Na agradável noite de 19 de março, no restaurante do Clube Esportivo Paysandu, recebi uma inesquecível homenagem: tomei posse da cadeira nº 19 da Academia de Letras do Brasil (ALB/SC), seccional de Brusque, consagrando a mim o título de "imortal" Membro Vitalício desta honrosa instituição.
O confrade Alicio foi um perfeito cerimonialista e a fundadora da Academia, Dona Terezinha Andrade Viencelli declamou um emocionante poema comparando a nossa vida com a areia fina que seguramos em nossas mãos e vai se esvaindo pouco a pouco sem nos darmos conta disso.
Recebi o convite da presidente da ALB/SC seccional de Brusque, Dona Teresinha Debatin, a qual se tornou minha madrinha e tive a honra de ter minha biografia lida por ela, de maneira muito inspirada, no evento.
Fiz um juramento de escrever sempre com ética e boas intenções. Bom, eu faço isso há 21 anos e não é a essa altura do campeonato que vou mudar minha conduta.
A princípio, eu não me considerei a altura de estar entre os imortais e cheguei a recusar o convite em anos anteriores. Mas cheguei a conclusão de que mesmo que meus quadrinhos não tenham a profundidade de uma boa poesia, conto ou crônica, eles possuem a função de ser um intermediário para atrair novos leitores aos clássicos da literatura, estes sim, transformadores da consciência humana. Sou, portanto, um importante aliado da literatura local.
Na ocasião, tive que escolher um patrono, alguém ligado à literatura mas que já tenha falecido. Não tive dúvidas em escolher meu grande parceiro e amigo, o professor, historiador e escritor Robson Gallassini, o qual nos deixou muito precocemente, em 2012. Foi lembrado nesta noite, dez anos depois, através de um texto que redigi em sua homenagem e pude ler a todos os presentes, enaltecendo a sua simpatia e esforço e reconhecendo a relevância da sua obra.
Agora já são 19 confrades. Farei tudo o que estiver dentro da minha capacidade para honrar essa toga e contribuir no aumento do interesse geral pelo hábito da boa leitura.
Gratidão a todos os presentes nesta noite memorável e pela lembrança do meu nome entre tantos escritores ilustres da nossa cidade.
Os outros cinco novos acadêmicos escolhidos foram:
Alcino Muller;
Jucilene Rezini;
Maria Glória Dittrich;
Claudemir Aparecido Lopes;
José Augusto Simões de Miranda.
2 comentários:
És um artista na sua essência!
Diga-se, que artista brilhante!
Um talento em constante ebulição.
E como tal, a exemplo dos grandes mestres, independente de seu campo criativo, tem a humildade como pilar, o entusiasmo e a sagacidade por impulso inspirador e criador!
Parabéns, amigo Aldo!
Por sua obra magnífica, pela sua história e sua importância como artista ao fomento cultural e da arte como um todo e, sobretudo, parabéns efusivos à pessoa que és! O ser humano que brilha ainda mais que o artista!
Quanto orgulho por seu seu amigo, irmão!
Forte e afetuoso abraço!
Gratidão Ernandes!! Agradeço pela sua consideração e com certeza a turma da Zamba estará pra sempre no meu coração como parte integrante de um período inesquecível da minha vida!! Forte abraço para o amigo!!
Postar um comentário