas mensagens, além de rascunhar suas próprias ideias também.
Acadêmico Ricardo Vianna Hoffmann apresenta a sua medalha alusiva aos 10 anos da ALB - Bq.
O evento finalizou com um delicioso coquetel durante uma confraternização de despedida entre os acadêmicos e os visitantes daquela noite.
Que venham muitos lançamentos como esse, lançando novos e inspirados livros que servirão de alimento intelectual para os leitores brusquenses e aos que ainda virão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário