sexta-feira, 14 de agosto de 2020

OPINIÃO DOS LEITORES SOBRE A REVISTA CARTUM

Confira a OPINIÃO de alguns leitores da Revista CARTUM sobre a mesma, ao longo dos últimos 5 anos. Envie também a sua para o email: revistascartum@gmail.com

Opiniões sobre a Revista CARTUM

 A Revista em Quadrinhos "Cartum" inaugurou em Brusque uma mundialmente reconhecida arte: a arte de contar histórias através de ilustrações, o famoso GIBI. O talentoso e abnegado autor Aldo Maes dos Anjos vem por mais de uma década e meia ilustrando o cotidiano de histórias, fatos e acontecimentos através de seus personagens. Muitos deles fruto da mente criativa de Aldo, outros retratando cidadãos Brusquenses e alguns deles, uma mistura entre a realidade e a ficção. O traço de Aldo é bastante marcante e super fácil de ser reconhecido, categoria essa que já o levou a ganhar prêmios por sua arte. As paisagens de suas histórias retratam a Brusque moderna e também de outras épocas evocando os ares do centro da cidade, interiores de construções e mostrando o cotidiano de quem por aqui vive. A leitura se torna prazerosa ao mesmo tempo que as tiradas bem humoradas e sem nenhum tipo de apelação tão comum nos modernosos tempos, permite que a revista possa ser apreciada por gente de todas as idades. É realmente um presente poder ler as bem contadas e ilustradas histórias que saem da mente do autor assim como é instigante ver ilustradas algumas histórias conhecidas da cidade que passam pelo traço de Aldo. Longa vida a Revista Cartum!
Bruno Moritz
(Premiado acordeonista, compositor, arranjador e produtor musical brusquense.)
 Parabéns, Aldo Maes Dos Anjos!! Seu trabalho gera alegria, desperta a sabedoria e a curiosidade, traz informação positiva, gera prosperidade!! Na sua simplicidade e humildade você ilumina muitas pessoas!! Parabéns pelo trabalho brilhante!! Namaste
Didier B S Grotti (assinante da revista)
 O que me levou a acompanhar a revista CARTUM, entre outras coisas, foram as campanhas educativas sobre temas diversos. Tais campanhas tinham como objetivo ensinar e divertir ao mesmo tempo, através de sacadas inteligentes, em um material gratuito e de distribuição abrangente.
Até hoje, já foram realizadas 5 cartilhas da revista CARTUM em parceria com o CONSEG e duas com a TRANSITOLÂNDIA. Todas elas foram bem aproveitadas pelos leitores, transmitindo a mensagem de forma mais eficiente do que os tradicionais “folders”.
Coronel Moacir Gomes Ribeiro
Comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar 
 Só pra quem é mãe de um fã de carteirinha, fã número 1, saber o que é chegar perto da entrega da revista, e escutar: “Mãe, a CARTUM chegou?”. A revista envolveu a nossa família. Todos acabam lendo e admiro muito sua pessoa e sua criatividade, Aldo Maes Dos Anjos, com a revista CARTUM todo mês em nosso meio. Obrigada, você é 10.
Cassia Hochsprung(mãe do assinante Vitor Hochsprung)
 “Revista Cartum: trabalho sério que tem divertido as pessoas há muitos anos, trazendo piadas de muito bom gosto e educativas. Nós, da Rolasul, nos orgulhamos de fazer parte desta história.”
Alexandre Ouriques (Proprietário da Rolasul Rolamentos e patrocinador da revista CARTUM há 19 anos).
 A Revista CARTUM, brilhante criação do artista Aldo Maes dos Anjos, traz em seu conteúdo não só um trabalho de uma plasticidade incomum como registra momentos do cotidiano de nossa gente e da cultura local, com delicadeza e perfeição! Parabéns, Aldo! Que a luz cultural ilumine sempre teu caminho e possas nos oferecer mais e mais histórias em cada novo exemplar!
Carmelo Krieger, Diretor Presidente do IAK (Instituto Aldo Krieger).
 O mais puro humor, você encontra na revista Cartum, do Aldo Maes Dos Anjos. A história de Brusque, ilustrada de maneira bem-humorada e com personagens marcantes, leva o leitor a ficar conhecendo os fatos históricos da cidade. Há alguns anos eu ia numa banca de revista na Beira Rio (Blumenau), só para pegar meu exemplar grátis, e, no Catarina Comix Festival (realizado em Timbó), pude conhecer o Aldo, autor daqueles personagens tão engraçados😀
Fafá Jaepelt – (Quadrinista e fanzineira de Timbó-SC.)
 Leio a revista Cartum desde o início, a qual despertou minha atenção e simpatia, por ser uma leitura didática e de grande valor cultural, informando o leitor e incentivando-o a se tornar um cidadão útil ao nosso país. De conteúdo inteligente e bem-humorado, ensina até língua estrangeira, além de informações em diversas áreas de conhecimento, despertando o interesse de leitores de todas as idades. 
Vida longa ao CARTUM, ao ALDO e toda a sua equipe, e que continue obtendo o apoio que sempre teve, para continuar por muitos anos, progredindo nos seus objetivos, sonhos e realizações.
Gaspar Eli Severiano (leitor atuante no setor cultural) 
 Tenho muito prazer em dizer que a Revista Cartum faz parte da minha história de educadora. O escritor Aldo, quando menino do sexto ano, já demonstrava suas aptidões para o Cartum. Nas suas provas e redações, no final ele sempre me presenteava com seus desenhos perfeitos. Mal chegava em casa, eu já folheava para apreciar sua arte. E hoje, assino a revista e admiro sua mensagem cheia de humor, ensinamentos, criatividade, colorido que enche nossos olhos. Não guardo só para mim. Divulgo e leio para as crianças que visito na minha escola do coração: Santa Terezinha. Em tempos tão difíceis, é uma leitura leve e cativante, que adoça a alma do leitor. Parabéns a todos pelo belo trabalho.
Marlene Campos Moresco. (Professora de Língua Portuguesa, a qual sempre observou e incentivou traços criativos nas minhas redações e desenhos).

“O trabalho de Aldo Maes dos Anjos é digno de nota. Quadrinhista e cartunista criou uma família de personagens que gravitam em torno do atrapalhado Pafúncio. Fonte de inesgotáveis piadas, a família “Cartum” vive e convive com os habitantes de Brusque (SC). Dona de uma regularidade impressionante, a revista “Cartum” já chegou ao número 100 e não vai parar tão logo. Também autor de duas outras publicações: “Brusque Ontem”, “Leitor Vip” e de dezenas de outras com temas segmentados, Aldo tem uma imaginação e uma produção admirável, digna de um grande artista. Sua inspiração está nos amigos, vizinhos e habitantes de sua cidade natal, um exemplo pouco comum entre os profissionais dos quadrinhos. Mas talvez os membros da família Pafúncio estejam circulando nas ruas de Brusque e Aldo ainda não percebeu... Quem sabe!”
Worney Almeida de Souza (Assinante e atuante no setor cultural de São Paulo-SP)
 A revista CARTUM não é uma revistinha comum. Ela tem algo que é só dela. É uma revista que carrega um humor inteligente e saudável, recomendável para qualquer idade. Além disso, traz as histórias dentro em um cenário local, o que faz o leitor se sentir muito mais envolvido com as histórias. Por falar em envolvimento do leitor, outra coisa que nos prende nas páginas coloridas desta revista são os personagens que são "gente como a gente". De olhos fechados, afirmo que todos os leitores se identificam com, pelo menos, um ou dois personagens e suas características. A revista CARTUM é isso. Humor e familiaridade do jeitinho que a gente gosta. Sou fã!
Vitor Hochsprung (Escritor e assinante da CARTUM)

Dr. Sebastião Lima (Vereador mais votado da Câmara Municipal de Brusque, nas eleições de 2016).


A Revista Cartum possibilita a seus leitores deleitar-se com histórias leves e engraçadas que tem como pano de fundo a cidade de Brusque e o cotidiano de seus moradores. Ao folhear a Revista, reconhecemos os lugares e nos identificamos com os personagens e as situações vividas por eles.
Já a Revista “Brusque Ontem” aproxima as gerações presentes da história de seus antepassados, religando o ontem e o hoje, por meio de histórias em quadrinhos que narram o início da colonização de Brusque e os anos que se sucederam. As crianças e adolescentes tem a possibilidade de estabelecer vínculos com o passado por meio da publicação, contribuindo assim para a aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, tais como, História, Geografia e Língua Portuguesa.
Regiane Pedrini Fischer (Professora, Historiadora e Escritora.)
 Sempre me impressionaram os impressos culturais e literários. Assim, conheci também a revista Cartum e nela encontrei um fundamental estímulo à leitura dos já iniciados aos que poderão com ela se encantar, do aprendizado de coisas boas onde não poderia faltar capítulos de nossa história também eternizada nos quadrinhos de Aldo.
As revistinhas têm o poder da acessibilidade universal, sendo que do intelectual ao analfabeto, do amante da leitura ao mais avesso inimigo dos livros a literatura de quadrinhos encontra boa aceitação.
Textos leves, histórias concisas, informações, arte educativa, faz com que o trabalho que agora está em suas mãos seja uma boa porta de entrada para o universo cultural e literário.
 Pe. Eder Claudio Celva. Seminário e Santuário de Azambuja.
Mesmo vivendo em um mundo cheio de atrativos digitais, as histórias em quadrinhos sobrevivem com seu charme e continuam encantando gerações e despertando o interesse de crianças, jovens e adultos. Por explorar uma narrativa simples, os quadrinhos podem e devem ser utilizados como recurso didático complementar nas escolas e na divulgação das ciências para os mais diversos públicos.
Stavros Ioannis Kostopoulos (Professor “Grego”, nos colégios COC Floripa, COC Balneário e Dom Bosco em Curitiba.)


 Descobri por acaso a Revista CARTUM na casa da minha namorada (hoje, minha mulher) e comecei a folhear sem expectativa. Desde então sou assinante e admirador do trabalho do Aldo, pela criatividade, inteligência e capacidade de nos entreter e nos deixar mais leves nesse mundo de trabalho e obrigações. Sou admirador inclusive do contexto histórico (engraçado) da cidade de Brusque, onde minha filha nasceu.
Bruno Pereira (Leitor, de Balneário Camboriú – SC)

“Acho a Revista Cartum sensacional, de leitura extremamente agradável.
Em suas páginas, além das histórias em quadrinhos, encontramos toques filosóficos e passatempos. Encontramos fatos do nosso dia-a-dia e acontecimentos históricos narrados sempre com muita criatividade e bom humor.
Ao meu ver a Revista Cartum é uma grande incentivadora ao hábito da leitura, coisa tão rara nos dias atuais.”
Airton Bastiani (Assinante e patrocinador, de Brusque-SC).



OPINIÃO dos leitores do LIVRÃO “Colonização do Vale do Itajahy Mirim”, lançado em 2018!!
Em primeiro lugar, parabéns por esta obra "Colonização do Vale do Itajaí-Mirim", que, de uma maneira simples, objetiva e nada convencional, que só tu sabes fazer, formou uma narrativa do trabalho dos pioneiros que desbravaram estas terras, e ao longo do tempo se transformou na pujança que é hoje este vale, à custas de muito trabalho e amor dedicados.
E sobre a caricatura, agradeço poder estar neste meio, e obrigado pelo tempo para desenhar essa figura. Excelente.
Grande abraço e sucesso sempre!
Heino Uve Jahnke (empresário)

 Diversão e conhecimento! Recomendo o livro em quadrinhos "Colonização do Vale do Itajaí-Mirim", com o talentoso e competente artista do traço Aldo Maes Dos Anjos. A obra é uma homenagem sensível e bem humorada que conta histórias divertidas dos primeiros tempos de Brusque!
Agora, só falta o autógrafo do artista, que espero conseguir em breve!Agradeço as referências ao meu trabalho, é gratificante quando se é mencionado em projetos desta relevância! Felicidades para o autor e seu livro, que que agora pertence a todos e a cada um de nós! Sucesso!
Saulo Adami (escritor brusquense com mais de 100 livros publicados)
 Boa tarde Aldo!!!! Fico muito feliz por estares realizando este trabalho. Quando aqui viesse para me falar sobre, vi um brilho em teu olhar. Continue sempre assim, humilde ,honesto e principalmente um batalhador que sabe o que quer e isso faz de ti uma pessoa que sempre quero poder ajudar a realizar não só teus sonhos mas sim sonhos de muitas pessoas que poderão conhecer um pouco mais de nosso ontem. AMIGO meus sinceros parabéns por mais está empreitada, que DEUS ilumine teu caminho e a quem estiver ao teu redor.
Euclides Francisco Vale Junior (empresário)
Bom dia Aldo, tudo bom? Gostaria de te agradecer pelo empenho no projeto, ficou realmente incrível! Parabéns mais uma vez pela iniciativa e fico muito contente de saber que existem profissionais como você em nossa cidade. Obrigado também pela caricatura, ficou um barato! Aqui no Casarão Garibaldi todos acharam uma graça!
Jonathan Anthony Casagrande (empresário)

Ontem não estava aqui na empresa, então acabei vendo seu material todo hoje. Quero de novo te dar os parabéns pelo lindo trabalho e desejar que você sempre tenha sucesso na sua profissão, que é tão bonita! Eu sou uma apaixonada pelos livros e pela leitura! O seu livro ficou lindo, lindo!!! Forte abraço! Desejamos muito sucesso, sempre!
Monica K. Vale (leitora)

 Parabéns, Aldo!!! Amei o livrão. Ficou maravilhoso!!! Que Deus te abençoe sempre!!! Você é um batalhador! Admiro seu trabalho. Sucesso, Aldo!!! Abraços!
Marlene Campos Moresco (professora)
 Boa tarde, Recebemos os exemplares do livro História de Brusque em quadrinhos, Maravilhoso, muito obrigada!
Elizete Félix (empresária)

Pastor Claudio Schaeffer (Pastor da Igreja Luterana)
Boa tarde Aldo! Muito legal!! Gostei bastante da caricatura! Show de bola! Ainda não tive tempo de ler o livro por inteiro... Mas, estou gostando muito. O trabalho ficou excelente. Parabéns pelo empenho e capricho!! Grande abraço!
André Zen (empresário)

Nenhum comentário:

Onde encontrar a CARTUM INTERATIVA nº 175

  Segue a LISTA de 112 DISTRIBUIDORES da Revista CARTUM INTERATIVA Nº 175 – Abril / Maio de 2024. Cada distribuidor de revistas recebeu quan...