De 2021 pra cá, vira e mexe a revista CARTUM está abordando trechos do Livro dos Provérbios, do Rei Salomão. O objetivo é incentivar a reflexão dos leitores sobre a importância das virtudes.
O Livro dos Provérbios, é um resumo da sabedoria do Rei Salomão, o homem mais sábio da Terra!
"PROVÉRBIO", é uma frase curta, bem construída, que expressa uma verdade adquirida por meio da experiência que alguém vai guardando e escrevendo para servir de mensagem para a vida. É um texto breve que contém uma grande lição.
Provérbios são ensinamentos deduzidos da experiência que o povo tem da vida, e sua finalidade é instruir, esclarecer situações e fornecer orientações para a vida humana, como se fossem uma seta de uma estrada. Por exemplo: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!" (um provérbio criado na intenção de nos lembrar a não desistir de nossos objetivos, tão facilmente).
O Livro dos Provérbios, do Rei Salomão, por sua vez, é considerado uma palavra de Deus, através da sabedoria de um povo que soube observar o funcionamento da vida. É uma coleção de máximas morais e religiosas, possuidoras de instrução sobre a maneira correta de se viver. Também contem discursos breves sobre: sabedoria, justiça, temperança, trabalho, etc.
Nestes ditos, concretos e expressivos, descreve-se um grande contraste entre a sabedoria e a insensatez e entre a justiça e a insjustiça.
"No muito falar, não falta a transgressão. Mas o que modera os lábios é prudente." (Provérbios 10 : 19)
Precisamos estar mais atentos, e saber observar melhor a nossa vida, para tirar dela muitas lições, de que nada é por acaso. Observar os acontecimentos do dia a dia nos torna mais prudentes, sábios e sensatos.
Cada capítulo do Livro dos Provérbios possui entre 20 e 30 versos, com diversos temas que dariam pra preencher um gibi e meio, mas como o espaço disponível é de 3 a 4 páginas, buscamos algumas gotas no rio caudaloso repleto de importantes informações que cada capítulo apresenta, para ilustrar com os quadrinhos.
Um trecho de cada capítulo é representado na história em quadrinhos e também fica disponível um QR Code para a leitura do capítulo da vez, conforme ele foi escrito, na íntegra, dentro do ambiente virtual, através do seu celular.
QUEM FOI O REI SALOMÃO?
Salomão, nascido em Jerusalem foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a.C., quando faleceu, em Jerusalem.
Seu nome vem do hebraico “Chalom” (paz), era filho de Batsabéia e Davi que reinou durante quarenta anos as doze tribos que formavam o povo hebreu e que se reuniram na região da Palestina.
Como foi o pedido de Salomão a Deus? Ele somente queria sabedoria! E com a sabedoria poder obter tudo o mais.
A Bíblia conta que Salomão era um homem de sabedoria fora do normal – chega a dizer que ele era a pessoa mais sábia do mundo. E Salomão pediu sabedoria, pois era jovem e sabia precisar disso para poder fazer um bom governo. ... E tal sabedoria lhe foi concedida.
Diz a Bíblia que “seu coração era cheio de sabedoria”. Que Deus concedeu a Salomão sabedoria e inteligência extraordinárias.
Deus nos criou para algo além do que podemos experimentar no aqui e no agora. Salomão diz em Eclesiastes 3:11: “… Que só seremos realmente felizes e teremos propósito na vida quando desfrutarmos de cada uma dessas coisas que Deus nos deu."
A Sabedoria de Salomão deve ser estudada por todos aqueles que desejam uma vida financeira próspera. Afinal, Deus concedeu à ele imensa sabedoria, discernimento e conhecimento (1 Reis 4:29).
Salomão herdou de seu pai um extenso reino que ia do Rio Eufrates, até a fronteira egípcia. Jerusalém, situada na montanha central do país, que havia sido conquistada por Davi, era a capital de seu reino.
Até de terras mais distantes vinham nobres e príncipes em busca do conselho de Salomão.
Diz a Bíblia que, de fato, pronunciou 3 mil sentenças. E que ele tratava com a mesma igualdade os seus súditos e os estrangeiros, os ricos e os pobres, e até aos que louvavam a Javé – Deus onipresente dos judeus.
Entre as visitas famosas, conta-se a da Rainha de Sabá. Supõem os historiadores que ela reinava uma região africana nas margens do mar Vermelho.
Os etíopes acreditam que seus imperadores nasceram dos descendentes de Salomão e da Rainha de Sabá.
"O Sonho de Salomão"
(1694-1695), óleo sobre tela de Luca Giordano.
São estimados em 1 005 os cânticos escritos pelo rei Salomão. Acredita-se que são de sua autoria os livros bíblicos Eclesiastes, Provérbios e “Cântico dos Cânticos”, além do "Salmo 127".
Quanto aos provérbios, foram recolhidos pela tradição judaica em um livro depois canonizado como parte do Antigo Testamento.
Foram reunidos em 31 capítulos que contêm 850 versículos, todos louvando o entendimento entre os homens, a justiça, a piedade, a sabedoria e o amor.
Salomão faleceu em Jerusalém, provavelmente em 930 a.C. Após sua morte, a Palestina se dividiu em dois reinos. Dessa cisão, veio o enfraquecimento do povo hebreu, a perda do seu território e a dispersão do seu povo.
O Templo de Salomão foi destruído cinco séculos mais tarde pelos invasores babilônicos. Reconstruído, foi arrasado novamente, no ano 70 da era cristã, pelas legiões romanas. Dele sobrou, até nossos dias, apenas uma muralha, que os judeus veneram e chamam de “Muro das Lamentações”.
Fonte: https://www.ebiografia.com/salomao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário