sábado, 20 de janeiro de 2024

CRÔNICA: A Permanente Impermanência

 

Tenho a convicção de que absolutamente nada nesta vida acontece por acaso. Mesmo quando achávamos que tudo estava tão pronto e resolvido e que nada mais mudaria, ocorrem as novidades inesperadas, sejam elas boas ou ruins e tudo em nossa vida volta para o nível da impermanência. Nada está sob o nosso real controle.

Depois de um certo tempo que fui perceber (ou pensar que percebi) como funciona a lógica da vida neste planeta, cuidadosamente preparado pelo Nosso Bom Deus para que não só habitemos nele, como tenhamos uma oficina completa a disposição para a lapidação do nosso ser interior, para quando este ser deixar a casca orgânica para trás e seguir sua viagem rumo ao infinito.



O objetivo Divino na nossa estadia no Planeta Terra talvez seja bem esse: o rodízio de situações na nossa vida em uma montanha russa de emoções totalmente pedagógica, para nos transmitir um aprendizado eficiente e assim, que saibamos dar valor aos bons momentos vividos e tentarmos achar uma solução para que estes se repitam.

Cada um tem o seu estudo particular, que nunca foi e nem será igual para todos: cada criatura terrena tem o seu currículo escolar próprio, e mesmo que não consigamos compreender plenamente a razão de determinados acontecimentos em nossa vida, devemos confiar nos planos de Deus e nos esforçar para fazer o que ele nos pede. 

Não cabe a mim traduzir a Vontade Divina aos leitores, pois também tenho os meus dilemas para resolver. Mas tenho uma certeza inabalável: a de que vale a pena nos esforçarmos para desenvolver as virtudes nesta vida: alegria e coragem para todos os dias, gratidão e temperança nos momentos felizes. Nos momentos chatos, ter paciência e conformar-se que a situação não seja ainda pior. Na convivência social, desenvolver a empatia, respeito, misericórdia, compaixão e o senso de justiça. Enfim... todas essas palavrinhas tão bonitas e pouco praticadas que tem por aí e todos nós sabemos muito bem onde aplicá-las.

Pois bem, nesta permanente impermanência na qual estamos inseridos, nos resta confiar na Sabedoria Divina e colocar em prática todas as virtudes que pudermos, corrigindo nossos erros e fazendo de nossa vida o melhor que pudermos, nos tornando assim um bom exemplo a ser seguido. Um bom estudo a todos!!


Nenhum comentário:

ENVELOPE DE NOVEMBRO

  Já está chegando o nono e penúltimo envelopinho da alegria em 2024!! Confira o conteúdo do envelope de Novembro: 1 Exemplar da Revista CAR...