HISTÓRIA (em quadrinhos) DE BRUSQUE
Autor: Aldo Maes dos Anjos
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Todos sabemos da importância do conhecimento histórico, para se preservar as raízes de um lugar. O povo que conhece a sua história aprende com a experiência dos seus antepassados e encontra maiores facilidades para trilhar o caminho do progresso.
A história de Brusque e do Vale do Itajaí-Mirim está bem registrada em inúmeros livros de autores diversos em todas as livrarias e bibliotecas da região. Porém os leitores é que andam escassos. Com o advento da tecnologia da internet de bolso, os livros passaram a ser considerados obsoletos e o hábito de leitura física está sendo deixado de lado, infelizmente.
A Revista em quadrinhos CARTUM, que circula em Brusque e região, completa 21 anos de existência no mês de junho de 2022. Até dezembro de 2021, já havia editado e lançado 341 publicações diferentes. Somadas, as publicações possuem 7.998 páginas. Todas as tiragens resultam em 873.200 exemplares distribuídos gratuitamente. Nestas páginas, estão impressas 892 histórias em quadrinhos diferentes e 720 tirinhas.
Em 2010 a história local passou a ser contada de uma nova maneira, com histórias em quadrinhos divertidas, entretendo os leitores e transmitindo resumos de pesquisas sobre temas diversos. Surgiu de uma inspiração do Aldo Maes dos Anjos, autor das Revistas CARTUM, que em junho de 2022 completam 21 Anos de existência.
SAIBA MAIS sobre Aldo Maes dos Anjos e a Revista CARTUM,
COMO TUDO COMEÇOU
A intuição de utilizar os quadrinhos como ferramenta para o fortalecimento da memória local ocorreu no início de 2010, quando a então Secretária Municipal de Educação de Brusque, Sra. Gleusa Fischer, fez um comentário desafiador ao autor da revista CARTUM: "Por que você não faz um CARTUM sobre Brusque, por ocasião dos seus 150 anos?". Não precisou dizer duas vezes ... naquela mesma tarde já procurei o Professor Marlus Niebuhr, pedindo a indicação de alguém que pudesse me auxiliar na parte pedagógica do projeto e, no dia seguinte, me reuni com o professor Robson Gallassini (in memoriam), para expor a ideia da revista. Como ele já trabalhava neste assunto para outros projetos, definimos naquela mesma tarde todos os 25 temas que seriam incluídos na Revista do SESQUICENTENÁRIO, a qual foi publicada em agosto daquele ano.
Robson foi um inesquecível parceiro e amigo, e lamento profundamente a sua ausência prematura. Tenho uma eterna gratidão pelo incentivo e alegria contagiante passada por ele a todos ao seu redor. Essa era a marca registrada na sua convivência.
Foi o encontro de um professor que costumava ENSINAR DIVERTINDO, com um desenhista que gostava de DIVERTIR ENSINANDO!
Robson Gallassini e o Barão de Schneeburg
Este encontro rendeu oito publicações em quadrinhos sobre a história regional (entre 2010 e 2012), até o seu prematuro falecimento. Na sequência, o projeto continuou com a assistência pedagógica de duas pessoas que conviveram longo tempo com o Robson: Professor Carlos Michel, o qual era o seu grande amigo e colega de faculdade, e Marlus Niebuhr, que era o seu professor. Ambos captaram com perfeição o propósito deste projeto e contribuíram com ele por mais três anos, quando foi então encerrado.
SAIBA MAIS sobre o Robson Gallassini, ACESSANDO AQUI !!
Já na primeira conversa com o Robson, foram definidos alguns detalhes:
1) Os personagens protagonistas seriam um casal de imigrantes alemães, o Fritz e a Frida, os quais não iriam envelhecer. Manteriam as suas características ao longo do tempo, estando presente na maioria dos acontecimentos relevantes ocorridos em nossa cidade.
2) Cada assunto abordado teria um parágrafo longo publicado, trazendo um resumo das pesquisas feitas sobre este tema, com a informação mais imprescindível possível. A bibliografia indicaria o nome dos livros pesquisados para quem quisesse se aprofundar neste assunto.
