A primeira APAE de Santa Catarina foi a segunda instituição dessa natureza a ser criada no Brasil.
Durante as comemorações dos seus 70 anos, nada melhor que uma revista em quadrinhos, para eternizar essa trajetória septuagenária.
A APAE de Brusque foi criada a partir da iniciativa do Dr.
Carlos e sua esposa D. Ruth de Sá Moritz, que buscavam serviços que pudessem
atender seu filho Pierre.
CONTEÚDO DA REVISTA:
O PRIMEIRO ALUNO - Pierre Moritz foi o primeiro aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Santa Catarina.
CLUBE DE MÃES - O Clube das Mães e amigas da apae iniciou em 1955, na residência dos Moritz, onde reuniam-se mulheres da sociedade brusquense para realizar trabalhos manuais, revertendo o lucro para a APAE.
CLUBE DE MÃES (ATUALMENTE) - Atualmente, cerca de 25 participantes, entre mães de usuários e voluntárias, seguem produzindo artesanato com suas mãos talentosa e abençoadas.
FUNDAÇÃO DA APAE - Em reunião realizada na residência do casal Moritz, no dia 14 de setembro de 1955, com a participação dos senhores: Dr. Carlos Moritz, Oscar Gustavo Krieger, Cyro Gevaerd, Bruno Moritz, Ayres Gevaerd, Bruno Maluche, foi fundada a APAE de Brusque e constituída a primeira Diretoria “provisória”, tendo como presidente, Dr. Carlos Moritz.
VOLUNTARIADO - Como bem disse Madre Teresa de Calcutá, “Mãos que ajudam são mais sagradas do que lábios que rezam.”
CLÍNICA UNI DUNI TÊ - A clínica surgiu com a finalidade de prevenir e orientar os pais, para poder identificar algum possível atraso intelectual no bebê e estimular o desenvolvimento da criança, para a aquisição das habilidades necessárias, já nos primeiros anos de vida.
OLIMPÍADA DAS APAES DE SC - Nesta ocasião, as APAEs do estado se reuniram em Brusque para uma confraternização esportiva.
HORTO FLORESTAL - Atualmente o horto florestal funciona no Bairro Cedrinho, ao lado do Lar dos Idosos. Doze a treze excepcionais ainda prestam serviços hoje em dia, fortalecendo a sua confiança e auto-estima, aprendendo novas funções e conhecimentos e, principalmente, causando uma ótima impressão na sociedade em geral.
CAPOEIRA NA APAE - O Grupo brusquense "Camará Capoeira", liderado pelo Mestre Magal, foi pioneiro em conduzir aulas de capoeira aos usuários da APAE de Brusque, proporcionando inúmeros benefícios aos praticantes.
PROEP - O Programa de Educação Profissional é direcionado a pessoas com deficiência intelectual leve ou moderada, associada ou não a outras deficiências ou Transtorno do Espectro Autista, com perspectiva de inserção no mercado de trabalho.
OUTRAS ATIVIDADES - O cuidado com o desenvolvimento vai além do atendimento clínico e pedagógico. O bem-estar, a autonomia e a inclusão social são construidos também através de experiências enriquecedora diversas.
Vale a pena conhecer essa linda história de amor pioneira que perdura por 70 anos, com muito esforço e dedicação por parte dos seus colaboradores e voluntários!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário