segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Como foi o CATARINA COMIX Festival 2017

A segunda edição do CATARINA COMIX FESTIVAL aconteceu nos chuvosos dias 12 e 13 de agosto, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, durante a Feira do Livro, na cidade de Timbó-SC.
 

Eventos como esse são uma oportunidade para colocarmos nossos filhos no caminho da leitura!!
 

A Revista CARTUM esteve presente, distribuindo cerca de 400 revistas, divulgando a própria publicação, além da cidade e do comércio de Brusque.
 
Não poderiam faltar os tradicionais cosplays.
 

No evento, pude reencontrar velhos amigos, como os organizadores do evento e fanzineiros das antigas Henry Jaepelt e Fafá Jaepelt.
 
Também encontrei um ídolo: Henry Schultz, autor do PINOTE que era publicada no jornal Município, nos anos noventa. Acompanhei por muitos anos.

A gauchada do Quadrante Sul também estava presente: o guerreiro dos fanzines Denilson Reis, acompanhado do excelente caricaturista Adão de Lima Junior , do escritor Paulo Kobielski e do cineasta Alex. A turma do chimarrão está editando um filme sobre os 30 anos do fanzine Tchê. Na ocasião, gravaram uma entrevista com o Henry Jaepelt, autor da arte na capa do fanzine nº 1, publicado em 1987.
Para que este filme se torne realidade, honrando o esforço destes guerreiros da cultura alternativa, você pode ajudar fazendo uma pequena (pode ser grande, também) contribuição pelo site de financiamento coletivo CATARSE: catarse.me/filmetchezine .

 

Conheci o quadrinista curitibano Adriano Loyola, autor de obras de arte que misturam ficção, história do Brasil e arquitetura do século

XIX. Eu adquiri o exemplar abaixo, baseado em uma obra de Lima Barreto.



 

O Adriano possui um traço refinado que me lembra Will Eisner...vocês não acham?

Também estava lá o vocalista do Slayer, Tom Araya...Brincadeira! Trata-se do retratista timboense Carlos Heck e seus desenhos de rostos famosos que mais parecem fotografias de tão realistas. Quem quiser um retrato desenhado no grafite, com muita qualidade e baixo custo, basta entrar em contato pelo e-mail: johnskull.74@gmail.com .
 
Isso tudo sem falar em outros artistas que tive a grande oportunidade de conhecer e o imenso descuido de não ter registrado o encontro com a Anne Yoshida, a Ale Presser e vários outras que não deu tempo de interagir também. Fica pra próxima!
 

Pude também conhecer o professor Jonathan Schiessl (isto é um sobrenome ou um espirro?), com seus incríveis quadros negativados, que parecem desenhos inacabados(à esquerda) mas através do celular, a imagem se transforma em figuras surpreendentes (a direita).



O professor Jonathan é o grande idealizador do Bruscomix, um evento semelhante ao Catarina Comix, que vai acontecer na cidade de Brusque-SC nos dias 23 e 24 de setembro!!!
Começou a contagem regressiva!!! Até lá!!










Um comentário:

Henri disse...

O Artista Brusquense Aldo Maes dos Anjos marcou sua presença no Catarina Comix Festival e fez um apanhado abrangente do que aconteceu no Evento! Parabéns Aldo esperamos seu apoio se possível na próxima Edição. Obrigado em nome da Casa da Cultura e organização do Catarina Comix :)

Dia Nacional do Livro Infantil