3) Ilustrando o parágrafo com o resumo, estaria uma história em quadrinhos de 1 ou 2 páginas, apresentando uma situação cômica relacionada ao tema, mas sem a necessidade de ser realista e acadêmica. O objetivo dos quadrinhos seria meramente de alegrar o leitor com uma cena hipotética e divertida, incentivando a leitura completa da publicação e facilitando a assimilação das informações ali presentes, pois na leitura dos quadrinhos existe um foco e concentração suficientes para absorver e memorizar o assunto.
4) Os textos do Robson é que teriam a função de ensinar, contando como aconteceu o desenrolar da história real, fortalecendo na memória do leitor os fatos ocorridos no passado.
Lançamento da Revista “Gaspar Ontem”, em 2011
ROMPENDO AS FRONTEIRAS
A “Revista do SESQUICENTENÁRIO” rendeu frutos: o então prefeito de Gaspar Celso Zuchi conheceu a publicação e solicitou um material semelhante sobre o município de Gaspar. Como o Robson também dava aulas em Gaspar, no Colégio Madre Francisca Lampel, facilitaram-se as pesquisas.
Em 2011 vieram ao mundo dois volumes da “Revista GASPAR ONTEM”. Em seu interior, 20 capítulos da história deste município, que teve seu projeto de colonização iniciada já em 1835. Em Brusque, por exemplo, só iniciou em 1860. Hoje em dia a revista “Cartum Gaspar”, apresenta novos temas sobre a cidade, bem como um histórico de municípios vizinhos. O primeiro foi Ilhota. Na sequência, virão os históricos de: Blumenau, Guabiruba, Itajaí, Massaranduba e Luis Alves.
Em 2014, na “Revista BRUSQUE ONTEM Volume XV”, foram apresentados os detalhes da emancipação política dos municípios de Guabiruba e Botuverá.
SAIBA MAIS sobre a Revista CARTUM GASPAR, ACESSANDO AQUI !!
A TRILOGIA SOBRE A HISTÓRIA DE BRUSQUE
Entre 2011 e 2015, a “Revista BRUSQUE ONTEM” apresentou, em 16 volumes, cerca de 160 temas sobre a história local. Os temas foram publicados de forma aleatória, misturando os diferentes períodos históricos, pois a cada ano atingia uma geração diferente.
A Revista Brusque Ontem era distribuída gratuitamente aos alunos das redes pública municipal, estadual e da rede privada, como ferramenta pedagógica
Com o final do projeto, em 2015 essa riqueza cultural ficou armazenada no meu computador até 2017, quando surgiu a ideia de organizar os 160 temas em ordem cronológica, formando assim uma novelinha do surgimento e desenvolvimento da cidade de Brusque, seguindo desde as informações mais remotas que se tem notícia, até os dias de hoje.
Novos temas foram incorporados aos que já existiam e resultou em três livros com 110 páginas cada, confeccionados em papel de boa qualidade, visando a sua perpetuação no tempo para poder atingir também as gerações futuras! O primeiro, “Colonização do Vale do Itajaí-Mirim – História de Brusque de 1840 a 1875”, foi lançado em 2017. O segundo, “Vila de São Luiz Gonzaga - História de Brusque de 1860 a 1930”, em 2019 e o terceiro, “Cidade de Brusque/SC” - História de Brusque de 1930 a 2020”, veio ao mundo em 2021.
As três obras foram patrocinadas pelo sistema de financiamento coletivo, onde os “apoiadores” receberam generosas recompensas, proporcionais ao valor que foi investido. O que estes apoiadores têm em comum é uma imensa vontade de contribuir com a causa cultural e um desejo misericordioso de que tal projeto se torne realidade, além de uma boa dose de confiança em seu autor.
Trata-se de uma demonstração de empatia ver mais de duzentos cidadãos brusquenses reconhecendo o esforço da realização deste material desde o seu planejamento, incansáveis pesquisas, primeiros esboços, muito desenho, coloração, arte final, edição, diagramação, uma persistente campanha de arrecadação financeira, impressão e distribuição dos três livros, e assim participar como um “apoiador”, dando um voto de confiança em nosso trabalho e tornando este sonho em uma realidade!
Livro “Colonização do Vale do Itajaí-Mirim”, lançado em 2017, dando início à trilogia
SAIBA MAIS sobre a Trilogia da História de Brusque, ACESSANDO AQUI !!
OS LIVRETOS SOBRE A HISTÓRIA DE BRUSQUE
Durante as pesquisas para programar o conteúdo dos três livros, acumularam-se tantas informações sobre alguns assuntos que dariam para fazer um livreto individual sobre aquele tema. E assim foi feito. Reuniu-se as informações que havia sobre o tema escolhido, esta pesquisa foi aprofundada, historiadores foram consultados, foram criadas novas histórias em quadrinhos para serem acrescentadas e surgiram os (até então) quatro livretos da história de Brusque:
Em 2019 tivemos o primeiro livreto biográfico, “Maestro Aldo Krieger”. Apresentando quadrinhos sobre fatos pitorescos da sua vida, além de alguns causos contados pelo seu filho, Carmelo Krieger.
Em 2020, foram lançados mais dois livretos: primeiro sobre o fundador da cidade de Brusque, o “Barão de Schneeburg”, reunindo todo o pouco que se sabe sobre o nobre austríaco. Na sequência, veio o “Manual do Brusquense”, com as informações geográficas, turísticas, políticas, cívicas e mais o básico que todo cidadão deve saber a respeito da cidade onde vive.
Em 2021, foi a vez de homenagear o industrial que muito contribuiu com o progresso de Brusque, o “Cônsul Carlos Renaux”. Não por acaso, o seu nome está registrado em diversos lugares da cidade até os dias de hoje.
Para 2022, está previsto o lançamento do quinto livreto, agora sobre a presença da família Buettner em Brusque.
SAIBA MAIS sobre os livretos com a História de Brusque, ACESSANDO AQUI !!
TODAS AS PUBLICAÇÕES
Seguindo essa fórmula de divertir e ensinar sobre a história regional, foram realizadas até aqui 34 obras literárias, um pouco com patrocínio do Poder Público, também do setor privado e até dos próprios leitores, no caso das campanhas de financiamento coletivo.
1 edição da “Revista do Sesquicentenário” (2010);
2 edições da “Revista GASPAR ONTEM” (2011);
16 edições da “Revista BRUSQUE ONTEM” (2011 A 2015);
1 Revista “Brincando e Aprendendo (faixa etária 5 anos)” (2015);
1 Livro “Colonização do Vale do Itajaí-Mirim – História de Brusque de 1840 a 1875” (2017);
1 Livro “Vila de São Luiz Gonzaga - História de Brusque de 1860 a 1930” (2019);
1 Livreto “Maestro Aldo Krieger” (2019);
5 Revistas “CARTUM GASPAR” (2019 A 2022);
1 Livreto “Barão de Schneeburg” (2020);
1 Livreto “Manual do Brusquense” (2020);
1 Livro “Cidade de Brusque/SC” - História de Brusque de 1930 a 2020” (2021);
1 Livreto “Cônsul Carlos Renaux” (2021);
1 Revista “História (em quadrinhos) do Colégio Cônsul Carlos Renaux” (2022).
1 Livreto "Buettner" (2022).
Leia oito histórias do primeiro livro “Colonização do Vale do Itajahy-Mirim” e suas respectivas pesquisas históricas, ACESSANDO AQUI !!
BENEFÍCIOS PEDAGÓGICOS E PSICOLÓGICOS
O ser humano que fica olhando para uma tela de celular por tempo prolongado está com a sua criatividade, imaginação e capacidade de raciocínio bloqueados. A infância é a fase mais criativa e inspirada do ser humano e as nossas crianças estão VICIADAS em telas, muitas vezes com influências horríveis.
O que eu pretendo com as revistas em quadrinhos não é apenas garantir a sobrevivência da minha família, mas proporcionar leitura física para estes jovens cidadãos que estão crescendo hipnotizados por uma tela que os aprisiona e muitas vezes os impede de pensar. A ÚNICA SAÍDA é proporcionar a LEITURA FÍSICA, para que se torne um hábito saudável, assim como a boa alimentação e a prática dos esportes.
A revista CARTUM estimula o hábito de leitura através da distribuição gratuita de gibis em quase todos os bairros da cidade, divertindo os leitores com as suas piadas, incentivando o gosto pela história regional e transmitindo uma mensagem de paz e esperança em tempos tão atribulados como estes em que nós vivemos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário